Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Artistas de Varginha marcam Projeto Cidades Culturais

fevereiro 24th, 2010 · 19 Comentários

Para um projeto que trata de cultura, não poderia ser mais adequado: artistas de Varginha marcaram o lançamento do Projeto Cidades Culturais, nesta terça-feira (23), no Clube Campestre. Desde o hino nacional, executado de uma maneira bastante apropriada para a cultura regional (pelo violeiro Tarciso da Viola), até as apresentações artísticas finais, pelo cantor Raimundo Andrade (acompanhado pelos músicos Valtinho, Dinho e Fátima do Sambalanço) e o grupo Batukalata.

tarcisio

Após interpretar o hino em uma viola de 10 cordas, Tarciso da Viola pediu desculpas por estar de chapéu e esclareceu: “Eu represento o povo do interior, que está sempre de chapéu, não é falta de educação, respeitamos muito o hino nacional brasileiro”.

musicos

Raimundo Andrade, Dinho, Fátima e Valtinho tocaram com roupas típicas. Raimundo explicou que a primeira música era uma homenagem a todas as cidades mineiras. Em “Trem Mineiro”, o músico canta as cidades do Sul de Minas. Ao citar cada cidade, o público aplaudia. Na segunda música, nova surpresa: ao interpretar Benedito, os cantores foram acompanhados pelos jovens artistas do projeto social Batukalata, que fizeram uma percussão intensa e harmoniosa para a música.

batukalata

O público acompanhou em pé a apresentação de Raimundo Andrade e Batukalata

Coordenado pelo Centro de Desenvolvimento da Criança e do Adolescente, o Batukalata atende 150 jovens com idade enter 7 e 17 anos. Cada um recebe uma bolsa que varia de R$ 70 a R$ 300. Os alunos têm aulas de reforço escolar, cidadania e ética, esporte, esporte e musicalização. O trabalho de música é coordenado pelo maestro Cláudio dos Reis Reinaldo.
O lançamento do Projeto Cidades Culturais reuniu prefeitos, secretários e técnicos da Cultura de 18 cidades; o ministro de Estado da Cultura, Juca Ferreira; técnicos da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Instituto de Gestão Política e Associação Brasileira de Municípios.

Tags: Cultura

19 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Clodô // fev 25, 2010 at 1:14 PM

    Só não entendi a roupitcha deles… meio padre, meio cetim, meio fantasminha Pluft… hummm… Esquadrão da modaaaaa.Help!

  • 2 Verdadeiro // fev 25, 2010 at 7:55 AM

    Até que enfim um grande projeto cultural em nossa região, coisa que nunca vi infelizmente. Depois querem falar mal do PT, mas foi só com o presidente Lula e o PT que esses grandes projetos chegaram até nós.

  • 3 Erick Valverde // fev 24, 2010 at 11:35 PM

    Desde que não continuem apoiando os projetos do vulgo FESTIVAL DE CINEMA DE VARGINHA, tudo bem… e, por falar nisso… a que pé que andam as denúncias contra o “Nascimento Marotinho” ???? Alguém dá alguma notícia ?

  • 4 cassiano maçaneiro // fev 24, 2010 at 7:50 PM

    O projeto Cidades Culturais e o Forum Sul Mineiro tem como PRINCIPAL objetivo o resgate e o registro da HISTORIA CULTURAL de nossa região!!!! E a família do Dinho faz parte de forma extremamente ATIVA e importante desta história em nossa Cidade!!!!! Você que fez este comentário tão infeliz, pode gostar ou não do trabalho deles, mas questionar o valor que a atuação deles têm em nossa cidade é realmente um contra-senso!

  • 5 Mosh // fev 24, 2010 at 6:55 PM

    é isso aí….é hora de se valorizar a cultura e os artistas varginhenses e sulmineiros….tem muita gente talentosa aí esperando uma oportunidade de mostrar seu trabalho….Quanto ao Dinho e família, só podemos agradecer e render homenagens, pois eles, estão na luta há muio tempo…….

  • 6 IN OFF // fev 24, 2010 at 6:31 PM

    Todos são excelentes músicos profissionais !!!Bons muito bons!!! Agora carona??? Eu hein!!!

  • 7 MARIO DO VIDEO GAME // fev 24, 2010 at 6:06 PM

    TIA FÁTIMA DO COLÉGIO SANTOS ANJOS – VOCÊ JÁ SABE QUE VOCÊ É DE ++++, NÃO PRECISA DE COMENTÁRIOS CRETIMOS DE PESSOAS SEM TALENTO.
    TE AMO…..

  • 8 Ana Fátima // fev 24, 2010 at 5:16 PM

    Uma pessoa que tem a capacidade de comentar que o Dinho e a Fátima pegam carona no sucesso dos outros só pode ser um frustrado que queria estar no lugar deles. Eles são gente de bem e do bem. Dinho e Fátima, vcs são tdb.

  • 9 Mary Help // fev 24, 2010 at 5:13 PM

    Que dor de cotovelo hein Indignado..seu idiota, o Dinho, a Fatima e o Valtinho não precisam ficar na sombra de ninguem pra mostrar seu talento. Inveja mata hein…ou ta apaixonado pelo Raimundão??????Se toca mané…

  • 10 cassiano maçaneiro // fev 24, 2010 at 4:04 PM

    a apresentação do Raimundo, acompanhado dos INQUESTIONÁVEIS Dinho, Fátima e Valtinho, além da execução emocionante do Tarcísio da Viola foram momentos que não esquecerei jamais.
    Algo importante esta acontecendo em nossa região, e para usar as palavras que ouvi do Assessor Especial do Minc: ” Algo Inédito, Histórico e que precisa ser copiado em outras regiões.!”
    Referia-se ele ao Forum Sul Mineiro de Cultura, grupo criado apartir do Curso promovido pelo Projeto Cidades Culturais. O Forum foi o motivo desta equipe ter-se deslocado em comitiva para Varginha, e a reunião que tivemos com eles foi esclarecedora e empolgante, com frutos que serão vistos nas 21 cidades participantes em pouquíssimos meses!

  • 11 Lobão // fev 24, 2010 at 3:23 PM

    Indignado, o Dinho é artista também, e dos bons, tanto quanto o Raimundo. Me diga quem seria melhor pra representar a nossa cidade ali naquele evento? Hein?

  • 12 Parabéns !!!!!!!!!! // fev 24, 2010 at 3:12 PM

    DINHO É UNS DOS MAIORES INSTRUMENTISTAS DAQUI E SUA IRMÃ IDEM E O VALTINHO UNS DO MAIORES BATERISTAS TAMBEM , NÃO SEI PORQUE ESTE INDIGNADO FALA ESTA BESTEIRA , DEVE SER UNM IDIOTA QUALQUER E INVEJOSO ….E DESOCUPADO TAMBEM ….

  • 13 Professora // fev 24, 2010 at 11:24 AM

    Aí…gostei! Projetos sociais com crianças e adolescentes acenam sempre esperança de futuro melhor,desenvolvendo cidadania e melhorando a auto-estima da moçada.
    Cultura e arte …fazem bem para a alma!
    Parabéns Geisa e Paula Andréa!
    Ah!…adoro Sambalanço…não poderia deixar de dizer.

  • 14 Aff // fev 24, 2010 at 10:17 AM

    verdade

  • 15 IN OFF // fev 24, 2010 at 9:28 AM

    Parabéns…Este tipo de iniciativa é muito bem vinda e encanta a todos!!! Gostei!!!

  • 16 Artistas de Varginha marcam Projeto Cidades Culturais – projeto // fev 24, 2010 at 8:35 AM

    […] http://www.blogdomadeira.com.br/?p=8602Para um projeto que trata de cultura, não poderia ser mais adequado: artistas de Varginha marcaram […]

  • 17 Joao Silva // fev 24, 2010 at 8:19 AM

    Tomara que esse evento disperte nosso povo nossos administradores para os grandes projetos culturais, mas te que ser cultura de verdade. As manifestações culturais, o cinema a música o teatro tem um poder libertador, acho que por isso outrora atras tinhamos apenas um evento anual com duplas sertanejas e grupos de axé…

  • 18 Joao Silva // fev 24, 2010 at 8:12 AM

    Enquanto isso na sala de “justiça”, vereador coloca nariz de palhaço chora e pede impechamant.

  • 19 isabela // fev 24, 2010 at 7:28 AM

    O QUE É BOM NAÕ SE COMENTA?

Deixe um Comentário