Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Unifal ainda sem sede própria

julho 18th, 2009 · 45 Comentários

Já estamos no meio do ano e não há informações concretas sobre o campus da Universidade Federal de Alfenas, em Varginha. O reitor Antônio Martins Siqueira tem uma reunião na próxima semana, na prefeitura, para definir onde será a sede própria da instituição. A doação do terreno prometido pela prefeitura, ano passado (onde fica o Educandário), está cada vez mais difícil de ser realizada.
Aulas não esperam – Enquanto isso, a instituição já tem 130 alunos. As aulas começam em agosto, quando outros 165 estudantes se somaram aos atuais. Por enquanto, é possível atender os 295 alunos da sede alugada pela prefeitura no antigo laticínio perto do Hotel Urupês. O problema será a entrada dos novos alunos, no próximo ano. Antes disso a prefeitura precisa arrumar outra sede própria para a Unifal ou ela vai mudar de cidade.
Novo local – Sugira, neste post, um local para a Unifal se instalar, em Varginha.
Cofrinho – A pergunta que fica é se o problema está afeto à falta de áreas ou de dinheiro para aquisição  

Tags: Educação · Política

45 Respostas Até Agora ↓

  • 1 rogerio // dez 22, 2009 at 9:43 AM

    Parabéns Felipe, é apergunta que iria fazer, e o sobre o CEFET,vai continuar no abandono…………

  • 2 Ana Fátima // dez 21, 2009 at 11:36 PM

    Não entendi até o momento por que os vereadores não escolheram bairros onde já há área reservada para isso, como no Bairro Rezende.

  • 3 // jul 28, 2009 at 11:39 AM

    40 mentira,

    de acordo com sua afirmação, fica ainda mais fácil o governo federal adquirir uma area PT federal e PT municipal. e aquela construção em frente nas proximidades do educandário, que começou a toque de eleição e até agora não terminou, quem está arcando com o aluguel do cefet? com certeza somos nós contribuintes, VAMOS INVESTIGAR ISSO v e r e a d o r e s.

  • 4 MARIA G. M. // jul 27, 2009 at 7:44 PM

    Realmente, se a cidade deseja uma universidade federal, deve oferecer contrapartida.
    Estive passeando por cidades que já as possuem. O retorno não foi imediato, mas é visível: festivais de inverno, turistas, crescimento econômico e intelectual… Varginha merecia algo assim. Senhores políticos, mexam-se por favor! Informem-nos sobre o que estão fazendo em prol de uma cidade que precisa desenvolver-se em todos os sentidos.

  • 5 sobre mentira // jul 26, 2009 at 11:09 PM

    Mentira, não é o governo federal que tem que providenciar. A UNIFAL só veio para Varginha pois houve um pacto entre os governos municipal e federal. Cabe à Prefeitura, disponibilizar um local para instalação da UNIFAL. Sobre o prédio perto do UNIS, não serve para escolas já que ele tem espaços muito pequenos com várias vigas no meio. o UNIS mesmo já esteve olhando e não serve. Talvez a Polo e o Shopping perto do parque de exposições sirva.
    A Prefeitura realmente tem que se mexer, senão a UNIFAL vai para Elói Mendes e lá tem vários terrenos à disposição e a Prefeitura Municipal tem interesse.
    Dá-lhe Mutuca!!!

  • 6 mentira // jul 26, 2009 at 1:11 AM

    QUEM DEVE PROVIDENCIAR O LOCAL É O GOVERNO FEDERAL.

  • 7 JPaulo // jul 25, 2009 at 6:18 PM

    tem um ótimo lugar na benjamim constant, ja passaram até terraplanagem…. o problema é que a Unifal não dá “gorge-jinha”.

  • 8 VARGINHENSE DE VERDADE. // jul 24, 2009 at 11:55 AM

    Senhor Prefeito, não fique esperando alguem decidir por você, tome suas decisões e bem rápidas, se não a vaca vai pro brejo e logo.
    Some com estas gambazadas do PT ai da Prefeitura, pois nós sabemos muito bem que o senhor nunca foi petista, faça uma boa troca em seu secretariado, pois a maioria são imcapacitados eu são empresários falidos que o MT colocou na Prefeitura, coloque pessoas realmente capacitadas em suas secretarias para Prefeitura recuperar os oito anos perdidos.
    Outra decisão que precisa ser tomada com URGÊNCIA, não deixe a UNIFAL ir em embora de Varginha, coloque a UNIFAL la nas dependências da antiga POLO FILME o espaço la é ideal para UNIFAL mais isto tem que ser URGENTISSÍSSIMO, se não Varginha perder uma grande chance de ter mais uma faculdade e de nivel bem alto e isto não pode acontecer, seria uma perda muito grande para Varginha.
    REAJA CURUJINHA, REAJA…

  • 9 JOSÉ LUIZ VILELA RESENDE // jul 24, 2009 at 11:24 AM

    agora falando sério, há um predio onde seria construido um shoping nas proximidades do hote jaraguá e frente ao catanduvas, seria uma otima porque proximo ao local já existe o UNIS, a FACECA e a FADIVA além de cursos preparatórios para concursos e afins.

  • 10 MARIA G. M. // jul 23, 2009 at 10:13 PM

    So sei que se perderem essa oportunidade, nao terao outra. E perderao muito. Basta ver as cidades que receberam “braços” de outras universidades e o progresso cultural que tiveram. Esse é o primeiro passo para uma universidade propria.

  • 11 BRUNO // jul 23, 2009 at 9:56 AM

    ACHO QUE TEMOS DOIS SHOPINGS QUE COMEÇARAM A SER CONSTRUIDOS EM VARGINHA E QUALQUER UMA DAS DUAS AREAS SERIA UM BOM LUGAR PARA ESSAS INSTALAÇÕES!

  • 12 Brejust // jul 23, 2009 at 12:58 AM

    Gostei do comentario do Rodrigo Dominguetti onde podeia se criar um complexo universitario com todas faculdades bem proximas perto da UNIS creio eu que tem muita area porem nao sao da prefeitura, ja outras ideias como antiga CAMELO, POLO FILM, Predio do CETEM e PIO XII seriam uma outra alternativa boa!!! O que nao pode e deixar a UNIFAL sair de Vga.

  • 13 carlos augusto // jul 22, 2009 at 5:12 PM

    Parabens “VARGINHENSE DE VERDADE” vamos esperar que o corujinha acorde e começe a trabalhar porque já estamos em julho e nada do homem mandar embora os antigos CPCs, aqueles sanguessugas que foram deixados de herança pelo MT.
    quanto ao predio da antiga meidem montagem ouvi falar que vai ser a nova sede da secretaria de saúde , se estiver errado me corrijam…fui

  • 14 Leka // jul 22, 2009 at 5:08 PM

    Próximo ao hospital Bom Pastro; no bairro Boa Vista tem um prédio abandonado ótimo local para unifal.

  • 15 e o quico? // jul 22, 2009 at 3:39 PM

    Por este tópico confirmamos que áreas não faltam. O que falta é iniciativa de pegar, doar e dar um jeito nesse rolo

  • 16 Cont(ato) // jul 22, 2009 at 10:47 AM

    Pensou bem Danilo, mas sair alguma coisa do Zé Gomes é didícil. Só se houver desapropriação e mesmo assim…

  • 17 LUCAS Flausino // jul 22, 2009 at 1:36 AM

    No bairro jardim corcett existe o antigo clube dos metalugicos e um grande espaço com varios salao .
    o local esta abandonado

  • 18 Cisko Kidi // jul 22, 2009 at 12:22 AM

    UNE pagará a conta por estragos em Brasília

    Deu no Globo:

    A União Nacional dos Estudantes (UNE) esclareceu nesta terça-feira, em nota, “que todo e qualquer prejuízo que possa ter sido causado ao patrimônio público durante a estadia dos milhares de estudantes presentes o 51º Congresso da UNE, alojados nas escolas públicas do Distrito Federal, será ressarcido pela entidade.”

    Reportagem do “Correio Braziliense” nesta terça mostrou que a depredação nos 10 centros de ensino do Distrito Federal usados pelos mais de 6 mil universitários que ficaram hospedados na cidade, de quarta a domingo, preocupam os diretores dessas unidades de ensino, faltando apenas uma semana para o início do semestre letivo.

    Segundo a reportagem, houve muita baderna nas escolas, com bebidas alcoólicas, drogas, plantações destruídas e muito lixo no chão.

    “Segundo foi noticiado por um veículo local do Distrito Federal, alguns estudantes teriam deteriorado a horta de uma das escolas. Com relação a esse e outros danos que possam ter ocorrido, trata-se de um comportamento isolado de alguns participantes que a entidade lamenta e condena.

    Porém, não é possível se responsabilizar por atitudes individuais. O Congresso da UNE é o maior e mais importante fórum de debates políticos do movimento estudantil do país.

    Milhares de estudantes debateram o futuro das mobilizações estudantis no país. Acontecimento isolado como esse citado anteriormente não reflete, portanto, a grandiosidade do encontro”, conclui a nota da entidade.

  • 19 Danilo Afonso // jul 21, 2009 at 7:42 PM

    Na minha opinião, é desapropriar o terreno onde fica localizado o “Calipá do Zé Gomes” e colocar a UNIFAL lá. É um terreno em uma área central perto da Vila Floresta, que preservaria uma área verde e levaria o desenvolvimento da cidade, poderia até pensar juntos uma nova do fluxo que sai do Sion sentido ao centro, porque a Dr. José Bíscaro já não suporta o trânsito em duas vias.

  • 20 Felipe // jul 21, 2009 at 4:53 PM

    Onde seria o Shopping é um excelente lugar mesmo.

    Alguém sabe sobre o CEFET? O local onde está sendo construído esta parado e cheio de mato.

  • 21 Gonzaga // jul 20, 2009 at 7:38 PM

    O “Juca Bala” sugeriu um local bacana! Moro próximo a esse terreno e é de uma área bem grande.
    Nele, antigamente, funcionava a Meiden (empresa que prestava serviços à CBC) e, salvo engano, a prefeitura adquiriu este imóvel.
    Conta com uma edificação, mas fica inviável dizer se há possibilidade de aproveitá-la ou se seria necessário demolir toda a estrutura e construir uma nova, haja vista a falta de uso e deterioração natural do bem.

  • 22 eu // jul 20, 2009 at 6:07 PM

    Empresário, mas me parece que o galpão da LN está pra ser leiloado, não está?
    Outra sugestão é onde funcionou a CAMELO, pra trás da Plascar.

  • 23 VARGINHENSE DE VERDADE. // jul 20, 2009 at 5:36 PM

    SENHOR PREFEITO CURUJINHA, O SEU APELIDO É DE UMA AVE QUE TEM BONS OUVIDOS, POIS ESCUTA MUITO, VAMOS JUNTAR OS OUVIDOS DA CORUJA, OS SEUS OLHOS E A SUA MENTE, E VAMOS COLOCAR VARGINHA PARA FUNCIONAR CERTO VEJA BEM:
    1º) faça uma boa troca de Secretários, pois estes ai vão te afundar igualzinho o TITANIKE.
    2º) Tome decisões boas e com inteligência, não fique dependendo de ninguem, haja conforme o seu antecessor e igualzinho ao DILZON MELO se não você não vao chegar a lugar nenhum como Prefeito. Vejo um bom exemplo de atitude bem tomada: APOLOFILME ja foi embora mesmo não foi? Então divida aquele local, coloque la a PROLUMINAS e coloque la a UNIFAL. Haja no peito e na raça se não o senhor não vai conseguir fazer nada por Varginha, veja uma outra decisão que tem que ser tomada por homen de saco ROXO conforme dizia o ZÉ ROXINHO, a LOGAM, foi embora, não pagou ninguem e ainda deixou muitas dívidas e um local construido e bem localisado: Faça la um TERMINAL DE CARGA e desafoque o trânsito no centro da cidade com veículos fazendo entregas em horários imprópios. Veja bem estes são apenas alguns exemplos de decisões simples. É só ter CORAGEM e agir.

  • 24 Pedreiro // jul 20, 2009 at 2:15 PM

    Juca Bala , o prédio é realmente ideal para implantação de uma faculdade e seria muito bom para o bairro , porque como em outros imóveis desocupados virou ponto de consumo de drogas e lugar de vagabundos que estão destruindo o lugar . Se não me engano é a antiga Maiden e o bairro é Parque Boa Vista na Rua João Urbano de Figueiredo . Precisa de pouca coisa para se implantar a faculdade , tem uma excelente estrutura e boa localização.

  • 25 Rodrigo Dominguetti // jul 20, 2009 at 1:51 PM

    Varginha peca pela falta de planejamento e vontade Politica. A cidade deveria criar um polo universitário, ou seja, um lugar onde todas as instituições de ensino pudessem se instalar. As obras do Cefet são na Vargem, a Unifenas fica no Imaculada, Faceca e Fadiva no centro e a cidade universitária do Unis na rodovia que liga a Eloi Mendes. Se existisse um planejamento, poderia ter sido criado um complexo universitário em algum destes locais, onde todas essas instituições poderiam ser instaladas umas próximas das outras levando consigo empreendimentos imobiliarios e fazendo nascer um centro comercial voltado para os estudantes. Mas isso é outra história…

  • 26 Educadora // jul 20, 2009 at 1:46 PM

    Ótima área dividindo com o Parque São Francisco, 2º maior parque urbano do mundo, para a construção da UNIFAL. Permanente contato com o meio ambiente e seus benefícios para uma vida saudável, vista privilegiada, fácil acesso, próximo ao Melão.

  • 27 // jul 20, 2009 at 12:32 PM

    VOU DAR UMA IDEIA, JÁ QUE VARGINHA , ABANDONOU O CAMPEONATO AMADOR DE FUTEBO DE CAMPO, PORRQUE ENTÃO NÃO DOAR O ESTADIO SETE DE SETEMBRO, ELA ESTA ABANDONDO,

  • 28 e-LEITOR // jul 20, 2009 at 12:12 PM

    As sugestões aqui são excelentes, todas elas. Resta saber se haverá finanças para construir ou reformar e ao que parece, estamos em um momento de ostracimo quando o assunto é este, por razões e gestões políticas. Agora eu sugiro ao Prefeito que divida conosco as suas preocupações aqui no blog ou numa reunião com vereadores. A sociedade varginhense precisa saber se a Universidade é uma realidade. Um assunto desta importância, não pode ficar no achismo e se der errado então, a coisa ficará pior. Eu tenho certeza de que o Prefeito, ao ler este meu comentário (ou algum assessor ligado a ele que leve por favor) e ele irá nos informar sobre a realidade da Universidade em Varginha, pois já devem ter uma solução. Não podemos é ficar muito distantes e tenho fé de que isto tudo vai acabar bem.

  • 29 So comentando // jul 20, 2009 at 11:04 AM

    O melhor lugar seria na avenida benjamin constant…mas doaram a area pro bretas………

  • 30 É preciso visão - Abre o olho // jul 20, 2009 at 1:33 AM

    A Prefeitura Municipal precisa ter visão. Pelo que sei, são muitos estudantes de fora movimentando nosso comércio, mercado imobiliário e muitos outros virão.
    Investe-se muito dinheiro em projetos sem fundamento e não se dá a atenção devida à educação, gratuita e de qualidade, diga-se de passagem.

    Esperamos que nosso Prefeito, como a ave que o apelida, abra o olho e tenha visão…

  • 31 Chacal // jul 19, 2009 at 10:46 PM

    Coloca na Katiaeconomica

  • 32 pente fino // jul 19, 2009 at 2:35 PM

    A Prefeitura teve dinheiro para dar terrenos para esses gangsters da LN Borrachas, Key Couros e outros caloteiros, e não tem para comprar um terreno pra uma universidade federal????

  • 33 Cont(ato) // jul 19, 2009 at 1:39 PM

    Boa sujestão Juca Bala, lá tem oxigênio perto!

  • 34 Empresário Varginhense // jul 19, 2009 at 4:07 AM

    Nas antigas dependencias da LN Borrachas….como eu já disse antes e como já foi dito acima…. tá no tamanho certo, prontinho e com condições futuras de ampliação.Fácil acesso, seguro, já fechado, com galpoes que podem ser adaptados…. hj tá tudo mato, se perdendo….vandalos estão destruindo e roubando tudo por lá.
    Existe um pátio enorme, todo asfaltado, portaria, salas, banheiros, caixas dágua enormes, etc…
    Até um curso de engenharia cabe lá, com laboratório prático para as aulas….
    Se não me engano, a antiga LN tem dívidas trabalhistas com os ex-funcionários, com a prefeitura e com o Estado…

  • 35 F. P. // jul 18, 2009 at 10:48 PM

    Srs.

    Exite uma área entre o Parque de exposições e o Laticínio Marfim, que era projetado para um Shopping, o terreno já possui paredes e telhado, não seria esta uma boa opção????

  • 36 Gabriela // jul 18, 2009 at 9:44 PM

    O prédio em que funcionou o Pio XII e também o do colégio Cetem estão alugados?

  • 37 Luiz Rodrigo // jul 18, 2009 at 7:54 PM

    tem um terrno muito bom em frente ao sest senat.
    seria uma opção para a construção do campus da universidade.resta saber de quem é aquela área na minha opinião é muito mais fácil construir uma sede do que reformar ou até mesmo adaptar um prédio qualquer para abrigar essa importante instituição.

  • 38 Rosana Maria de Melo Reis // jul 18, 2009 at 5:49 PM

    Sugiro que temporiamente a Unifal deve se instalar no local onde funcionava a Plasminas,atrás da Cive Veiculos. O local me parece que é da Prefeitura e está abandonado. Poderia se instalar uma parte da Unifal, até que a Prefeitura arrume de vez um local apropriado.Nós não podemos perder a Universidade. Pelo contrário temos que ter mais em nossa cidade. Minha filha por exemplo vai prestar o Vestibular para outras cidades por falta de opção.

  • 39 NOVA VISAO // jul 18, 2009 at 5:27 PM

    Democraticamente, creio que, a princípio, o município/união, deveria rescindir (unilateralmente) o convênio celebrado com a Sociedade. Na hipótese de não cumprimento,(esbulio), aí caberia uma ação de reintegração de posse que, cumprida as formalidades legais, seria evidentemente deferida.

    Sugestão solicitada: A empresa L N Borrachas, próxima a Retífica Lider, está desativada há bastante tempo e poderá perfeitamente, com uma bela reforma/adaptação, absorver o campus da UNIFAL/Varginha. Fácil acesso.

  • 40 Juca Bala // jul 18, 2009 at 2:56 PM

    Sugestão do JUCA BALA
    No bairro BELA VISTA, em um prédio desocupado próximo da oxigênio!

  • 41 Eduardo Luiz Martins de Paula // jul 18, 2009 at 2:19 PM

    Existe um terreno enorme na Av. Celima Ottoni, em frente ao batalhão da PM, que tal??

  • 42 Rezende // jul 18, 2009 at 1:57 PM

    Existe um prédio abandonado, perto do hospital Bom Pastor que seria um otimo local para se instalar a Unifal. Se o Prefeito deixar a Unifal mudar de cidade vai ser uma grande perda pra Varginha.

  • 43 Funcionario da Prefeitura // jul 18, 2009 at 1:49 PM

    E O CURUJINHA AINDA TÁ DORMINDO????
    ACORDA AVE DO OUTRO PLANETA….

  • 44 Chacal // jul 18, 2009 at 12:12 PM

    Que tal colocar no patio do Motel, pelo menos asfaltado já ta!

  • 45 e o quico? // jul 18, 2009 at 11:40 AM

    Na sede da Polo cabe a Unifal?

Deixe um Comentário