Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Horário da Câmara

junho 15th, 2009 · 58 Comentários

No começo de 2007, o vereador Leonardo Ciacci (PP) apresentou um projeto de lei mudando o horário das reuniões para a tarde. Até então, os vereadores se reuniam à noite. A principal justificativa para a mudança do horário foi a economia com o consumo de energia elétrica (o país passava por um racionamento de energia).
Pois, na semana passada, surgiu um projeto de lei apresentando exatamente o oposto. O vereador Dr. Guedes (PSL) propõe a volta do horário de trabalho dos vereadores para a noite. A proposta será votada na próxima semana.

Tags: Economia · Política

58 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Reunião da câmara // jun 24, 2009 at 10:36 AM

    […] da cobertura das eleições, o post que talvez mais recebeu comentários no blog foi sobre a proposta de mudança no horário de […]

  • 2 jose silva // jun 18, 2009 at 2:40 PM

    eu nunca ouvi falar que vereador não pudesse ter profissão maraja é os que estudam de manha vivem nas reuniões a tarde e fazem de tudo para ganahr a proxima eleição porque do contrario vão mendingar …

  • 3 jose silva // jun 18, 2009 at 2:38 PM

    Engraçado…..83% das camaras municipais do brasil funcionam a noite…então como sempre no Brasil a maioria erra…

  • 4 B I F Ã O // jun 17, 2009 at 11:31 PM

    VAI DIRIGIR BUSÃO!!!

  • 5 Professor // jun 17, 2009 at 10:08 PM

    Penso que seria de muito bom tom, se deixássemos as picuínhas de lado e analisássemos a questão maior.Se o vereador A, B ou C tem dois tres ou quatro empregos, ainda que eu ajude a pagá-li, isso é problema dele. O que se deve lembrar, é que o cidadão politizado que deseja se informar sobre o andamento dos trabalhos da edilidade, jamais vai acompanhar uma reunião no meio do horário de trabalho. Penso que a mudança para o período da tarde sim, foi uma manobra, pra não mostrar o vinha sendo aprovado e contestado.A volta para a noite, é mais sensato e mais coerente. Vamos deixar de revanchismo e hipocrisia. Me desculpe o vereador que se manifestou argumentando a economia, mas só demonstra que vsa, ainda não está a par do funcinamento da casa, e não sabe, que cargo de confiança não recebe extra. O aumento é quase nada se comparado a possibilidade de fiscalizaçã que vamos ter. Colocar a situaçao nesse pé, é desafiar a nossa inteligência. Isso , nobre vereador, perdoe-me, mas é a chamada economia burra.

  • 6 Cont(ato) // jun 17, 2009 at 8:30 PM

    Não sei como tem gente que consegue ouvir tanta prosa ruim nas reuniões da câmara. Falta do que fazer.

  • 7 Isis // jun 17, 2009 at 4:02 PM

    A questão é que, de dia ou de noite o plenário da Câmara esta sempre vazio, a não ser qdo o assunto é polêmico…aí lota!
    Mas concordo q a noite é mais acessível á população, porém aumentam os gastos sim, e será q os funcionarios da casa vão gostar da idéia???????rsrsrs!
    Mudar as regras do jogo com o jogo correndo pra beneficiar-se é mta sacanagem… qdo se candidatou sabia claramente de seus compromissos como Vereador…

  • 8 Indignado // jun 17, 2009 at 2:52 PM

    O RONALDO DO BUZÃO esta PIPOCANDO em não dizer o nome do vereador….ta querendo so aparecer aki no blog dizendo q repudia o ato de mudança de horario….Vamos dar nome aos BOIS ou VACAs….

  • 9 corujão // jun 17, 2009 at 1:01 PM

    è isso mesmo ronaldo do buzão fala quem é,eu acho que quem tem dois salarios é o guedes e o rene,será que estou certo ?

  • 10 juca pitanga // jun 17, 2009 at 12:50 PM

    Não custa nada, caso o horário seja mudado, algum espertalhão pedir ” ADICIONAL NOTURNO”.

  • 11 Pedreiro // jun 17, 2009 at 11:04 AM

    Porque vcs não falam para os outros vereadores que são médicos deixarem suas profissões e se dedicarem 100% ao cargo que foram eleitos . Se a pessoa desempenhar bem suas atividades sem que uma prejudique a outra não vejo problema nenhum . Vamos deixar de ser hipócretas porque qualquer um que puder entrar na câmara e continuar desempenhando as suas atividades externas vai fazê-lo , só não faz se for bobo ou não tem outra opção .

  • 12 Amigo do Indignado // jun 17, 2009 at 2:48 AM

    Leão você com o pseudônimo de CIDADÃO INDGNADO, ficou legal e sempre você fazendo colocações ponderadas, ainda bem que te conheço, e sabendo de sua intelectualidade, e sendo você o dono da verdade, sabendo mais do que as outras pessoas, sempre acima do bem e do mau, que lhe parabenizo. Muito bem continue assim, quanto aos vereadores acho que eles têm que plantarem batatas, e trabalharem mais, de dia e de noite, quem mandou candidatar-se agora agüenta.

  • 13 Carol // jun 17, 2009 at 1:49 AM

    Pelo que vejo tem gente se retorcendo de inveja dos vereadores que se elegeram na última eleição. Concordo com a Maria G.M. que, aliás, sempre faz comentários de qualidade, imparciais, que valem a pena serem lidos.

  • 14 PÃO E CIRCO // jun 17, 2009 at 12:40 AM

    Povo de Varginha, amigos eleitores, aqui reunidos, nesta noite de gloria, venho pedir o seu voto, para poder- lhe enganar…….. roubar……… e ainda sair dando gargalhadas, e dizer a todos como e facil enganar voces …..rsrsrsrsrsrsrsrsrrsrsrsr……..ISSO E UMA VERGONHA, TENHA VERGONHA NESTA CARA VEREADORES ELEITOS NESTE PLEITO, ESTA CASA DO LEGISLATIVO NÃO PASSA DE CIRCO.

  • 15 eleitora // jun 17, 2009 at 12:34 AM

    Caro vereador, você deve estar pensando só em você?Afinal não vejo motivos drásticos na mudança de horários,para que tantos comentários…. Com tanta coisas acontecendo em nossa cidade e você preocupado por tão pouco. Não entendi quando falou em aumento de despesas.Pelo que sei tem vários vereadores com cargos indicados na pròpria câmara como pagamento de favores e apoio,hehehe

  • 16 Cidadão indignado // jun 16, 2009 at 11:42 PM

    Mais um caso de “legislar em causa própria”. Esse “ilustre” Edil está unindo o útil (sua profissão) ao agradável (exercer vereança), ludibriando a honestidade do cidadão honesto, pagador de impostos e que quer trabalhar. Sustentar suas particularidades como cabide de e mprego é duvidar da competência de seus eleitores. Enquanto nossas “Autoridades” não investirem em educação, vai ficar desse jeito! Aliás, essas supostas “Autoridades” – representantes do povo -, não interessam em ensinar o cidadão de bem à votar, que caso soubesse exercer esse direito, não colocariam no poder esses sugadores da adminsitração pública. Parafraseando Bóris Casoy: ´”Isso é uma vergonha”. Fora PT que está doando o Brasil ao Capital estrangeiro, e fora também esse vereador que acoberta o erro de seus colegas não digulgando os nomes desses Edis que estão somente voltados aos seus interesses pessoais – também diga-se de passagem, esse RONALDO LOUSADA perdeu uma grande oportunidade de ficar quieto!… ISSO É UMA VERGONHA…

  • 17 Mulher Fatal // jun 16, 2009 at 11:34 PM

    Tb concordo com a professora… Da pra concialiar sim, além do mais todos vão pode fika de olho vivo no que acontece por la!

  • 18 Edson // jun 16, 2009 at 11:01 PM

    Vamos ver quem vai ser maria vai com as outras, e vai votar a favor da mudança.

  • 19 Edson // jun 16, 2009 at 11:00 PM

    Não tem que mudar porq vai beneficiar um Vereador, ele não se propos a ser vereador no horario que a câmara esta funcionando então, tá ai… se não ta bom pra ele, ele que caia fora e de a oportunidade pra outro.

  • 20 Lulinha // jun 16, 2009 at 10:57 PM

    Companheiros nunca antes na história dessa Câmara houve tantos Vereadores legislando em causa propria.kkkkkkkkk

  • 21 Denis // jun 16, 2009 at 10:55 PM

    Gente deixa de bobagem o cara ta se lascando pro povo, ele ta querendo é encher o bolso de grana.
    Qual foi a indicação de destaque que ele ja apresentou?
    E se ele quer legislar para o povo, que siga as regras que lhe foi apresentada quando saiu candidato, dizer que a noite o povo acompanha as reuniões é besteira que quem gosta de acompanhar continua acompanhando durante o dia, os demais não vão lá nem a noite nem de dia.

  • 22 Gilmar // jun 16, 2009 at 10:50 PM

    Que tem gasto a mais com a reunião a noite tem, tanto que foi transferida pra tarde pra fazer economia, a questão de ter mais de um emprego, muitos tem, mas não em cargos que temham que cumprir o msm horario.
    E referente ao fato de deixar o cara trabalhar, não se esqueçam que quando o cara se prontificou a candidatar a reunião e o serviço dele ja tinha esse horario estabelecido.
    Ele que veja qual o cargo que lhe convém e faça a sua opção.

  • 23 Andreia // jun 16, 2009 at 8:54 PM

    Concordo com a reunião á noite.
    Afinal como o povo pode acompanhar seus representantes se a reunião é a tarde, quando quase todos estão em horário de trabalho?
    Alé do que o Assista ao Vivo não funciona, só tem imagem e não som, mais´clama pessoal, é só um defeito no site da camara, nada proposital, rs.

  • 24 Zio // jun 16, 2009 at 8:50 PM

    PRA FALAR A VERDADE NÓS SOMOS UNS TONTOS DE ACEITAR ISSO,NÃO ADIANTA JULGAR OS NOBRES VEREADORES,É NÃO COLOCAR ELES MAIS LÁ…..PORRA VMS ABRIR OS OLHOS,ME SINTO ENVERGONHADO TENHO VERGONHA DE TER VOTADO NO REGINALDO TRISTÃO,QUE ESTA MOSTRANDO QUE É MARIA VAI COM AS OUTRAS,COM SALARIO DE 5 MIL POR MÊS AINDA QUER IR LÁ ANOITE,CHEGA BASTA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!VERGONHA VARGINHENSE

  • 25 marcão // jun 16, 2009 at 8:43 PM

    cambada de vereadores sem vergonha…………..vai trabalhar vagabundos.

  • 26 Delator // jun 16, 2009 at 8:41 PM

    Ô, isso e um Vergonha voltando às reuniões para a noite só faltará eles pedirem hora extra e ainda pedir correção salarial, vamos para porta da câmara no dia da votação, só pra ver a cara desses bandidos, que conseguiram se eleger enganando-nos, passando mel na nossa boca e depois apunhalando-nos pelas costas, como um verdadeiro covarde.

  • 27 Heldrick // jun 16, 2009 at 8:02 PM

    concordo com a professora ai, mtos vereadores conciliam seu emprego com o mandato legislativo…qual o problema?
    nao vejo nada d+

  • 28 thiago Rodrigues // jun 16, 2009 at 5:26 PM

    Muitos que escreveram contrario ao projeto em si, quando foi feita a atual mudança para a tarde criticaram e muito dizendo ate que os vereadores da epoca estavam fugindo da população e agora querem criticar uma possivel medida de retorno das reuniões para a noite.

  • 29 Antonio Adilson // jun 16, 2009 at 5:10 PM

    Eu tenho uma proposta melhor: os vereadores não se reunem e não ganham, assim os munícipes não jogam dinheiro fora.

  • 30 carlos augusto // jun 16, 2009 at 5:09 PM

    Engraçadinho esse vereador heim, cara de pau.
    queria ver a cara dos que votaram nele.

  • 31 Mulher Fatal // jun 16, 2009 at 5:06 PM

    Isso ai Sr. Abilio Nário … Vamos dar nome ao boi lousada, vamos falar o nome do santo, e parar de contar só os milagres… Quem falo que tem que largar mão da profissão pra ser vereador… Deixa o homem trabalhar em paz gente!!!

  • 32 LEÃO // jun 16, 2009 at 4:58 PM

    votei no pé de chumbo!!

  • 33 CELINHO // jun 16, 2009 at 4:58 PM

    GENTE NA PROXIMA VAMOS COLOCAR O POVÃO LÁ…QUE SOFRE PARA GANHAR UM SALARIO MÍNIMO… ESSES AÍ JA ESTÃO RICOS…

  • 34 Bárbara // jun 16, 2009 at 4:56 PM

    Eu concorso com Heldrick…Não se trata somente de beneficiar algum vereador. Antes da mudança eu, e acredito que mais cidadãos acompanhavam as reuniões que eram a noite, depois da troca de horários ficou inviável saber o que acontece por lá pois a maioria da população trabalha no período da tarde.

  • 35 professora // jun 16, 2009 at 4:10 PM

    Me perdoem a ignorância, mas não vejo nada de mais mudar o horário das reuniões para noite. Até porque, muitas pessoas que gostariam de acompanhar as sessões, não vão, por estarem em horário de trabalho. Quanto a gastos, acho que não pode ser tudo isso que falam. Também não acho errado, um vereador ter outra profissão. Para quem é “patrão”, concilia horário(tudo bem). E quem não é? Muitos vereadores são médicos ( não deixaram de ser), tem firmas,etc. Não estou defedendo ninguém, mas para o povo, acho melhor que as reuniões sejam a noite mesmo.

  • 36 NOVA VISAO // jun 16, 2009 at 1:57 PM

    QUANDO OS VEREADORES NÃO ERAM REMUNERADOS, ALGUMAS DÉCADAS PASSADAS, NÃO HAVIA ESSE TIPO DE POLÊMICA. AS REUNIÕES ERAM A NOITE SEM NENHUMA MORDOMIA. AGORA , OS CONTRIBUINTES BANCAM AS ALTAS REMUNERAÇÕES DA VEREÂNCIA QUE PRECISAM DE TEMPO LIVRE PARA ENGORDAR A POUPANÇA. “SALVE LINDO PENDÃO DA ESPERANÇA “

  • 37 Paola Diniz (VERDADEIRA) // jun 16, 2009 at 1:55 PM

    Tem uma coisa me intrigando. É o fato do projeto de mudança de horário ter iniciativa do vereador Fernando Guedes. Será que nosso tão conceituado vereador e médico deixará um interesse tão medíocre afetar sua integridade moral que até agora é inquestionável? Ou será que tá entrando para o time do leavar vantagem em tudo e a qualquer custo? Acredito que ele não pensou para fazer essa loucura… Não me decepcione Dr. Fernando Guedes…sou teu fã até então. Parabéns ao Ronaldo Louzada pela coragem em falar aquilo que tem de ser falado e defender os reais interesses do povo.

  • 38 Abilio Nário // jun 16, 2009 at 12:48 PM

    UAI LOUSADA DÊ NOME AOS BOIS,QUER DIZER AO BOI!

  • 39 simples // jun 16, 2009 at 12:38 PM

    Esses vereadores são cara de pau mesmo,querendo mudar o horário da câmara só para beneficiar um vereador,essa é boa.

  • 40 indiota // jun 16, 2009 at 12:30 PM

    Será que o Governador Aécio Neves sabe oque esta acontecendo na Coab em Varginha,esse negocio do Rene não estar trabalhando tempo inteiro na empresa,vou repassar este assunto para a casa civil do governo de Minas gerais agora, isso é uma pouca vergonha.

  • 41 Pedreiro // jun 16, 2009 at 10:44 AM

    Vamos fazer uma aposta que será aprovado ?

  • 42 Abilio Nário // jun 16, 2009 at 3:51 AM

    É simples de resolver, é só se licenciar do cargo que ocupa, logicamente que sem remuneração e ficar por conta do cargo de vereador. O que não pode acontecer é usar o direito de fazer leis, para si próprio. Paradodiando o fato, pelo jeito a Casa caiu.

  • 43 ISSO E UMA VERGONHA // jun 16, 2009 at 2:17 AM

    DO JEITO QUE ELES SÃO CARA DE PAU, SÓ FALTA AGORA PEDIREM AUMENTO DE SALARIO E PASSAR A REUNIÃO PARA UMA VEZ POR SEMANA…………ISSO E UMA VERGONHA

  • 44 Olho vivo // jun 16, 2009 at 12:58 AM

    tava esquecendo de parabenizar o ciacci quando ele fez essa lei, parabens garoto e com jeito de pensar e agir que vai longe nosso futuro prefeito e naõ esse que estaô ai brincando de ser vereador e gastando nosso dinheiro esse fanfarrôes boa noite doutores espero que vcs consigam dormi em ne reneeeeeeeeeee da cohab

  • 45 Olho vivo // jun 16, 2009 at 12:53 AM

    Vereadores que querem mudar o horario da reuniaô quando eleitos vcs naô juraram legislar pro povo? agora vcs vem na contra-maô do negocio ,si vcs estaô querendo ganhar dinheiro na moleza entaõ pq si candidataram pra vereador ou sera que e um bico. O povo naõ vai engolir isso naõ ja chega as manobras la em cima

  • 46 Ronaldo Lousada // jun 16, 2009 at 12:25 AM

    Eu, Ronaldo Lousada, vereador eleito pelo povo para defender os seus interesses e para exercer essa atividade onde a principal atribuição é ser um “fiscal da lei”, venho, através desta nota pública, repudiar o que classifico como manobra para favorecer determinado membro do legislativo à ser serviço do executivo sem se considerar o princípio da moralidade que deve pautar o serviço público. Por outro lado, além disso, a referida iniciativa não está a considerar o aumento das despesas que essa iniciativa pode provocar ao erário público numa época de evidente crise mundial de que o país não ficou imune, fato esse provado por ter entrado em recessão ao contrário do que pregava o presidente com a expressão “marolinha”.

    Para esclarecer, existe um determinado projeto a ser tramitado na Câmara Municipal que visa mudar o horário de funcionamento da casa, não para atender os interesses públicos mas para satisfazer os interesses político-partidário e particulare de determinado colega que quando colocou o seu nome à escolha nas eleições, já conhecia as normas da casa.

    O nobre colega não está enxergando a coisa pública como vereador eleito deve enxergar.

    Desta forma, se todos que vierem fazer parte do corpo legislativo entender que tem direito de mudar as regras do parlamento, isso vai virar a “casa da mãe Joana”. Temos que levar em consideração que a “Câmara Municipal”é um órgão autônomo e independente e não se deve curvar a outros interesses que não seja a vontade do povo, sob pena de, não respondermos perante o povo, viermos responder perante à lei.

    Diz a norma que o vereador que for servidor público, havendo compatibilidade de horários, poderá receber os seus vencimentos originários da sua função como funcionário mais os subsídios da sua função como vereador. No entanto, quando não há essa compatibilidade deverá o edil optar por um dos vencimentos e nunca receber os dois. Nesse caso, não existe previsão em nenhuma norma ou nos princípios do Direito Administrativo que elenque outra opção. Desta forma, se não há compatibilidade de horários e o exercício de uma afeta o rendimento e o cumprimento da outra, há de se decidir o caso, quando não há a manifestação do envolvido, de acordo com as normas vigentes.

    Neste caso, sou favorável que se convoque o nobre colega para se manifestar em qual função deseja continuar, dando-lhe o direito constitucional de escolha ou renúncia do cargo de vereador, convocando o primeiro suplente de acordo com a Legislação Eleitoral.

    Para aqueles que ainda tem dúvidas com relação a essa barbárie há de se mostrar as planilhas de cálculos, além de outros prejuízos que uma medida dessa natureza, vai provocar a essa casa legislativa, ao erário público e à moralidade de um órgão cujo princípio maior, além de tudo, é dar exemplo dentro da comunidade.

  • 47 Heldrick // jun 16, 2009 at 12:14 AM

    aumentar 50.000?
    nunca acreditem em td que escutam…
    caso as reuniões voltem pra noite, gastos com pessoal não alteram em nada, pois os que são de confiança não tem hora extra, os que são concursados, fazem banco de horas, ou seja, nao muda em nada.
    ou seja, o restante, tanto faz se eh dia ou noite.
    A lei permite que a pessoa trabalhe e seja membro do legislativo.

  • 48 MARIA G. M. // jun 15, 2009 at 11:35 PM

    Quando mudaram a lei, alegaram que iria prejudicar aqueles que exerciam profissões que exigissem o cumprimento de horários, fazendo com que muitos desistissem inclusive da candidatura, pois já previam não conciliar os horários.
    Agora alegam prejudicar outros.
    Creio que a mudança beneficia a população em geral, caso queira acompanhar os trabalhos, pois nem todos trabalham à noite.
    Enfim, sem perseguições e picuinhas, cabe uma boa discussão por parte dos senhores edis a fim de que a lei não seja mudada ao sabor dos ventos , conforme desejo de uns e outros, que tenha um prazo para futuras modificações, etc.

  • 49 Gilmar // jun 15, 2009 at 11:10 PM

    Acho que a população tem que ficar de olho no seus ligitimos representantes, guardar bem o nome do vereador que votar a favor pra votar contra ele na proxima eleição, pois se eles não tem a postura de querer economizar o dinheiro público, não serve pra ser representante do povo. Com certeza deve ter alguma troca de favores tipo assim: “Hoje vc vota no que me beneficia amanha voto no que beneficia vc”.e o povo nessa?

  • 50 Marcos // jun 15, 2009 at 11:03 PM

    Votar de acordo com o que lhe convém, sem pensar na população não é coisa de representante do povo.

  • 51 Sisi // jun 15, 2009 at 11:01 PM

    Li em outra materia publicada aqui no blog, que tal medida é pra beneficiar um vereador que ocupa outro cargo público e esta com incompatibilidade de horário,mas não seria contra a Lei? pois pra esse vereador acumular cargos todos tem que pagar por isso.
    Pois os funcionários na certa não irão trabalhar de graça a noite, sem contar com a conta de energia.
    Então o justo seria ele abrir mão de um dos cargos e não todos pagarem por uma questão que ele ja sabia que teria que enfrentar, pois se não estou enganada é lei.

  • 52 varginhense // jun 15, 2009 at 10:58 PM

    que bacana eu votei denovo errado , mas na proxima eu mesmo vou candidatar,ainda mais se eu posso ter dois salarios e trabalhar num só.

  • 53 Denis // jun 15, 2009 at 10:56 PM

    Se a mudança de horário foi com o objetivo de economizar e agora a Câmara que mudar de novo, quer dizer que a Câmara (os vereadores) não querem mais economizar o dinheiro público, e acho muita falta de respeito com o nosso dinheiro.

  • 54 joca // jun 15, 2009 at 10:55 PM

    Na proxima encardenação eu queria ser o Rene para ter a sorte grande de ter dois salários e trabalhar em um só.Isso é a mesma coisa que ganhar na loteria.

  • 55 jurema // jun 15, 2009 at 10:52 PM

    OBA OBA Vou candidatar tambem e vou ficar rico,que bacana .

  • 56 joca // jun 15, 2009 at 10:50 PM

    Eu já acho que é o Rene porque ele trabalha na cohab e fiquei sabendo que ele recebe o salario inteirinho sem ter que trabalhar o dia inteiro,ele recebe para fazer politica,que coisa boa né gente,na proxima eleição eu vou candidatar tambem e vou receber dois poupudos salarios.

  • 57 Paola Diniz (VERDADEIRA) // jun 15, 2009 at 9:16 PM

    Os que estão querendo mudança, estão pensando só neles e querem ganhar dinheiro do povo na moleza!!! Será que eles sabem que isso, além de ser imoral, aumenta os gastos da Câmara? É só fazer contas com horas extras, combustível, energia, etc… Um passarinho me contou que isso custará para a Câmara uns R$50.000,00 por ano, ou seja, mais de R$4.000,00 por mês. Será que acham justoisso, com tudo que está faltando para o povo de Varginha, principalmente nos hospitais?

  • 58 professor // jun 15, 2009 at 8:55 PM

    Madeira, me corrija se eu estiver errado, mas tenho a impressão que essa mudança beneficiaria os vereadores que têm uma profissão. Quem ali está nessa situação?

Deixe um Comentário