Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Contas do Comic

fevereiro 2nd, 2009 · 19 Comentários

O blog vem recebendo, com uma frequência fora do comum, comentários sobre projetos culturais realizados em Varginha com recursos obtidos por intermédio da Lei de Incentivo à Cultura. Muitos não são aprovados por apresentarem caráter preconceituoso. Outros, por atribuirem a terceiros a aplicação inadequada dos recursos públicos transferidos, sem comprovação.
Apesar desses comentários, o blog acentua que o Conselho Municipal de Incentivo à Cultura (Comic) é formado por pessoas idôneas, que já tem um trabalho desenvolvido dentro da comunidade artística local. Entretanto, o Comic possui poderes investigatório e de avaliação de gastos restritos. Em face desta limitação, uma idéia é a de que os membros do conselho apresentem as prestações de contas dos agentes que realizam projetos culturais em Varginha ao Ministério Público, para avaliação final. Este sim, detém prerrogativas legais para uma análise mais aprofundada dos dados do dinheiro público, inclusive, se for o caso, fiscalizar e punir eventuais abusos.
Desta forma o conselho não estaria transferindo responsabilidade, mas sim trazendo maior transparência a este assunto tão polêmico.

Tags: Cultura

19 Respostas Até Agora ↓

  • 1 plinio batista // mar 2, 2009 at 1:23 AM

    Até filme pornô com o dinheiro do comic produziram já…. ninguém viu???

  • 2 Andréa... // fev 4, 2009 at 7:48 AM

    Verdade.
    Não tenho muito o que falar dos antigos membros do Comic, porém espero que “estes novos” consigam mudar a “panelinha” que sempre esteve presente nos projetos aprovados e nada contribuiram para a cultura varginhense. Por falar nisso…. quem será o presidente do Comic ? … tá tudo muito quieto pro meu gosto !

  • 3 Cont(ato) // fev 3, 2009 at 9:49 AM

    Pois é Jose Geraldo, mas nenhum projeto cultural era realizado aqui na cidade de Varginha. Agora, muitos pagam por erros sem merecer. Não deviam analizar só os projetos, mas a índole da pessoa antes de provar qualquer coisa, você não acha?

  • 4 OUSADIA // fev 3, 2009 at 8:51 AM

    CONCORDO COM CAMARGO, O GRANDE PROBLEMA É A FALTA DE CAPACITADE DE ALGUNS MENBROS DE ANALISE DE PROJETOS, CHEGA A SER VERGONHOSO, LÓGICO QUE AS PRESTAÇÕES DEVEM SER IMPECÁVEIS, MAS DEVE-SE ANALISAR COM MUITO CRITÉRIO O CRESCIMENTO DOS PROJETOS E NÃO O DECRÉSCIMO DE MUITOS QUE A CADA ANO DESANIMA QUALQUER CIDADÃO, SE TORNA UMA AGRESSÃO À CULTURA BRASILEIRA.
    FAÇO UM APELO AOS GOVERNANTES:
    ESCOLHAM MELHORES SEUS INDICADOS PARA O COMIC, A CULTURA MERECE RESPEITO.

  • 5 José Geraldo de Souza // fev 2, 2009 at 8:21 PM

    Corrigindo, tinha condições de viver as proprias custas.

  • 6 José Geraldo de Souza // fev 2, 2009 at 8:18 PM

    Tenho uma saudade danada do tempo que cada um vivia as sua próprias custas.

  • 7 Minha Opinião // fev 2, 2009 at 7:05 PM

    Isso tudo vai terminar em PIZZA!!!

  • 8 cassiano maçaneiro // fev 2, 2009 at 5:56 PM

    Sr Ze, sua dica não só é muito boa, como simplesmente É o que é feito…rsrs
    todas os contemplados sao obrigados a abrir conta exclusiva no banco do brasil. esta conta precisa terminar com saldo zero. Já faz parte da Lei esta pratica. Aquestao dos cheques tb…
    Agora a sugestao de ser publicada no diario oficial, isso nao acontece, e tb concordo que seria uma grande forma de se fiscalizar.

  • 9 Claudio Rodrigues // fev 2, 2009 at 3:42 PM

    Por falar nisso… alguém pode me dizer A QUE PÉ ANDA O NOVO COMIC ?????

  • 10 É BRINCADEIRA! // fev 2, 2009 at 2:38 PM

    É Brincadeira mesmo, estas transparências deveriam começar pelo Festival do Cinema que acontece todo ano em Varginha e sempre se gasta uma fortuna pra nada.
    Ja esta passando da hora de acabarmos com este gurpo de pessoas que não tem nenhuma formação para tal e sempre estão realisando eventos fóra de suas areas e alçadas e gastando o nosso dinheiro.

  • 11 Maria G. M. // fev 2, 2009 at 1:46 PM

    Ótimo comentário, Madeira.
    Precisamos “perder o medo” do MP e acioná-lo sempre que necessário em nome da transparência.

  • 12 camargo // fev 2, 2009 at 1:21 PM

    SR. MADEIRA, COMO SEMPRE UM HOMEM PONDERADO. SO PARA SALIENTAR O PROBLEMA NAO É A FALTA DE DIGNIDADE E HONESTIDADE DO CONSELHO, O PROBLEMA É A FALTA DE CAPACIDADE PARA ANALISAR PROJETOS. ESSA TAREFA É MUITO DIFICIL, NAO BASTA SER ARTISTA, TEM QUE TER CONHECIMENTOS QUE NA MAIORIA DAS VEZES LHES FALTA. ISSO DEIXA OS CIDADÃOS E PROPONENTES IRRITADOS, E COM RAZAO. VAMOS DEIXAR O DISSE E ME DISSE DAS COXIAS E IR AMANHA NA CAMARA DOS VEREADORES, AMANHA AS AGUAS VAO ROLAR.
    E TENHO DITO.

  • 13 // fev 2, 2009 at 1:21 PM

    Leandro Motteran.

    CONCORDO COM VOCE, E DOU UMA PEQUENA DICA; QUE TODOS OS CONTENPLADOS ABRAM UMA CONTA CORRENTE ONDE A SUBVENÇÃO DEVERÁ SER DEPOSITADA E A CADA PAGAMENTO DEVERÁ SER EMITIDO UM CHEQUE QUE COMPROVE O PAGAMENTO E DEPOIS QUE A PRESTAÇÃO DE CONTAS FOR APROVADA PELO CONTROLE INTERNO SER PUBLICADA NO JORNAL “ÓRGÃO OFICIAL”, ASSIM TEREMOS TRANSPARENCIA NO DINHEIRO REPASSADO ATRAVÉS SUBVENÇÕES;
    VALE TAMBÉM PARA AS DEMAIS ENTIDADES QUE EMPRESTAM SEUS NOMES PARA REALIZAÇÕES DE EVENTOS COMO POR EXEMPLO “FEIRA DA PAZ, NATA SOLIDÁRIO ENTRE OUTROS”

  • 14 Leandro Motteran // fev 2, 2009 at 11:25 AM

    A prestação de contas destes eventos poderia ser publicada em algum lugar (melhor ainda se fosse internet) pra gente dar uma olhada. Melhor agente fiscalizador que o cidadão, não há.

  • 15 Assessor // fev 2, 2009 at 9:42 AM

    PELAMORDEDEUS…… Atenção, novos membros do Comic, é um absurdo o “Festival fajuto de cinema de Varginha” receber em 2009,…….. pasmem……., R$200.000,00. Isso mesmo, (duzentos mil reais) para fazer o “festival”. Pensem bem, isso daria para no mínimo se fazer 10 casas populares, ou comprar medicamentos para um mês do pronto socorro, ou comprar massa asfáltica para tapar todos os buracos das ruas da Varginha. Até quando vai isso???????

  • 16 Paola Diniz // fev 2, 2009 at 9:36 AM

    Madeira, parabéns pela sugestão dada. Façam como o governo de Minas implantou semana passada. A partir de um convênio de cooperação técnica com o TJMG, o mesmo ajudará a Auditoria Geral do Estado na fiscalização dos gastos públicos do Estado, inclusive licitações. Isso sim é querer transparência no serviço público.

  • 17 Presidente // fev 2, 2009 at 9:32 AM

    Você tá certo, Madeira. O que não pode é a pessoa criticar, apontar erros sem provas. Denúncia é uma coisa. Críticas infundadas, outra. Em todo caso, MP para avaliar as contas, tanto dos projetos culturais, quanto as administrações públicas (leia-se: prefeitos).

  • 18 Marcelo Cordeiro // fev 2, 2009 at 9:29 AM

    Olá, sou pesquisador do cangaço há 16 anos e quero saber se os senhores tem ou sabem onde achar o filme maria bonita, rainha do cangaço de 1968 de miguel borges.e sevoces podem me dizer se esse filme foi comprado para
    exibiçao em alguma emissora de tv aberta ou fechado. aguardo.marcelo
    cordeiro do r.j.
    [email protected]

  • 19 Mariano // fev 2, 2009 at 8:41 AM

    Foi muito feliz no seu comentário Madeira ! Todos nós queremos isto mesmo: “transparência” !
    Ressalto a importância dos membros do Comic nesta “fiscalização”. Os 3 eleitos pelos artistas são pessoas idôneas, trabalham diretamente com cultura e, à meu ver, responsáveis e dígnos de representar a classe artística neste importante conselho.
    Nova votação para novos membros seria no mínimo… estranha !
    Aos amigos produtores locais: muita responsabilidade no gasto desta vérba que sai de nosso bolso… nada de notas frias, superfaturamento, etc… deixem Varginha respirar e sair da UTI que se mantém culturalmente por anos e anos. Vamos renovar !

Deixe um Comentário