Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Você repórter: sugestão sobre coleta de lixo

janeiro 22nd, 2009 · 11 Comentários

“Vim de Belo Horizonte há um ano e estou gostando de morar em Varginha. Vejo muita gente reclamando disso ou daquilo, mas percebo que é uma cidade com um bom potencial econômico e cultural que precisam ser melhor trabalhado não só pelos políticos, mas por todos  nós moradores.
Um ponto que gostaria de comentar e reclamar é da ausência de coleta domiciliar dos materiais recicláveis. Em Belo Horizonte não tinha recolhimento em domicílio, mas era muito mais fácil implementar a coleta seletiva em casa, pois em quase todo bairro tinha um posto de  coleta.
Depois que mudei pra Varginha tenho que colocar o “lixo” no carro e despencar lá depois do Corcetti para deixar o material na cooperativa. Ouvi dizer que a coleta existia, mas acabou!?! Tenho persistido na minha jornada, mas acho que pouca gente teria esse ânimo, mas é um ponto a ser abordado nos debates políticos ou de boteco.
Além disso, acho que deveriam preocupar mais com a parte urbanística, e limpeza das ruas. Até hoje é possível encontrar santinho de político jogado na rua, o que é inaceitável numa cidade do porte de Varginha.
Ruy de Ávila”

Tags: Você repórter

11 Respostas Até Agora ↓

  • 1 ALEX SANDER // mar 5, 2009 at 11:18 AM

    O melhor a ser feito as vezes não digo que vc é assim pq sabemos pela sua atitude que não é, mas o que devemos fazer é largar o comodismo e a alienação de lado e não jogar nossos problemas para outros resouverem claro isso é um dever dos orgãos públicos mas sabemos que não é sempre assim que funciona. Então deve-se haver união entre os que estão em busca do mesmo objetivo e ai depende de vocês a criação de uma cooperativa que atenda as suas necessidades.

  • 2 Dr. Simplicio // jan 24, 2009 at 7:18 AM

    A sociedade nos dias atuais tem que ser orientada a agir dentro dos 4 Rss: REEDUCAR -RECICLAR-REDUZIR eREUTILIZAR.
    Lógico, para perenizar os conceitos devemnos ter uma excelente conscientização ambiental e tudo começa nos nos bancos das escolas.
    Há que falta faz uma administração pública voltada para a sustentabilidade e ou para o ecodesenvolvimento… inclusive na questão do próprio lixo que é uma ótima fonte de recursos para a gestão pública…
    VARGINHA ESTÁ A 12 ANOS SEM UMA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE… NA VIDA COLHE O QUE SE PLANTA…

  • 3 carlos augusto // jan 23, 2009 at 6:29 PM

    vamos acabar com as garrafas pet e voltar as de vidro, principalmente a coca-cola é muita mais gostosa, falou

  • 4 Vanilze // jan 23, 2009 at 6:15 PM

    Sou adepta do movimento de separar o lixo reciclado em casa. Moramos em 4 pessoas e todas já estão bem conscientizadas quanto ao descarte do material. Ao lado da pia da cozinha coloco uma sacola plástica (de supermercado) onde colocamos papéis, plásticos, metais, etc… Quando a sacolinha enche, nós colocamos em um cestão de lixo e em outro cestão de 50Kg colocamos o lixo de cozinha e banheiro. As garrafas pet e de vidro são colocadas bem à vista na minha cesta suspensa de lixo que colocamos em nossa calçada. Funciona muito bem… Os catadores sempre passam na noite anterior aos lixeiros (eles passam às 7 horas da manhã) e não precisam mexer na sujeira. Quando precisei, chamei o Marcos da Cooperativa e eles vieram no mesmo dia. Se cada um fizer a sua parte, podemos reclamar menos…
    Abraços

  • 5 JOSE LUIZ VILELA RESENDE // jan 23, 2009 at 6:36 AM

    Minha Opinião, os nossos amigos que postaram suas opiniões, são contribuintes e estão querendo ajudar, principalmente os que vivem de vender reciclados, não precisa ser tão gorsso assim; mas aos demais quero repassar o que faço em minha residencia, procurei uma pessoa que faz esse trabalho e marquei um dia da semana para que ele possa recolher esse material e vender;

  • 6 Minha Opinião // jan 22, 2009 at 9:41 PM

    Implanta na sua rua Ruy! Assim, o seu problema estará resolvido.

  • 7 Maria G. M. // jan 22, 2009 at 7:58 PM

    Coleta seletiva é uma questão de consciência e sobrevivência a curto e longo prazo.
    Muitos acreditam que a construção de aterros soluciona o problema do lixo,mas esquecem-se de que não será possível transformar o planeta em um grande lixão.
    Somente um consumo responsável e consciente, seletivo, agregado à separação do material quando do descarte, poderão minimizar esse problema que é global.
    Se há uma crítica a ser feita à administração anterior e uma esperança e solicitação a ser feita à atual gestão é a questão da coleta seletiva.
    De nada valerão as campanhas de conscientização se não houver maneiras de viabilizar o descarte e coleta do material reciclável.
    Em minha moradia a separação é feita há muito tempo. Para cada sacola de rejeito, há três de material reciclável.
    Outra campanha importante, a qual já me referi no blog, é a substituição das sacolas plásticas.
    Que os responsáveis pelos órgãos de defesa ambiental se manifestem, se movam… Tenho certeza de que a resposta da população será muito positiva.

  • 8 PE DE PANO // jan 22, 2009 at 6:07 PM

    Cadê a cooperativa dos catadores de lixo? Cadê os representantes dos bairros?

  • 9 Leandro- Campinas // jan 22, 2009 at 4:30 PM

    Tem que haver conscientização mutua entre políticos e a população. Só assim a coleta seletiva terá sucesso.

  • 10 Felipe // jan 22, 2009 at 3:45 PM

    Em minha casa separamos o “lixo”, mas minha dúvida é se este “lixo” quando chegado ao lixão é separado ou vai para o aterro sanitário.

    Acho que poderia ter mais pontos de coleta na cidade. No Jardim Cidade Nova há uma gaiola que pode depositar plástico, mas acho que esta estragada.

    A prefeitura poderia instruir a população de separar o “lixo” com a distribuição de panfletos, anúncios no rádio e na tv. Assim acho que não iria tanto “lixo” para o aterro e o principal e que estariamos colaborando com a natureza e dando o exemplo a demais cidades da região.

  • 11 Leandro- Campinas // jan 22, 2009 at 3:02 PM

    Realmente Varginha é uma boa cidade, mas tem a melhorar. As ruas sofrem não só com a sujeira mas também devido a buracos e desníveis já citados no Blog. Fiquei 15 dias de férias em Varginha e me espantei ao ver ruas em péssimas condições, ruas que recebem diariamente um fluxo alto de carros e caminhões pesados como no entroncamento do ribeirão que passa rente ao posto Ouro Negro, entre os bairros Cidade Nova e Vila Ipiranga. Sem falar nas manilhas que estão lá faz um tempão e nada é feito, chamo isto de desleixo… Varginha precisa ter um plano de reestruturação de tráfego, pois algumas vias precisam virar mão única.

Deixe um Comentário