Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Sérgio Mário Regina

janeiro 23rd, 2009 · 10 Comentários

Visitando o blog do amigo Gilberto Lemes, de Cambuquira, encontro uma bela homenagem ao varginhense Sérgio Mário Regina, falecido agora no começo do ano. Engenheiro agrônomo, teve seu trabalho de defesa ao meio ambiente reconhecido em vários países. Tive a oportunidade de conviver com Regina durante um período em que ele colaborou com o JORNAL SUL DE MINAS, a meu convite. Bonachão, tinha uma personalidade forte, e criticava todos os poderosos que não defendiam o meio ambiente. A última vez que conversei com ele, em um restaurante na cidade de Fama, Regina criticava a cidade de Cambuquira. Reclamava da falta de tratamento da água e do sistema de aferição de consumo. Dizia que era (acho que ainda é) a medida de onça, “do tempo do Império, um absurdo!”. Veja aqui os textos que Gilberto Lemes escreveu e coletou. Aproveite e visite o blog dele, vale a pena.

Tags: Meio ambiente

10 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Juca pitanga // fev 11, 2009 at 9:29 PM

    Deixando de lado estas questões fiscais, estive hoje em Cambuquira, e o que vi , foi a prefeitura cuidando com esmero da limpesa da cidade inteira.
    Fiquei muito satisfeito, pois afinal , desde o tempo da vovô, se faz necessário limpar a casa para receber as visitas.
    Parabéns ao prefeito atual.

  • 2 gilberto lemes // fev 11, 2009 at 5:54 PM

    A última Câmara Municipal de Cambuquira aprovou a implantação do SAAE depois de ser rejeitada a transferência para COPASA que, de acordo com os edis e parte da população, cobra um preço incompatível com o atual poder aquisitivo de grande parte da população de aposentados e assalariados (1 salário mínimo), aliás maior parte da comunidade atualmente.
    Cambuquira com a queda no turismo, fator que atingiu também as demais estâncias hidrominerais, não tem empregos, o que a grande rede hoteleira hoje ociosa, não oferece mais.
    Por outro lado, até a exploração das águas minerais está parada a espera de uma decisão que nunca sai por parte da Copasa Aguas Minerais, atual detentora dos direitos de exploração das águas no Estado (Cambuquira,Caxambu, Lambari e Araxá). Enquanto isso, também, a arrecadação que tinha na exploração das águas o seu maior Fato Gerador, despencou. Em Cambuquira, por exemplo, o ICMS+ICMSS/ST tinha a Superáguas, detentora anterior, como maior contribuinte.
    Essa queda reflete também no VAF-Valor Adicionado Fiscal, que calcula o índice de repasse da receita estadual para aqueles municípios. Assim, as prefeituras não têm recursos suficientes para a gerir a máquina pública dependendo cada vez mais dos favores (pires na mão) do Estado e da União.

  • 3 Flávia de Souza Pinto // fev 11, 2009 at 12:09 PM

    Dr.Sérgio uma pessoa sábia, sua maior virtude a humildade, seu grito não pode ficar em vão na luta pela preservação do meio ambiente!Foi dele a primeira voz em defesa do Rio Verde e seus afluentes.Rio Verde este que só daremos valor, após perdê-lo.Poucas pessoas lutam pela sua revitalização.Hoje suas cinzas foram lançadas na nascente do Rio Verde para que como sua vontade o fizessem para que tomasse conta do Rio, mesmo depois de sua morte.
    Não tenho palavras para descrever essa pessoa que amava a vida e o verde, graças a Deus tive a oportunidade de estar com essa pessoa fantástica!!E deixo um conselho, não deixem de ler seu livro..é otimo!

  • 4 juca pitanga // jan 25, 2009 at 9:09 PM

    Cambuquira não tem tratamento d´água isto é uma lástima.
    Até Palmital do Cervo distrito de Carmo da Cachoeira tem água tratada pela copasa e Cambuquira não. Quando será que o Cambuquirense vai se concientizar que não se toma banho e nem se escova sos dentes com água mineral.
    Dr. Mário tem que ser ouvido nem que seja após sua morte, pois suas palavras fortes naquela voz rouca e marcante, ainda ecoa pela consciencia dos que tem os meios de fazer valer suas idéias.

  • 5 Marcelino // jan 25, 2009 at 8:31 AM

    A familia toda é brilhante!Integros,idôneos,exelentes profissionais. Considero uma referencia na sociedade.
    Conheci o Sérgio Regina,tudo que se falar de bom dele é verdadeiro e pouco!!!

  • 6 Dr. Simplicio // jan 24, 2009 at 3:51 PM

    Prezado AMIGO SÉRGIO REGINA…
    O seu exemplo de luta incansável na preservação ambiental será sempre lembrado e utilizado por todos nós… sempre acima de questões políticas e ideológicas…
    Você certamente estará sempre vivo nos nossos corações…
    E quanto aos familiares podem estar certos de que em vida corpórea combateu o bom cambate…
    Que DEUS nos abençõe

  • 7 Juca pitanga // jan 23, 2009 at 7:43 PM

    Dr. Sérgio Mário Regina, dedicou a vida para defender o meio ambiente, um visionário que já previa há muito tempo o que ocorreria com o mundo caso não cuidassemos da preservação do meio ambiente.
    Graças a Deus tive a felicidade de conviver com ele.
    Foi dele a primeira voz em defesa do Rio Verde e seus afluentes.
    Rio Verde este que só daremos valor, após perdê-lo.
    Poucas pessoas lutam pela sua revitalização.
    Em Varginha por exemplo existem alguns heróis que fazem parte do Comitê da Bacia do
    Rio Verde. Essa pessoas agem por conta de suas próprias convicções, e custeiam sua viagens nas reuniões que acontecem em diversas cidades que fazem parte do Eco sistema do Rio Verde.
    Se alguém fosse canonizado por defender a Natureza e o meio ambiente este Santo se chamaria Dr.Sérgio Mário Regina.

  • 8 MINHA OPINIÃO // jan 23, 2009 at 11:52 AM

    Dizem que esse cara foi o cara!

  • 9 Afonso Henrique // jan 23, 2009 at 8:18 AM

    Há uns vinte anos convidamos o Dr. Sérgio Regina para proferir uma palestra para os estudantes de uma turma da Faculdade de Engenharia Mecânica, que ainda funcionava no prédio do Marista. Era uma turma pequena e a palestra foi iniciada para o pequeno grupo. As pessoas iam passando pelo corredor e, fascinadas pelo entusiasmo do palestrante, paravam para assistí-lo. No final, praticamente a faculdade inteira, alunos, funcionários e professores se aglomeravam na sala e nas janelas que davam para o corredor disputando um lugar para assistir Sérgio Regina.
    Nesta mesma época ele foi o personagem focado num dos programas “Gente que Faz”, patrocinado pelo Banco Bamerindus. Eram programas de uns dois minutos, sempre exibidos antes do Jornal Nacional. Sérgio Regina apareceu lá como “o homem que salvou o Rio Verde”. Justíssima homenagem.
    Perdemos um grande homem.

  • 10 adauto // jan 23, 2009 at 7:46 AM

    sobre a falta de tratamento de água em cambuquira, isto foi tese de conclusão de curso de alguns alunos do curso de farmácia da Unifenas de Varginha , madeira , é um trabalho muito bem feito com análise da água de Vários pontos da cidade de Cambuquira ….o resultado ? hummmmm, vc ja deve imaginar….

Deixe um Comentário