Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Número de empregos na indústria despenca em Varginha

dezembro 11th, 2008 · 5 Comentários

Tomando-se como base dados do Ministério do Trabalho, o número de empregos formais na indústria de Varginha despencou esse ano, em relação a 2007. De janeiro a outubro do ano passado, a indústria tinha saldo positivo de 1.096 postos de trabalho (entre admissões e demissões). Esse ano caiu para o saldo de 59 carteiras “negativas” de trabalho. Ou seja, mais gente demitida do que admitida. O gerente regional do Trabalho e Emprego de Varginha, Paulo Andrade, acredita que os números de novembro serão ainda piores. “Isso porque houve muitas demissões depois que o balanço foi fechado”, explica. “Plascar e Cooper Standard, as maiores empresas do setor automobilístico em Varginha, sentiram o ‘primeiro tiro’ com a desaceleração do mercado”, analisa (clique no título para ler o restante da matéria).
No geral, Varginha fechou o período com saldo pouco menor do que o registrado em 2007: 1.620 empregos, contra 1.735 de janeiro a outubro do ano passado. Dois fatores contribuíram para evitar uma queda significativa. O primeiro é o setor rural. Apesar da seca que atrasou a florada, o café está em ano de alta e empregou mais gente do que ano passado. Mas a surpresa foi a construção civil. O setor demitiu 1.670 trabalhadores, mas admitiu 2.121 pessoas. “Foi uma surpresa”, comenta Paulo Andrade.O presidente do Sindicato das Indústrias da Construção Civil da Região dos Lagos Sul Mineiros (Sinduscon), Sebastião Rogério, atribui o crescimento à facilidade em obter crédito para construir. “A Caixa Econômica Federal até ajuda a pessoa a limpar o nome, antes de obter o financiamento. Hoje é muito rápido obter financiamento na área habitacional”. Além do crédito mais acessível, Sebastião Rogério afirma que imóvel dificilmente se desvaloriza. “Quando a pessoa tem um recurso, pretende investir e está na dúvida, prefere construir”.O setor parece mesmo desconhecer a desaceleração que começa a atingir outros setores. No Sine de Varginha, há 20 vagas para carpinteiro em Franca, interior de São Paulo e o mesmo número de vagas para marceneiro e armador.

Tags: Economia

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Felipe // ago 11, 2009 at 6:39 PM

    ressuscitando….

    O CIT foi vendido? vai funcionar mesmo ou vai ser mais um elefante branco?

  • 2 NOVA VISAO // dez 25, 2008 at 7:00 AM

    O CIT – CENTRO INDUSTRIAL TECNOLOGICO, AO LADO DO AEROPORTO, DIZEM QUE VAI GERAR CINCO MIL EMPREGOS DIRETO, MAS QUANDO ? EM 2050 … ?

  • 3 Peter // dez 13, 2008 at 1:57 PM

    Estou na Placar ainda pela Graça de Deus…espero permanecer la por muito tempo,amo aquala empresa e creio q Deus tem um proposito na minha Vida La….
    e Deus Abençoe todos os meu Amigos q foram demidido q Deus possa conforta cada coração…

  • 4 Pedreiro // dez 11, 2008 at 12:42 PM

    Eu já tinha avisado ! E o pior é que as previsões para 2009 são as piores possíveis , pelo menos no início até março . Quem tem emprego que agarre com unhas e dentes !

  • 5 DEUS AMARELO // dez 11, 2008 at 7:32 AM

    Meus filhos, o fim esta próximo. A crise vai acabar com empregos 2008. E em 2009, é outra história… Afinal NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESTE PAÍS … se viu tanta sorte de um governo que não sabe aproveitar as oportunidades quem tem ao governar um povo tão fantástico com o Brasileiro.

Deixe um Comentário