Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Novela de um dia

dezembro 18th, 2008 · 9 Comentários

blog_dsc00217.jpg

Começou logo cedo. A notícia de que o Senado havia aprovado a PEC que aumenta o número de vereadores caiu como uma bomba. Em Varginha seriam seis novos legisladores. Bastou para todo mundo começar a ligar para os outros. Consulta advogado daqui, fala com vereador de lá. Na hora do almoço, eu comentei na Rádio Vanguarda que “apesar do entusiasmo de quem pode ser eleito, é pouco provável que a decisão vá valer já para 2009. A decisão, além de ser tomada ao apagar das luzes de um governo, prejudica a representatividade e a lisura eleitorais. Partidos pequenos seriam prejudicados. Da forma como ficou, a medida faria com que menos candidatos concorressem a mais vagas. Cada coligação de Varginha, por exemplo, concorreu com 22 candidatos. Com o novo número de cadeiras, poderiam ser 34 candidatos”. Ou seja: mudaram a regra no meio do jogo.
O presidente da OAB de Varginha, Gustavo Chalfun, concordou. “A decisão, ainda que beneficie diversos candidatos e o próprio Legislativo, causará tumulto e certamente um verdadeiro imbroglio judicial, pois ofende a pretensos cidadãos que não puderam se candidatar em face ao limitado número de vagas para o pleito. Devemos aguardar para ver o que decidirá o TSE e o STF, por se tratar de matéria constitucional”.
Durante a diplomação dos eleitos em Varginha, o juiz Donizete Franco disse que o mérito da proposta não é questionável, “mas haverá dificuldade em adotá-la, no momento”. O tribunal do júri estava lotado de suplentes –muitos deles na esperança de conseguir a vaga na Câmara Municipal.
O juiz disse que o assunto pode ser resolvido mesmo após a posse. “A palavra é esperar, sem prejuízo a ninguém”. Disse que, se ficar definido que todos têm direito, eles serão empossados mesmo após a posse de primeiro de janeiro.
Tão logo acabou a cerimônia, chega a notícia de que a Câmara dos Deputados havia barrado a proposta. Foi um dia de esperança para seis candidatos a vereador de Varginha. Agora, só em 2.012.

Tags: Política

9 Respostas Até Agora ↓

  • 1 AGNALDO // dez 20, 2008 at 8:46 PM

    voce fes uma escolha muito mal para secretaria de promoção socil tem pessoas mais comprometida nesta secretaria bem perto de voce outra coisa costei da avaliação do secretario de acricultura conquistou o cargo porque acorda de madrugada e isto ai não importa a capasidade mais TEM QUE SER PT

  • 2 Antonio Adilson // dez 20, 2008 at 6:10 AM

    O maior erro do sistema democrático foi a criação das câmaras legislativas municipais. O segundo erro foi pagar salários aos vereadores.

  • 3 Heldrick // dez 19, 2008 at 11:53 AM

    é brincadeira, foi uma decepção pessoal ou soh impressão minha mesmo?
    uhauhauhauhauhahua

  • 4 É BRINCADEIRA! // dez 19, 2008 at 10:39 AM

    é uma Bricandeira mesmo, os Brasileiros ja estão acostumados com as palhaçadas dos nossos políticos uma a mais ou a menos não ira mudar nada na cabeça do povo sobre o que pensa dos nossos políticos em todo Brasil.
    Um caso tão sério assim não deveria ter passado por este fechame, pois deixou os coitadinhos dos suplentes anciosos e depois decepcionou a todos. Tanto os deputados federais quanto os Senadores ja deveriam ter decidido este assunto muito antes e não deixar para última hora e ainda da forma que fizeram, isto foi uma verdadeira palhaçada com mais de 7.500 vereadores em todo o Brasil.
    =REALMENTE ISTO É UMA BRINCADEIRA=

  • 5 Maria G. M. // dez 19, 2008 at 7:46 AM

    Faço minhas as palavras do Heldrick, logo acima.

  • 6 andorinha // dez 18, 2008 at 2:11 PM

    A mesa diretora da Câmara dos deputados agiram em unânimidade.Não assinaram a proposta.Tem gente que ficou com a boquinha doce.

  • 7 Delegado // dez 18, 2008 at 2:10 PM

    Madeira o Presidente da Camara Chinaglia disse no Site da Camara que a Pec voltará a ser analisada pela Camara e se aprovada só terá efeitos para as Eleições de 2012. Ponto Final.

  • 8 Heldrick // dez 18, 2008 at 2:06 PM

    UFA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • 9 Delegado // dez 18, 2008 at 1:53 PM

    Parabéns Amigo Madeira, muito bem colocado por voce sobre a Pec dos Veraedores. Realmente a justiça foi feita, pois seria uma vergonha mudar as regras do jogo na calada da noite, nos apagar das luzes , prejudicando sensivelmente aquelas pessoas que não puderam se candidatar nas eleições de outubro, pois cada partido ou cologação só puderam inscrever 22 candidatos, se o número de vereadores fosse 17 seriam 34 candidatos. A Camra dos Deputados está de Parabéns. Agora para 2012 o numero de 17 vereadores para Varginha é Válido.

Deixe um Comentário