Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Nico Vidal

dezembro 1st, 2008 · 15 Comentários

nico_vidal.jpg Um homem cercado de história, fotos e textos por todos os lados. Com ele, é possível relembrar e visualizar qualquer fato ou personagem da história varginhense. Antonio Vidal de Carvalho completou 97 anos neste sábado. Clique no título para ler mais.


Filho de Alfredo Braga Carvalho e de Dona Maria Vidal de Carvalho, espanhola de Barcelona que, juntamente com os pais, João Vidal Mercadé e Antonia Vidal Caral, aportou na América por volta de 1894. Seu João, chegando a Varginha, trabalhou incansavelmente nas obras da construção da Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, nos anos de 1898 e 1899. Sua família sempre teve atuação proeminente na vida varginhense: Alfredo, seu tio, fundou em 1913 a Liga Operária Varginhense. Tão preocupado com a situação do operariado, criou, na Rua do Carmo, atual Silva Bittencourt, a Escola da Liga Operária. João Vidal Filho, outro tio, foi pedreiro que levantou casas e, depois como prefeito, construiu uma Varginha melhor. Uma de suas alegrias é ter trabalhado como tipógrafo nos jornais “O Capitólio” e no “Arauto do Sul”. Foi aí que brotou sua veia de escritor e fecundo cronista histórico. É formado em Ciências Contábeis pela FACECA, turma de 1975. Apesar de hoje, aos 97 anos, ter parte da visão comprometida, vai diariamente ao escritório de contabilidade. Ele diz que ainda consegue ler, mas somente durante parte do dia. “Quando escurece, à tarde, já não consigo ler mais nada”. O historiador Nico Vidal é casado com dona Maria José Salles de Carvalho(Dona Zezé) e pai de numerosa família. (Nota enviada pelo sempre atento leitor Dr. Carlos Cornwall)

Tags: Cultura

15 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Cont(ato) // jan 7, 2011 at 9:54 AM

    Imortal é o José de Alencar. Que Deus receba o Sr. Nico Vidal em seus braços.

  • 2 LAURO // jan 6, 2011 at 11:33 PM

    FALECEU HOJE 06/01/2011

  • 3 juca pitanga // dez 2, 2008 at 7:27 PM

    Só esqueceram de dizer que ele a vida toda não compactuou com a classe dominante da cidade nem da nação, tendo por isso pago um preço muito alto ao ser classificado como ” COMUNISTA COMEDOR DE CRIANÇINHA”.
    Naqueles anos de 64 em diante , onde muita gente boa que está ai mandando e desmandando ( no executivo, no legislativo e principalmente no judiciário) cresceu puxando o saco dos militares.
    O Sr. Nico Vidal , não. Sempre foi leal ao princípio maior da democracia: ” A LIBERDADE”

  • 4 maria rita // dez 2, 2008 at 6:35 PM

    Nota
    Onde lê: Alfredo, seu tio …………
    correto é: Alfredo, seu pai…..

  • 5 maria rita // dez 2, 2008 at 3:51 PM

    Nico vc é o melhor esta muito bom o esta pessoa fez sobre o nico(comentario)
    Como todos falam vc faz parte da historia de Varginha. Parabens Nico é o melhor.
    E nao se preucupe o que os outros estao falando:que a historia foi mal contada eles que nao sabem ler direito e nao te conhecem,as oraçaes nao sao obrigadas as estar em ordem,as omenagens do Nico nao ficaram para a familia porque sua esposa é uma pessoa muito querida que todos a amam,nao liga.
    Tem outras pessoas que adimiram muito sua historia.Parabens Nico.

  • 6 Curioso // dez 2, 2008 at 3:07 PM

    Quero também participar desta homenagem ao Sr. NICO, e estender à Dona ZÈZE, Alfredo, Maria Helena, Tereza, Maria Angela, Izabel, Lourenço, que me recebem tão bem em sua casa.
    Meu carinhoso abraço ao Sr. Nico, um grande beijo à Dona Zéze.
    Nico vidal faz parte e conta com riquezas de detalhes a história de nossa Cidade.
    Parabenéns do Carlinhos e Cacá Barreto.

  • 7 Isaleti Mari // dez 2, 2008 at 12:32 PM

    QUE BOM

    Eu entendi perfeitamente, é que precisa interpretação de texto, entendeu????
    Acho que não.

  • 8 O INTELIGENTE // dez 2, 2008 at 9:30 AM

    Dona Conceição, o senhor NICO VIDAL, ja foi homenageado por várias vezes na Câmara Municipal de Varginha, a senhora que esta desatoalizada, compareça até a Câmara e fique informada.
    E em todas as homenagens, ele fez questão de comparecer, e todas homenagen foram mais do que mercecidas.
    MAIS UMA VEZ PARABENZ SR. NICO VIDAL.

  • 9 Conceição // dez 2, 2008 at 8:14 AM

    Seu Nico Vidal é uma das pessoas que mais deveria ser referendado plso varginhenses.
    Quantas cidades por esse Brasil gostariam de festejar uma data como essa. Um homem que sempre contou a história de sua cidade e de seu povo completar 97 anos.
    Será que nossa solenta Cãmara de Vereadores leêm o Blog para fazer alguma homenagem a esse homem que representa o jeito de ser do povo varginhense.
    PARABÉNS AO GRANDE NICO ,DONA ZEZÉ ,ALFREDÃO,LOURENÇO,ISABEL E TODA FAMILIA VIDAL ,PESSOAS QUE ESTÃO SEMPRE DE BOM HUMOR .

  • 10 Cont(ato) // dez 2, 2008 at 6:49 AM

    Viche, até o Noé ia perdendo pro Nico Vidal, rssss! Na realidade o senhor Nico não faz parte da história de Varginha, ele é a HISTÓRIA.

  • 11 O INTELIGENTE // dez 2, 2008 at 4:11 AM

    Com ésta idade que foi colocada no primeiro texto, 907 anos, o senhor Nico vidal bate o record do homem mais velho do mundo e sem chance de alguem conseguir tirar ester titulo dele. Brincaderinha, o pessoal da redação do blog, errou, ao invés de colocar 97 anos colocou 907, isto é normal, pois é um simples erro.
    Mas de qualquer forma, parabens ao senhor Nico Vidal, pois não é qualquer pessoa que tem a chance de completar 97 anos de vida não, isto é uma dádiva de “DEUS”, pois ele tem que agradecer e muito por receber estas bençãos de “DEUS” de conseguir viver tanto tempo assim e ainda com saúde.
    PARABENS SENHOR “NICO VIDAL”

  • 12 ANALISTA // dez 1, 2008 at 7:09 PM

    Parabéns Nico!

    Vc faz parte da história de Varginha.

  • 13 Pedro Tostes // dez 1, 2008 at 7:06 PM

    Caramba. esse ai superou até a Dercy Gonçalves. 907 anos

  • 14 que bom // dez 1, 2008 at 6:10 PM

    Que história mal contada! Até agora não consegui enteder esse parentesco do Nico Vidal. Não sei se quem descreve não sabe colocar os elementos das orações na ordem certa, só sei que mistura personagens antes de acabar um assunto.
    As homenagens ao Nico Vidal ficaram para a sua família , já que ele aparece no final da história com sua esposa e seu escritório.
    Complicado, enh? Rssssssssssssssssssssss
    Gostei da foto………….

  • 15 Deus Amarelo // dez 1, 2008 at 5:38 PM

    ESTE É VELHO HEIN MADEIRA. 907 ANOS, TÁ QUASE DA MINHA IDADE. SÓ QUE EU SOU ETERNO.

Deixe um Comentário