Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: vista aérea da cidade em 1955

dezembro 12th, 2008 · 5 Comentários

memo_vista_parcial_1955.jpg A fotografia (clique nela para ampliar) nos mostra uma vista aérea parcial de Varginha no ano de 1955. No alto, à esquerda, as casas da Av. Major Venâncio, que também era conhecida como Rua Nova.Um pouco abaixo a antiga igreja Matriz do Divino Espírito Santo.A estação ferroviária aparece abaixo à direita com os imóveis no seu entorno ainda totalmente preservados.Bem em frente da estação o prédio onde funcionou na década de 1920 a Cervejaria Glacial Ártica, que fabricava a cerveja Glacial clara e escura e também o guaraná Futurista.Vemos também os três prédios mais altos da cidade: o Clube de Varginha, o Edificio Oswaldo Costa e o Edifício João Penteado de Barros (Casa dos Viajantes). A Casa dos Viajantes havia inaugurado o seu prédio com a presença do governador Juscelino Kubitscheck. No alto da foto, no centro, aparece o Colégio dos Santos Anjos, em formato de “L”.As casas, em sua maioria, possuíam janelas altas, no estilo colonial. Era comum as casas se interligarem, pelos quintais, onde havia muitas árvores, sendo a jabuticabeira a principal. (Professor Afonso Paione e Marcus Madeira)

Tags: Geral · Memórias de Varginha

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Marçal Batista da Silva // nov 9, 2011 at 11:14 PM

    me lembro e atualmente sou proprietario da marca 507 tenho os maquinarios e pretendo reabrir logo.

  • 2 dalva sales // out 15, 2011 at 1:53 AM

    vcs se recordam do guarana : “quem bebe repete , guarana 507”, tao falado pelo “ze picuá” ???

  • 3 Neide Aparecida Moreira de Oliveira // jan 3, 2011 at 11:08 PM

    O bairro mais afastado acima da igreja seria o Nsa Aparecida, antigo matadouro? Agradeço se alguém tiver alguma informação sobre este bairro.

  • 4 Carlos Cornwall // dez 14, 2008 at 1:26 PM

    Há cada dia, o blog torna-se um espaço que deveria ser utilizado também por professores de história. Pois resgatamos com isso a própria geografia local(matéria que os professores costuma trabalhar nos primeiros anos de estudo).
    A foto aérea(linda), retrata alguns detalhes que podemos observar com cuidado e se possível com uma lupa, no lado direito da estação ferroviária, está estacionada uma Maria Fumaça(em frente ao antigo Botafogo). Pros lado da vila floresta,observamos que haviam poucas casas. O Fórum antigo(hoje Juizado) já demonstrava a importância da Comarca. O Clube de Varginha e o Edificio Oswaldo Costa, provavelmente eram os prédios mais altos da época, juntamente com o da Casa dos Viajantes, que pela foto mostra um em linha reta com o outro.
    Belo registro cultural,histórico e geográfico.

  • 5 Miro // dez 14, 2008 at 5:48 AM

    Neste ano devia ser muito bom viver em Varginha, pois não existiam tantas malas como hoje. Com relação aos patrimonios, a matriz era linda e não devia ter sido mudada p/ aquele caixote horrendo e a estação ferroviária era mais bem cuidada do que hoje… bela foto!

Deixe um Comentário