Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Feliz Ano Novo

dezembro 31st, 2008 · 16 Comentários

blog_do_madeira_novo.jpg

Quarta-feira (31/12/2008): de 14 de dezembro de 2007 até agora (19h30), 120.396 pessoas entraram no blog. O número de acessos varia de 3.000 a 10.000 por dia. Diariamente são moderados 150 comentários.

Quem diria, passou o primeiro ano do Blog. Conseguimos coberturas bacanas e inéditas. No dia da eleição, 12.572 pessoas acessaram o blog. Foram 20 posts com fotos, resultados, opiniões, tudo em cima da pinta. Na diplomação foi feita a primeira cobertura ao vivo on line de Varginha, com direito a fotos e entrevistas com o prefeito, vice e vereadores eleitos de Varginha. O mesmo aconteceu dois dias depois, durante o anúncio do secretariado do prefeito eleito Eduardo Corujinha. Enquanto ele anunciava os nomes, o blog colocava no ar com trechos do discurso de Eduardo Carvalho. Agora mesmo estou perdido no meio do mato (Carmo de Minas, na fazenda), postando este testamento com o mini-modem Tim Web.

Mas o blog não é só política. É história, com a coluna Memórias de Varginha, que contabiliza, até agora, 105 matérias sobre a cidade. Grande parte foi fornecida pelos próprios leitores.

Ao todo são 25 canais, com matérias específicas sobre cultura, lazer, meio ambiente, gastronomia, polícia, responsabilidade social, turismo etc.

Os leitores também participam em outro canal útil e democrático: Você repórter. Já mostramos buracos na rua, registro de ocorrência no pronto-socorro em plena madrugada, acidentes, ruas interditadas em horário comercial (o que é proibido pela legislação municipal), atendimento demorado em repartições municipais, estaduais e federais.

Leitor conseguiu reaver o carro zero quilômetro por intermédio do blog. Leitora reencontrou uma parente que não via há muito tempo pelo blog. Internautas viram vídeos de artistas que se apresentaram na região.

Leitores de outras cidades, estados e países acompanham o blog, em busca de notícias de Varginha. Em Jundiaí, por exemplo, vários varginhenses que se mudaram por causa da CBC, lêem o blog diariamente. Leitores enviam e-mail da França, Espanha, Portugal, Itália, Estados Unidos. Na maioria são varginhenses que se mudaram, matam a saudade e ficam atualizados pelo blog.

Nesse primeiro ano o blog cooptou colaboradores como o cartunista Paulo Antonio, o professor Afonso Henrique Paione, o cineasta Braz Chediak, os enxadristas Rúber Ladeira e Gilmar Machado, o advogado especializado em Direito do Consumidor Carlos Sérgio Cornwall, o advogado Antonio Adilson, o jornalista tricordiano Carlos Edyl, o poeta Aníbal Albuquerque, os instrutores da En Theos Cida Silva e Zener. Para 2009 já há outros nomes confirmados para acrescentar mais conteúdo ao blog.

Mas os principais colaboradores são os leitores do blog. Nomes e pseudônimos como Cont(ato), Pirijaca, Deus Amarelo, Jorge Marçal, Luiz Paixão, Antonio Adilson, Cassiano Maçaneiro, Mephistofelis, Paola Diniz, Peso Pesado, É Pacabá, Maria G.M. (que posta comentários de personalidade sem perder a educação e coerência), Assessor, e-leitor, Olimpico, Miro etc. Em alguns momentos o blog teve que puxar a orelha de alguns leitores pelo excesso. Tive que ouvir, também, de pessoas que se sentiram ofendidas. Foi o primeiro ano, em que estão sendo feitos ajustes para moderar os comentários. A primeira ação foi criar regras para o blog. Para 2009 provavelmente será criado um conselho de moderadores, com representantes da Prefeitura, Câmara, Judiciário, MP, OAB, ACIV etc.

Eu não iria citar nome de ninguém, pois sempre periga esquecer alguém. Mas seria covardia não citar o nome do competente webmaster Rogério Galanti, dos amigos Júlio Brito, Henrique Avellar e Mirella Penha, do Leandro Motteran (Lobão), Binho e Farruki Petrin, professores Lydia Maria Braga Foresti, Stefano Gazola e Evans Filgueira, o advogado Vicente Loredo (Dominium), o presidente da OAB Gustavo Chalfun, a equipe da Via Minas Mídia Exterior, o Cláudio Baiano (Livraria e Distribuidora de Livros Boaventura), Paula e Mário do Cine Master, Márcio Borges (Varginha On Line) e Anselmo Delfraro (Clube de Varginha), Maurinho, Mauro (pai) e Paulo Brito, Aloysio Ribeiro de Almeida, Nereida Avellar e Caíque Fortes (Associação Comercial), Benedictus Nicacius (Jornal Sul de Minas), do Galvão, Júlio e toda a equipe da Vanguarda FM (onde tenho uma participação semanal sobre política), Hélder Juventude, Edna e Alexandre Batatinha (Tim), Marco Antonio (Colégio Marista), Júlia Eugênia (Fundação Aprender), do repórter-fotográfico Alex Chereze.

Da secretária da Administração (até meia-noite) Paula Andréia (o tanto que eu enchi o saco dela esse ano), do prefeito Mauro Teixeira e da primeira-dama Geisa, dos competentes jornalistas Estela Torres, Lucionir dos Santos e Carla Beraldo (sempre atenciosos quando eu precisava confirmar alguma informação).

Do prefeito Mauro Teixeira guardo o mais valioso conselho para a profissão de um jornalista, dito para mim durante minha formatura. Apesar de muita gente achar que a gente não se bica, vejo nele um self-made man, que mudou a forma de fazer política em Varginha.

Dos candidatos a prefeito e vice de Varginha que, na medida do possível, sempre falaram com o blog, mesmo na correria da campanha eleitoral.

Do jovem Bruno Melo, que fez uma comunidade no orkut para o blog, olha só.

E das inúmeras fontes que, por vários motivos, pedem para continuar no anonimato. Vem deles a principal matéria-prima para o conteúdo do blog.

Principalmente, da Henisa e Matheus. Afinal, existe família mais compreensiva do que aquela que vê o marido/pai chegar às 21h em casa, comer alguma coisa e ir para o computador? Vai ter paciência.

Nesse primeiro ano, o blog já se incorporou à rotina das pessoas. Inúmeras pessoas chegam para mim e contam que o blog virou referência nas conversas no clube, em casa, no futebol. Um advogado que não tem intimidade nenhuma com informática , aprendeu a mexer na internet graças ao blog. “Todo dia eu chego em casa e ligo o computador da minha filha pra ver o que tem de novo no blog”.

Agora já tá bom, deixa eu tomar uma cerveja. Boas festas para todos. Amanhã tem a cobertura da posse do prefeito, vice e vereadores, a partir das 18h.

A Coluna do Madeira existe há 10 anos no Jornal Sul de Minas. 2008 foi o primeiro ano da coluna na internet. Foi bom. 2009 vai ser muito melhor.

timweb.jpg

Tags: Geral

16 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Pirijaca // jan 4, 2009 at 5:38 AM

    Madeira, gostaria de parabenizá-lo pelo imenso sucesso do blog cujo ponto de maior destaque, na minha opinião, é a imparcialidade. Esta imparcialidade deve ser tomada como exemplo por toda a imprensa de Varginha que, infelizmente, não procede assim. Parabéns e muito obrigado pela lembrança.

  • 2 Ald Barra // jan 3, 2009 at 7:05 PM

    O juca pitanga, o cara lá do Titanic disse que ninguém afundaria aquele navio nem Deus. Num é que o navio afundou…

  • 3 e-Leitor // jan 3, 2009 at 8:20 AM

    Madeira, Feliz 2009! Obrigado tbm pela citação.
    Ouvi dizer outro dia que a mídia escrita (jornal em papel) despencou e ainda vai despencar muito daqui prá frente.
    E em Varginha, o blogdomadeira é um ícone em informação, entretenimento, política, cultura, interatividade e utilidade pública. A cada dia cresce o número de acessos e é uma excepcional oportunidade para a publicidade local. O jornalista e advogado Marcus Madeira é hoje, sem exagero, além de brilhante jornalista, o promotor e responsável pela ajuda do desenvolvimento de Varginha e Região. Parabéns ao Blog! Parabéns aos Blogueiros! E chega de “rasgar a seda”, (10% viu Madeira? rs.) e que venha 2009.

  • 4 Juca pitanga // jan 2, 2009 at 11:08 PM

    Quando o Reporter Tim Lopes, fazia suas reportagens nas favelas cariocas( fato que levou a sua morte), algo que chamou a atenção de todos foi o pregão no meio da rua, onde menores anunciavam a todo pulmão” Pó de 5, Pó de 10″ etc.
    É lamentável, mas presenciei um pregão destes aquí em Varginha, na esquina da Rua N. Sª Aparecida com Rua Santa Terezinha, no Bairro Catanduvas. Claro que o pregoeiro só respondia que mercadoria tinha após abordado, por carros e motos.
    – Dizia ele, bucha de cinco, bucha de 10, sem o menor constrangimento com os transeuntes , no meio da rua em pleno dia.
    Esses pivetões são freguezes contumazes da polícia que não dá trégua no bairro, mas são detidos pela manhã e soltos a tarde.
    Assim não dá. Até adquirirem maioridade, já venderam muita droga ou já fizeram coisa pior, se ainda estiverem vivos.
    A coisa tá feia no Catanduvas.

  • 5 Juca pitanga // jan 2, 2009 at 3:47 PM

    Peso Pesado,

    Igualmente o caso Bateau Mouche, muitos outros casos mofam nas prateleiras dos Foruns pelo Brasil afora.
    Aquí mesmo em Varginha, você já viu algum caso de erro médico ser julgado em menos de cinco anos, quando são julgados.

  • 6 Juca pitanga // jan 2, 2009 at 3:42 PM

    Madeira,
    – No show de Mazinho Quevedo, ontem na Fonte, um dos locutores do evento se entusiasmou no quesito, puxa-saquismo , e disparou esta, estaremos na prefeitura pelos próximos 4, 8 , 16 , 36 anos.
    Não sei se isto é um desejo isolado ou expressão da vontade de um grupo.
    Fiquemos atentos!!!

  • 7 Pablo // jan 2, 2009 at 1:15 PM

    Madeira, o bom jornalista é aquele que consegue vislumbrar os dois lados das noticias sem se deixar influenciar como um arauto.
    Seu Blog é pioneirismo puro, todos somos um pouco políticos, parabéns.

  • 8 zé do prego // jan 2, 2009 at 9:21 AM

    Madeira, parabéns pelo trabalho e pela pessoa amiga que você é. Que este ano, Deus possa estar sempre com todos nós e nos iluminar. Deixo aqui um abraço fraterno e amigo a todos os blogueiros e leitores de sua coluna, lembrando que as divergências são apenas causas e situações momentaneas. Se me permitirem, quero continuar opinando sobre os acontecimentos da cidade. Agora com o Corujinha, vamos começar com o “Pé” direito. Abraços a todos.

  • 9 Cont(ato) // jan 1, 2009 at 9:03 PM

    Tá bom, mas não é Pacabá com os outros não, viu?

  • 10 É Pacabá // jan 1, 2009 at 6:59 PM

    Obrigado Madeira, por me citar como colaborador do seu blog. Acho que não mereço, mas me senti orgulhoso. Espero que nesse ano novo, eu possar fazer comentários e opinar com mais coerência e responsabilidade. Feliz 2009 para todos nós.

  • 11 Peso Pesado // jan 1, 2009 at 6:45 AM

    NEM TUDO É FESTA NA PASSAGEM DO ANO-20 ANOS A ESPERA DE JUSTIÇA
    Descrença marca famílias de vítimas do Bateau Mouche
    Agência Estado
    Sem atos públicos ou manifestações. Dessa forma os parentes das vítimas do Bateau Mouche, que afundou no réveillon de 1988, deixando 55 mortos, vão passar a noite de hoje, que marca os 20 anos da tragédia. “O nosso silêncio não é um protesto deliberado. Reflete o cansaço que sentimos, a descrença na nossa Justiça, que é lenta e favorece a impunidade”, disse Bernardo Amaral, que perdeu a mãe, a atriz Yara Amaral, e a avó Elisa no naufrágio. Duas décadas depois do acidente, apenas uma família foi parcialmente indenizada. Um dos processos chegou a ficar parado por dez anos.
    Por 12 anos, Amaral presidiu a associação que reunia os parentes das vítimas do naufrágio. A Associação Bateau Mouche Nunca Mais foi criada inicialmente para dar suporte às famílias de garçons e funcionários do barco.
    O grupo decidiu encerrar as atividades há cinco anos. A justificativa é de que a demora judicial desmobilizou os integrantes. Alguns processos do Bateau Mouche ainda estão em primeira instância, 20 anos depois.

  • 12 Otávio // jan 1, 2009 at 2:15 AM

    De 12 a 30 dias chegariam a 120 mil e tantos acessos. A conta não está errada para 1 ano?

  • 13 Peso Pesado // jan 1, 2009 at 1:06 AM

    Valeu por ter lembrado do Peso Pesado e já começo o ano provocando o pensamento do povo.
    Na capital Boa Vista (Roraima), os 13 vereadores vão receber salário de R$ 3.500.

    Em varginha recebem R$2.000,00 há mais.

    Dá para entender?

  • 14 Miro // dez 31, 2008 at 9:02 PM

    Já que lembrou de mim no comentário acima, feliz ano novo e que tenha muita saúde e saco pra me(nos) aguentar no ano vindouro, abraços…

  • 15 Maria G. M. // dez 31, 2008 at 8:27 PM

    Madeira, obrigada!
    Seu blog é um espaço e uma terapia. rsrsrs
    Que possamos contar com ele por muito e muito tempo, visando contribuir para um mundo melhor a começar por nosso proprio e nao pequeno espaço, a amada Varginha.
    Que daqui possam surgir e ampliar-se idéias mis, debates construtivos , possiveis de tornarem-se reais, inspiradores, etc.
    Que venha 2009, com mais paciencia da familia , carinho e colaboraçao dos blogueiros e muitos, muitos sonhos, porque o sonhar move o mundo e Deus ainda nos concede essa graça.
    Parabéns! Feliz ano novo a todos os blogueiros companheiros de sonho.

  • 16 Rogério // dez 31, 2008 at 6:41 PM

    Cara, que honra ser citado entre os tantos que te ajudaram a concretizar esse projeto. Lembro dos primeiros esboços, das primeiras “versões” até chegarmos no que está hoje. Mas de nada adianta a parte técnica se o conteúdo não for bom. E nisso, você mostra a cada dia que o que parecia bom pode ser aperfeiçoado e se tornar melhor. Parabéns pelo blog, pela imparcialidade e pelo profissionalismo. Atualizar um blog é fácil. Gerar um conteúdo de credibilidade como você faz é que realmente é tarefa para poucos. Quem convive com você sabe o trabalho que é manter isso atualizado. Um grande abraço prá você, prá Henisa e pro Matheus. Que 2009 seja prá você, em realizações, saúde e prosperidade muito mais do que foi o ano de 2008.

    Grande abraço meu amigo, de todos aqui de casa: Rogério, Flávia e Maria Fernanda.

Deixe um Comentário