Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Engarrafamento

dezembro 29th, 2008 · 20 Comentários

buracos_ruas.jpg

Vira e mexe surgem críticas e palpites sobre o trânsito de Varginha. O blog está longe de ser especialista em tráfego e trânsito, mas tem uma sugestão. Antes de tudo, melhorar as marginais (paralelas à Princesa do Sul, Major Venâncio etc.). E isso não significa apenas tapar os buracos (foto), mas também reduzir os desníveis. Passe por trás do cemitério até o Jardim Andere. Além dos buracos, há vários calombos na pista. Isso desestimula o motorista que prefere usar as avenidas principais, mesmo que leve mais tempo. O raciocínio, apesar de comodista, não deixa de ter um fundo de lógica. “Pago imposto, prefiro usar a rua que tem menos buracos, mesmo que isso signifique engarrafamentos”.

Arrumadas as marginais, e construída a avenida que vai ligar a Faceca ao Contorno, aí sim inicia-se uma campanha para incentivar o uso dessas ruas.

Tags: Geral

20 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Felipe // jan 12, 2009 at 9:22 AM

    Bom, felizmente colocaram as placas indicando o aeroporto e a BR381 no trevo da avenida do Contorno.

    Quero deixar aqui o agradecimento, e elogiar também (pois aqui não pode ser somente criticas), a sinalização da rodovia 491, esta boa, com as faixas e as placas indicando curvas, acessos, velocidades, etc. Só espero que dão a devida manutenção no mato para as placas não sumirem.

    mas… a avenida José Ribeiro Tristão continua caótica.

  • 2 carlos augusto // jan 1, 2009 at 10:01 AM

    ta tudo ruim, mas o pior local sem duvida, é a rotatoria em frente ao cemiterio, costumo passar ali a pé mas tenho medo, já avisei minha familia, se eu morrer ali, pode enterrar logo….

  • 3 Antonio Adilson // dez 31, 2008 at 7:52 AM

    Para melhorar o trânsito precisamos de boas idéias mas também de investimento. O atual prefeito (até meia noite) não investiu nada em engenharia de tráfego. Façamos votos que o Corujinha dirija suas atenções para esta área, senão daqui uns tempos ficará impossível andar de carro na city.

  • 4 Fabiana // dez 30, 2008 at 6:07 PM

    A DUPLICAÇÃO DA CONTORNO FOI FEITA SÓ PARA CARRETAS E CARROS DE FORA. O PEDESTRE DE VARGINHA FICOU NA MÃO, SEM PASSARELA, TENDO QUE PULAR A CERCA PARA IR DE UM LADO AO OUTRO.
    SEM CONTAR QUE O MATO JÁ TAPOU AS PLACAS DE SINALIZAÇÃO
    E O PORTAL QUE COISA HORRIVEL-MAL SINALIZADA.
    MUITO POUCO POR UMA OBRA DE MAIS DE 16.000.000,00-DEZESSEIS MILHÕES DE REAIS.

  • 5 Felipe // dez 30, 2008 at 12:01 PM

    Varginha esta mal sinalizada na questão de direcionamento de certos lugares.
    Quem vem de Èloi Mendes chega ao trevo da Avenida do Contorno não tem orientação pra onde fica a Fernão Diasm ou seja, não há placas que indicam se seguir para o lado direito (para quem chega de Eloi Mendes em Varginha), e nos dois sentidos do trevo do aeroporto não há indicação para o aeroporto, até que tem, mas a placa esta no meio do trevo. Assim o motorista bem em cima da hora pode frear bruscamente para entrar na avenida José Ribeiro Tristão.

    Não sei o porque ainda não colocaram semáfaros na rotatória do cimitério municipal.

  • 6 Thiago Rodrigues // dez 30, 2008 at 9:39 AM

    Infelizmente é necessário fazer algo urgente pelo nosso transito

  • 7 MARIA // dez 30, 2008 at 6:34 AM

    Com a duplicação da Av do Contorno a Av Plinio Salgado teve um aumento enorme no fluxo de veículos, e esta afundando em vários lugares se não tomarem providencias em breve algo de muito grave irá acontecer.

  • 8 Zé Brasil // dez 29, 2008 at 9:22 PM

    Õ Loco meu: isso é que é sacanagem na foto. A foto mostra um buraco que fica há uns 100 metros mais ou menos do Homeros Bar-Novo Bar do Homerinho(Vide o Prédio que aparece na esquina-lado esquerdo).
    Alguns detentores do Poder passam por lá, portanto quem sabe antes do ano acabar esse buraco esteja tapado.

  • 9 Afonso Henrique // dez 29, 2008 at 8:33 PM

    Em tempo: não sei se é impressão minha mas a avenida que está sendo construída nos fundos do Canaã e Novo Horizonte não segue uma linha reta(ou pelo menos um traçado com curvas suaves) e é toda sinuosa, desviando e contornando as casas e terrenos existentes no local…

  • 10 Afonso Henrique // dez 29, 2008 at 6:39 PM

    Muito bem lembrado Madeira. O novo prefeito deve ter em mente que o trânsito de Varginha vai precisar de muito mais que pinturas no asfalto e placas de sinalização. Necessita de investimento maciço, gente altamente especializada e obras ousadas e que até contrariem interesses de particulares (leia-se DESAPROPRIAÇÕES).
    Senão o caos (que já existe) vai inviabilizar tudo.
    Existia na época do arquiteto Otávio Gontijo como Secretário de Obras um projeto de uma avenida que começava ao lado do Hotel Globo, onde é o estacionamento do Marista, passava pelo Ginásio (que ainda não existia), cruzava a av. Benjamin Constant, cruzava a pista de atletismo do VTC, contornava a FACECA e pelo Novo Horizonte chegava até a av. do Contorno. Neste caso eu concordo que poderia aliviar o trânsito. Uma avenida projetada com largura constante do início ao fim.
    O que eu ainda não consegui entender é como esta avenida que está sendo construída no fundo do Novo Horizonte vai desafogar o trânsito. Simplesmente porque não existe por ali rua condizente com a avenida que está sendo criada.
    Melhor explicando, vai ficar aquele afunilamento tipo como ocorre na Vila Paiva, passando pela Prefeitura, ou no N. S. Aparecida, perto da estação da Copasa. Começam como avenida e depois viram beco.
    Pensem senhores: a resistência de uma corrente depende do elo mais fraco. Se eu estiver errado por favor me corrijam.

  • 11 Leitor // dez 29, 2008 at 5:19 PM

    Interessante, Madeira! Esse trecho que vc citou é muito usado mesmo! Acho que vc deveria aprofundar essa matéria, como na coluna d´O Estado de São Paulo, em que motoristas reclamam sobre ruas esburacadas, caminhões ou carros parados em local proibido, etc. Veja por exemplo aquela segunda faixa feita em frente ao supermercado Delacasa da Benjamin Constant. Muitos param ali e atrapalham quem vai virar para a Vila Martins / Bairro de Fátima e quem vai seguir para o centro. E nunca tem guarda municipal pra isso. Outro ponto que foi bem feito é em frente a Finasa, tambem com 2 faixas. Acontece de ter veículo parado na faixa da direita, atrapalhando quem vai virar para a Vila Pinto e quem vai subir o VTC. Você poderia abrir para os leitores enviarem fotos de ruas e avenidas malditas.

  • 12 Miro // dez 29, 2008 at 4:59 PM

    Uma vez alguém de dentro da Secretaría de Transito me disse que a avenida José Ribeiro Tristão só iría tomar jeito quando tivesse um acidente sério, pois ela(pessoa) disse que tinha conversado com o pessoal dos armazens que margeam a avenida e ninguém não tava nem aí, então Felípe, fazer o quê? se a dona da criança(secretaría) lavou as mãos, pra quem vamos queixar?

  • 13 Dr. Simplicio // dez 29, 2008 at 4:02 PM

    Prezado Madeira,

    Gostei muito da sugestão…
    Varginha precisa de obras viárias para desafogar o nosso trânsito que está cada vez mais caótico.
    Uma operação tapa buracos é urgente para restabelecer pelo menos a possibilidade de trafegar.
    Acrescentaria uma imediata melhoria no transporte coletivo abrindo licitação para novas empresas, baixando o preço da passagem, bem como adotaria em Varginha, de imediato, o transporte alternativo através do cadastramento de vans, gerando novos empregos na cidade.
    Por fim, criaria a TranVarginha com a finalidade de disciplinar e monitorar o trânsito…
    Vamos lá meu amigo Corujinha… A população pede, espera e requer a solução para o nosso trânsito, o mais rápido possível.
    Pensamos que colocando em prática as sugestões ora postas, a situação melhora bastante…

  • 14 Diego Gazola // dez 29, 2008 at 3:47 PM

    Mais que solucionar o gargalo do tráfego de veículos é criar soluções para que os pedestres possam se deslocar, com segurança.

  • 15 Engenheiro de Tráfego // dez 29, 2008 at 3:29 PM

    A linha de trem que passa em Varginha está desativada.

    Imagina uma avenida que começaria na Av. Celina Ottoni até o Alto da Vila Paiva.

    Esta avenida passaria pelos bairros Jardim Andere, Ozanan, Vila Floresta, Centro, Vila Ipiranga, Vila Flamengo, Vila Mendes, Campos Elisios e Vila Paiva.

    Sem contar que essa avenida seria acesso para vários bairros.

    Tá na hora de colocar a mão na massa!!! Linha de trem passando em perímetro urbano não se usa mais!!!

    Lanço essa idéia ao Chefe de Trânsito! Afinal cadê ele?

  • 16 Laura // dez 29, 2008 at 2:35 PM

    Gostaria de chamar a atenção também para o perigo que há na esquina do Colégio Industrial com a Francisco Navarro.Poderia colocar um semáforo para o motorista que sai desta via, sentido Parque Ozanam. Alunos e Professores do Colégio Industrial agradecem!!!!!

  • 17 Juca Pitanga // dez 29, 2008 at 1:03 PM

    Sabemos que em época de chuva é complicado fazer tapa buraco, mas deve-se fazer um esforço para trabalhar em horários que não atrapalhem o tráfego.
    Fachar qualquer faixa de rua nas proximidades do VTC em horário de pico , causa um transtorno danado, e no horário que passei por lá antes do almoço, não tinha nenhum Guarda Municipal orientando o trânsito.
    Isto é uma questão de planejamento. Em algumas cidades do porte de Varginha para maior, este tipo de serviço é feito de madrugada.
    Não custa nada tentar!

  • 18 Maria G. M. // dez 29, 2008 at 12:43 PM

    Realmente, o trecho que se estende entre o cemitério e a antiga concessionária Ford , formam um verdadeiro funil onde o trânsito não flui a contento.
    De nada adintará corrigir tempo dos sinais.
    A alternativa mais cara e improvável seria alargar a rua(mas quem teria peito e dinheiro para tal?)
    Resta , então, acatar a sugestão postada aqui. Se os ônibus e desconhecedores das alternativas não podem deixar a via principal, que o façamos nós, porém que isso seja feito com um pouco mais de dignidade, menos buracos, desníveis, sinalização adequada, como proposto.
    O trânsito tem que ser olhado em toda sua plenitude.
    Parabéns por iniciar tão importante discussão.

  • 19 luiz rodrigo // dez 29, 2008 at 12:19 PM

    madeira parabéns, acho que você deveria ser o novo secretário de transportes de varginha, você leva geito e sua sugestão é algo que deveria ser estudado a fundo pois trafego nas citadas por você todos os dias, e concordo quanto o seu raciocínio.

  • 20 Felipe // dez 29, 2008 at 11:09 AM

    Aproveitando, vou freqüentemente ao aeroporto e não acho correto as empresas daquela região permitir que carretas e caminhões fiquem parados dos 2 lados da avenida José Ribeiro Tristão. Existe placas de um lado que é proibido estacionar e para, mas os caminhoneiros não respeitam, estacionando do lado que é proibido deixando um corredor que só passa um veículo de cada vez. A guarda municipal esta ai, e ela deveria estar fazendo algumas rondas, pois é estressante você estar acabando de sair de um corredor de uns 500 mts e quando chega a curva há uma carreta que tem que prosseguir pois não dão ré, dai temos que voltar de ré para o caminhão passar, e uma outra reclamação e que carros passam na avenida a mais de 80 KM ou mais, e naquela localidade a casas residenciais e um movimento consideravel de pessoas na avenida, também acho ruim a avenida não ter calçada, obrigando os moradores a estar passando pela rua.

Deixe um Comentário