Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: Praça Champagnat na década de 30

novembro 4th, 2008 · 5 Comentários

champagnat_decada1930.jpg Esta foto, sem data, provavelmente do final da década de 1930, em minha opinião é impressionante e magnífica. Ela mostra no alto, à direita, a Igreja do Rosário, onde atualmente é o salão nobre do Varginha Tênis Clube. Os onze automóveis (Chevrolet’s, Chrysler’s e Ford’s), a maioria fabricada na década de 30, nos dão uma pista da data. Indicam também que algum evento importante estava acontecendo no Colégio Coração de Jesus. Esses carros reunidos na praça deveriam representar uns vinte por cento ou mais da frota automotiva varginhense na época. E observem as pessoas reunidas no alto da praça. A praça Champagnat inicialmente era uma continuação da av. Ruy Barbosa, depois chamou-se praça Doutor Módena e finalmente teve seu nome trocado para Champagnat. (Professor Afonso Paione)

Tags: Memórias de Varginha

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Marcelo // nov 7, 2008 at 6:15 AM

    Caro Afonso,

    Obrigado pelas informações. Sem passado não existem presente e futuro. Pena que poucos se importem nos dias de hoje com a memória da comunidade. Temo pelo futuro.

  • 2 Afonso Henrique // nov 6, 2008 at 4:56 AM

    Marcelo, o colégio chamava-se inicialmente Ginásio Municipal de Varginha. Em 1917/18 quando os irmãos maristas assumiram a sua direção passou a chamar-se Ginásio do Sagrado Coração de Jesus e depois Colégio Coração de Jesus, permanecendo com este nome até 1976. Parece que a escola estadual herdou o nome quando os maristas deixaram Varginha, também em 1976. Só recentemente, de novo sob a direção marista, é que o colégio passou a chamar-se Colégio Marista de Varginha.

  • 3 Marcelo // nov 5, 2008 at 4:52 PM

    Prof Afonso: Parabéns pela foto. Gostaria de questionar o seguinte: antes de se tornar uma escola estadual o Colégio Marista tinha o nome de Coração de Jesus? Isso gerou uma discussão aqui em casa…

  • 4 Peso Pesado // nov 4, 2008 at 10:02 AM

    Beleza de Foto Madeira, alguém deveria dar a original de presente para aquele Senhor Puxa Saco do PT, que dias desses falou que Varginha era AM e DM,antes do Mauro e Depois do Mauro. Taí uma prova de que nos anos 30 Varginha já era dinâmica e vai renovando, mudando cabeças, mas respeitando quem já fêz muito pela cidade. Viva nossos antepassados e os que virão.

  • 5 Maria G. M. // nov 4, 2008 at 8:07 AM

    Belíssimo e importante documento.
    È preciso refrescar a memória de quem a conheceu assim e informar às novas gerações sobre um mundo desconhecido e que jamais retornará.
    Mais uma vez, parabéns pelo trabalho de resgate e conservação.

Deixe um Comentário