Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Festival de Cinema de Varginha

novembro 25th, 2008 · 30 Comentários

festival.jpg Termina nesta terça-feira (25) o 7º Festival Nacional de Cinema de Varginha. Na foto, o presidente do evento Marcelo Nascimento; o vice-prefeito e prefeito eleito Eduardo Carvalho (PT); a vencedora da Categoria “Curtas de Animação” com o Curta “Jogo do Amor” Cláudia Avilla (RS); e o ator de Malhação Victor Ferreira. O festival é realizado com apoio das leis de renúncia fiscal de Varginha e do Estado.

Tags: Cultura

30 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Ricardo Camargos // out 9, 2009 at 5:08 AM

    Madeira, embora antigas, estava lendo o que as pessoas comentaram nesse scrap, acho q as pessoas estão indignadas e essas tantas queixas precisam ser ouvidas e merecem espaço jornalistico sério para serem debatidas… use sua veia investigativa para sanar o desejo de justiça implicito nesses comentários e dar vasão a esse debate… é o que seus leitores esperam de voce

  • 2 camargo // dez 4, 2008 at 7:27 AM

    MEUS AMIGOS….O FATO IMPORTANTE É QUE CADA DIA QUE PASSA PROJETOS BONS ESTAO SENDO ABAFADOS EM TROCA DE OUTROS COMO DE ESPORTE, E VERBAS ALTISSIMAS PARA ESTE FESTIVAL DE CINAMA QUE TROUXE OS FILMES DE DVD…..AI ONDE ELE COLOCOU MAIS DE 50.000,00? NINGUEM DIZ MESMO E O PIOR TEM GENTE AI FAZENDO O MESMO TIPO DE EXIBICAO DE FILMES COM CUSTA INEFERIOR A MIL……TEMOS QUE REVER ESSA CULTURA VARGINHENSE….AFINAL O Q É CULTURA? TO DE SACO CHEIO..

  • 3 Pedro // dez 3, 2008 at 9:04 AM

    Ridículo este festival de porcaria ,cansa a gente e enche o bolso dele que se diz ator , varginha não tem nem cinema é uma vergonha !!

  • 4 e-Leitor // nov 28, 2008 at 4:48 PM

    Deus Amarelo para Secretário de Cultura!!!

  • 5 DEUS AMARELO // nov 28, 2008 at 12:49 PM

    Prezado E-leitor, continuo esperando respostas para as indagações que fiz acima… Por hora, o retromencionado “cineasta” que você fala só comprovou que gasta cada ano mais verba pública para fazer um “festival nacional” cada dia mais “secreto”. Só ele conheçe os números e os dividendos do negócio.

  • 6 e-Leitor // nov 27, 2008 at 11:19 AM

    Críticar o evento e o responsável por este, beira a sacanagem. Nós varginhenses precisamos valorizar nossa gente. Esse moço, o Marcelo Nascimento é bem corajoso e esforçado em atrair profissionais da arte cinematográfica para nossa cidade e região. Não participei do evento, logo não estou credenciado para falar nada a respeito do Festival. Mas não posso ver alguém tentar fazer alguma coisa boa pela cidade que eu aprendi a amar e ser tão criticado como foi aqui, não me contive. Verbas públicas para a cultura em Varginha ou em qualquer município devem ser fiscalizadas pelas entidades competentes. E se não houve a publicidade a fiscalização também irá atuar. Se o evento não é bom, penso que pode melhorar, quem bom! Marcelo Nascimento, o varginhense, nosso Cineasta, merece mais respeito e apoio. Ao menos o benefício da dúvida. Senão a gente vai dá espaço a mesmice provinciana que não faz ninguém crescer, impedindo iniciativas positivas como esta. Assim penso.
    Também concordo em partes com os colegas e sugiro por exemplo, que parte da arrecadação deste Festival de Cinema em futuras edições sirva por exemplo para a recuperação do nosso CINE RIO BRANCO. O Madeira poderia inclusive revelar os ganhadores, que os colegas não sabem e estão curiosos.

  • 7 Ivan José // nov 26, 2008 at 6:43 PM

    Pois é galera. E eu ainda tô com a mesma dúvida que a Mary.

    QUEM GANHOU OS ETs DE OURO?????

  • 8 Miro // nov 26, 2008 at 4:56 PM

    E por falar em cinema, quem é a moça na foto acima que está recebendo o “CORUJITO DE OURO”?

  • 9 Miro // nov 26, 2008 at 4:54 PM

    Vamos fazer do Melão uma arena de rodeio, isso sim é cultura… segura peãooooooo!!! e do Cine Rio Branco uma casa de forró igual aquela do Matadouro… gente deixa o meninão do cinema gastar dinheiro a vontade, pois a minha parte do imposto que eu gasto tá liberada, viu fofo! pode trazer a turma da Malhação, do Caceta e os Bofes de Elite (nóis merece).

  • 10 Marcelo // nov 26, 2008 at 11:12 AM

    gostei Heldrick…

    mas ninguém tem coragem de fazer isso…

    só de criticar sem assinar embaixo…

  • 11 Heldrick // nov 26, 2008 at 10:44 AM

    ao invés de ficar perguntando aqui, formaliza um pedido e protocola junto a prefeitura, camara, festival…na padaria da esquina…heheheh

    quem sabe alguem responde sobre a prestação de contas.

    trazer artistas famosos fica mais caro? já tão achando ruim trazer um baratinho da malhação…

  • 12 cassiano maçaneiro // nov 26, 2008 at 9:35 AM

    bem Deus Amarelo, por alguns metros a gente nao se enquadra mais na sua proposta…rsrs…quando iniciamos o nosso projeto com musica a ideia era atendermos a zona rural…..e era isso q acontecia, já q nosso publico era o da vargem para frente….isso a oito anos atras….mas faz uns 2 anos que a vargem até o jardim das oliveiras se tornaram zona urbana…rsrs…aí ficou dificil…rsrs

  • 13 Mary // nov 26, 2008 at 9:10 AM

    Esse festival é um absurdo mesmo! E parece que esse “cineasta” não faz nem questão de disfarçar que se trata de uma fachada para ele embolsar o dinheiro. Até o site é uma piada!!!! Alguém por acaso sabe quem são os vencedores?

  • 14 Maria G. M. // nov 26, 2008 at 9:06 AM

    Concordo com Assessor.
    Se há algo de podre, é porque alguém deixa acontecer.
    Aqui, muita gente já denuciou ( no meu caso considero o festival fraquinho, mas é melhor isso que nada).
    Cabe a quem é de direito e foi eleito para isso fiscalizar.
    Se houver erros, corrigi-los, se houver desvios, recuperá-los.
    O que não dá mais é fazer vista grossa e ver o dinheiro da cultura atender a um pequeno grupo.
    Só no Conservatório conseguiríamos muita gente boa para alegrar e difundir a cultura para a população em geral e não precisa tanto dinheiro assim.
    Ah, a pergunta do Deus Amarelo? Bem, todos sabemos quem deve respondê-la, só não sabemos quando o fará.

  • 15 assessor // nov 26, 2008 at 6:38 AM

    Enquanto isso…….. Se gasta milhares de reais, realizando “festival de fajuto de cinema” e engordando a conta bancária de suposto “cineasta”. Cadê e Câmara municipal, poder publico, quem for de direito para fiscalizar isso?

  • 16 DEUS AMARELO // nov 26, 2008 at 5:28 AM

    Meus filhos, Varginha não tem biblioteca nos bairros, não tem nenhum projeto cultural na zona rural, não tem Teatro Capitólio (ainda), não tem apresentação constante de bandas, o conservatório estadual de Música passa por necessidades, existem várias outras idéias, projetos e organizadores que trabalham seriamente com o tema CULTURA. A prefeitura dar dinheiro público para “cineastas tabajaras” assim. É um absurdo!!. Quero ver quem neste blog, consegue DAR RESPOSTA ao meu comentário lá em cima.

  • 17 Olimpico // nov 26, 2008 at 5:14 AM

    O festival de cinema tem apoio do prefeito e de toda a câmara de vereadores, certo? Essa informação procede?

    Ou algum vereador levantou algo contra?

    Poderiam substituir esse festival de cinema por outra atividade mais interessante, que proporcione retorno a população. Uma sugestão poderia ser ampliar atividades culturais que dão certo na cidade.

    Como o Francisco Silva citou acima, esse festival está desprestigiado.

  • 18 Cont(ato) // nov 25, 2008 at 4:45 PM

    Heldrick, em parte você tem razão. Tem de haver grandes eventos culturais na cidade, mas o festival de cinema tenho de concordar com eles, os pobres de espírito.E malandragem mesmo!

  • 19 Cont(ato) // nov 25, 2008 at 4:40 PM

    Ué, essa lei não foi o Leandro Acayaba quem criou? O COMIC foi idéia dele e o Prefeito apoia. Agora, quanto ao Festival e o tal, vocês estão certos.

  • 20 jorge marçal // nov 25, 2008 at 3:59 PM

    Olha, Heldrick, esse Deus Amarelo, mais parece, Vermelho… de fraiva. Num pode Deus!!! Vc – devia saber

  • 21 carlos augusto // nov 25, 2008 at 3:09 PM

    Sr Heldrick, não estamos criticando o evento, mas sim quem organiza e patrocina, cinema pelo que eu saiba acho que 99% da população gosta…ok

  • 22 carlos augusto // nov 25, 2008 at 3:07 PM

    concordo com voçe Ricardo, ator de malhação em festival de cinema, é brincadeira de mau gosto, precisamos de artistas de verdade, vou citar alguns : Fernanda Montenegro, Tarcisio Meira, Jose Wilker….e por ai vai

  • 23 Heldrick // nov 25, 2008 at 1:57 PM

    se não tem nada, o povo acha ruim, diz que varginha não investe nada em cultura.

    se tem alguma coisa, o povo acha ruim, diz que o dinheiro deveria ser investido de forma melhor.

    se faz coisa sofisticada, diz que o evento é feito só pra elite.

    se faz coisa popular, diz que é só pro povão.

    se faz alguma coisa e cobra da população acha ruim, diz que é obrigação do poder público.

    se faz alguma coisa e não cobra, acha ruim, diz que o poder público está gastanto dinheiro do povo.

    ou seja, aconteça o que acontecer, pode haver qualquer coisa, sempre terão os pobres de espírito pra criticar.

  • 24 Francisco Silva // nov 25, 2008 at 1:42 PM

    Ué, o “festival” já acabou ??? Nem sabia que havia começado… hé hé hé ! Fora a piadinha, reforço a LAVAGEM DE DINHEIRO que anda a Cultura em Varginha. Vejo apenas o Teatro do Colégio Marista movimentando culturalmente alguma coisa por aqui ! Poucos artistas e produtores realmente tem valor na cidade… como diz nosso amigo Bóris Casoy: “isto é uma VERGONHA !” Me respondam… alguém foi à este ridículo Festivalzinho de Cinema ??? Qto o Marcelinho Ronca’e’fuça arrecadou da NOSSA querida e amada Prefeitura ?

  • 25 luiz rodrigo // nov 25, 2008 at 1:05 PM

    madeira só pra dispertar a curiosidade dos caros colegas que aqui postarão comentarios acho que esse evento só serva pra enrriquecer o organizador
    pois quem lembra dele antes e depois do evento.pois eu me lembro antes o nosso presidente do festival andava à pé e nem sei onde morava pois agora até a ultima vez que eu o vi ele desfilava de fiat stilo,mora em um apartamento no prédio ao lado da loja cem.acho que o ministério público deveria sim intervim nesse evento e por as cartas na mesa pois alguém tá sendo beneficiado com esse dinheiro que é destinado pra cultura, cultura essa que fica privada a uma pequena minoria. até porque esse evento nem tem assim uma importancia relevante pra nossa cidade.vamos tomar alguma atitude população em relação a isso pois e nosso dinheiro que esta em jogo.

  • 26 Jose Reis dos Santos // nov 25, 2008 at 12:33 PM

    Você tem toda razão É PACABÁ. Esse evento, apoiado pelo SR PREFEITO é para gastar dinheiro público e fazer hipocrisia política.

  • 27 andorinha // nov 25, 2008 at 11:41 AM

    Faço das palavras de Deus Amarelo e Ricardo Almeida as minhas.Este “cineasta”precisa e deve prestar contas.Que coisa ridícula este festival.

  • 28 É PACABÁ // nov 25, 2008 at 11:23 AM

    Festival de cinema em Varginha a troco de que? Eca… Eta pessoas arcáicas. Podem até ficar bem na foto mas no filme… Uma porcaria dessas onde há dinheiro público investido. O que o povo de Varginha ganhou com isso? Nem na mídia Varginha está por isso. Se Varginha fosse divulgada nacionalmente por conta desse ¨festival¨ainda valeria alguma coisa. Mas cadê? Nem o povo da cidade fica sabendo direito, não fica sabendo ou não tem interesse. Se esse tipo de ¨festival¨é cultura, prefiro me manter ignorante.

  • 29 Ricardo Almeida // nov 25, 2008 at 10:56 AM

    kkkkkkkkkkkkkkkk ATOR DE MALHAÇÃO EM FESTIVAL DE CINEMA… KKKKKKKKKKK SÓ PODIA SER EM VARGINHA MESMO… VCS SABEM QUANTO GANHA ESSE ATOR PRA FICAR EM VARGINHA ALGUNS DIAS??? É DINHEIRO DO POVO INDO PRO BOLSO DESSE TIPO DE GENTE… ALGUÉM PRECISA FAZER ALGUMA COISA, INTERVIR NISSO…. NÃO É POSSÍVEL CONTINUAR USANDO DINHEIRO PUBLICO PRA FINANCIAR ESSE ESCANDALO…. MINISTÉRIO PÚBLICO PRECISA PRESTAR ATENÇÃO NISSO….

  • 30 DEUS AMARELO // nov 25, 2008 at 10:10 AM

    Meus Filhos, a pergunta é onde estão as prestações de contas do dinheiro PÚBLICO gasto neste evento em edições passadas? Quanto e no que o dinheiro efetivamente foi gasto? Quanto foi arrecadado? O que acontece com o lucro? Quantas pessoas foram atingidas com este projeto? Alguém pagou para participar, inscrições etc? O projeto é socialmente viável para os governos? A quem interessa fazer e patrocinar este evento? Será hora de reavaliar como se aprovam os projetos da Lei de Incetivo a Cultura?

Deixe um Comentário