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Direito do Consumidor

novembro 26th, 2008 · 1 Comentário

Como cliente, o que espero é ser bem atendido e ter os produtos ou serviços contratados na forma que combinei com o vendedor. Infelizmente não é assim que acontece. Em alguns casos uma conversa -às vezes ríspida- resolve o problema. Às vezes é preciso apelar ao Procon. Nada disso seria necessário se a transação comercial tivesse sido realizada à luz da ética e boa fé.
Para orientar os consumidores a evitar problemas dessa natureza, o Instituto de Pesos e Medidas (Ipem) realiza até hoje (26) o Programa do Consumidor Consciente em Três Pontas. Durante três dias, instrutores ensinaram como identificar propagandas enganosas, ética no consumo e proteção ao meio ambiente. Entre os palestrantes, o advogado varginhense especializado em Direito do Consumidor, Carlos Cornwall, que falou sobre Direito do Consumidor. O curso tem apoio do Ministério da Indústria e Comércio, Associação Comercial e Prefeitura de Três Pontas.

Tags: Economia · Utilidade pública

1 Resposta Até Agora ↓

  • 1 Carlos Cornwall // nov 26, 2008 at 8:25 AM

    Madeira valeu pela lembrança,mas cabe lembrar que o grande responsável foi o IPEM/MG Instituto de Pesos e Medidas de Medidas de Minas Gerais – IPEM/MG que realizou , pela primeira vez, o Programa Multiplicadores para o Consumo Sustentável no interior de Minas Gerais. Na manhã e tarde ontem cerca de 80 pessoas de todas as indades,incluindo estudantes,professores,empreendedores e público em geral ao entorno de Três Pontas(Boa Esperança/Santana/Guapé,Ilicinea e Coqueiral) com debates e exercicios em oficina.A intenção é disseminar a idéia de consumo consciente aos consumidores do interior de Minas, a fim de que saibam distinguir o que é necessário se comprar e o que comprar diante de um cenário de crise econômica.
    A abertura oficial aconteceu no dia 23(domingo), no Centro Cultural de Três Pontas(Milton Nascimento) com apresentação de músicos da orquestra sinfônica do município.
    Na segunda foram abordados temas como Saúde e Segurança do Consumidor, pelo instrutor da DIVIQ (Divisão de Incentivo e Orientação à Qualidade/INMETRO), Sidney da Silva Aride. com uma visita a um supermercado próximo ao local(ACIA), para orientação sobre a compra de produtos de produtos pré-medidos (aqueles pesados e embalados longe da vista do consumidor).
    No segundo dia, o módulo Direito do Consumidor foi defendido por mim com a proposta de orientar o público sobre seus reais direitos com base no Código de Defesa do Consumidor.
    Hoje, a bióloga Maria Helena Ribeiro aborda o tema Meio Ambiente: por que devo me preocupar? Também será pautada a palestra Comunicação Ambiental, dentro do módulo Publicidade e Propaganda.
    O objetivo do curso é que após a conclusão, os participantes se comprometam a adotar ações concretas de educação para o consumo sustentável, criando um plano de ação. “A disseminação de conhecimentos pode acontecer de diversas maneiras, seja através da realização de palestras, adoção de coleta seletiva pelas escolas.
    matéria foi registrada pelo Jornal Alterosa dessa quarta.

    Abraços
    Carlos Cornwall

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