Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Café

novembro 28th, 2008 · 4 Comentários

Desde que eu me entendo por gente, o café vive esse dilema. De um lado, o governo lança rotundas estatísticas oficiais. Do outro, o produtor reclama dos números superlativos e convida os burocratas para conhecerem a realidade do campo, por trás dos índices oficiais. Esse ano não foi diferente. A Conab havia anunciado a segunda maior safra de café dos últimos dez anos, entre 45 e 46 milhões de sacas. Os cafeicultores disseram que não seria bem assim. A safra encolheu (dizem que de 10% a 20%, e isso em ano de alta) e a colheita atrasou. Procafé e Emater já falaram, aqui mesmo no blog, que a seca de 2007 atrasou a florada e a safra. Quando o café chegou ao armazém, já era tarde. A crise financeira dos EUA já havia bagunçado o mercado externo, onde a commodity não tem prioridade na hora do aperto. Agora o segundo maior produtor de café do país, Três Pontas, pede ajuda para tapar o buraco causado pela seca do ano passado, como um Lehman Brothers tupiniquim. Não se sabe se é apenas choradeira. Mas, com apoio governamental, os produtores poderão rolar as dívidas. Se vingar, vira moda. Em tempo, o Lehman Brothers faliu porque não conseguiu subsídio do governo.

Tags: Café

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 andorinha // nov 29, 2008 at 4:27 PM

    Duvido que o financiamento adquirido,é investido todo no cultívo do café.O que o Analista escreveu é pura verdade.Depois ficam de pires na mão pedindo ajuda do governo.

  • 2 Analista // nov 29, 2008 at 3:32 PM

    Vocês cafeicultores querem crédito para comprar camionete 0km, casa de luxo, reformar a casa na praia, pagar faculdade de medicina para os filhos, ou seja, ter vida boa por conta do governo.

    Vão comer capim!!!

  • 3 Melis de Paiva // nov 28, 2008 at 7:58 PM

    Cada vez mas,estamos vendo um ceu escuro no horizonte negro da cafeicultura,portanto,nao nos deixem em dificultades(financeiras)governo Lula,Dilson M.,Dimas F.,Aecio,C.Melles e Cia LTDA.

  • 4 Gilson // nov 28, 2008 at 1:04 PM

    Uai madeira, falou bonito sô…
    Mas os cafeicultores continuam sendo picareta do mesmo jeito…

Deixe um Comentário