Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Antônio Silva e Eduardo Corujinha analisam eleições 2008

novembro 16th, 2008 · 38 Comentários

A pedido do Blog, os dois principais candidatos a prefeito de Varginha nessa eleição escreveram artigo sobre a eleição desse ano. Clique no título para ler a opinião de Antônio Silva (PTB) e Eduardo Carvalho (PT).

Corujinha
Depois de aproximadamente um mês após as eleições, já de forma mais tranqüila e menos passional, podemos fazer uma reflexão dos últimos três meses que antecederam o dia 05 de Outubro.
Várias decisões tinham que ser tomadas, onde o critério, até para a escolha das coligações e do Vice-Prefeito, tinha no item “confiança” sua maior justificativa. Acredito que a convivência contínua faz preconceitos entre pessoas se desfazerem, já que todos nós, que militamos na Política, acreditamos que fazemos isto pelo bem comum e não por vaidades pessoais. Tenho comigo que todos, tanto os candidatos a prefeito como os candidatos à Câmara Municipal, têm ótimas idéias que podem ser aproveitadas. E serão, na medida do possível.Não há dúvida de que a empatia que as crianças tiveram comigo, durante a campanha, foi meu grande estímulo, além da oportunidade real de divulgarmos a linguagem de sinais que, simbolicamente, incluía em nossa mensagem todos aqueles que, de alguma forma, se percebiam à margem da sociedade e do campo profissional, ou mesmo sentiam crescer dentro de si um sentimento de confiança diante daquilo que nosso programa de governo trazia. Enfim, o período eleitoral foi uma etapa vencida e agora tenho consciência de que o desafio maior está por vir, mas não estarei sozinho, pois tenho consciência de que muitas pessoas, mesmo as que tiveram outra opção de voto, terão um caminho aberto para fazermos de Varginha, a cidade de todos nós, um local ideal para se viver!MUITO OBRIGADO!

EDUARDO ANTONIO CARVALHO(Corujinha)

Antônio Silva
Desde 1976 participo ativamente das eleições municipais.
Em algumas oportunidades, apoiei amigos que se candidataram; em outras, enfrentei as urnas como candidato a Prefeito, como aconteceu em 1982, 1988, 1996, 2000 e 2008 e, em 2002, candidatei-me a Deputado Federal.
Embora nunca tenha me candidatado a vereador, nas eleições de 2004 minha filha Cristiane Silva decidiu se candidatar a tal cargo e eu participei ativamente de sua campanha, vivendo uma experiência deveras gratificante.
Em todas as eleições, fui tratado com muito carinho e respeito pelas pessoas, nos bairros, nos comícios e nas escolas e sempre obtive votações expressivas, não apenas nas que venci, mas, também, naquelas em que não logrei ser eleito.
Com relação às eleições municipais de 2008, tomei consciência da minha responsabilidade num momento político importante, pois lideranças políticas de grande prestígio no Município, no Estado na esfera federal entenderam que meu nome seria o mais indicado para agregar forças em torno de um projeto de mudança.
Incentivado pelos amigos, que sempre acreditaram na minha idoneidade e na minha competência, entendi que estava diante de uma convocação e que não tinha o direito de me omitir, e, assim, como nunca fugi de responsabilidades e nem tive medo de enfrentar desafios, assumi, mais uma vez, minha candidatura a Prefeito desta cidade.
Considero a campanha eleitoral uma festa cívica, uma oportunidade de reciclar conhecimentos a respeito das questões sociais da comunidade, de rever pessoas queridas  e de renunciar aos interesses profissionais e comodidades pessoais em favor de uma grande causa.
Sempre entendi que uma campanha eleitoral não deveria ser uma competição passional, mas, sim, uma apresentação da biografia e  das propostas do candidato,  deixando que o eleitor, livremente, faça sua escolha.
Lamentavelmente, não tenho motivos para me orgulhar da campanha eleitoral deste ano, pois, dentre todas as que participei, nunca convivi com tantas mentiras e boatos a respeito das minhas realizações como prefeito, das minhas propostas, da minha competência e até da minha saúde, sem falar dos expedientes criminosos utilizados contra minha reputação pessoal.
Ao contrário, fiz uma campanha decente, unicamente voltada para a solução dos problemas de Varginha, apresentando propostas, respeitando os demais candidatos e compromissado com a verdade.
Volto para o seio da minha família e do meu trabalho com a consciência do dever cumprido, sensibilizado pelo carinho do povo, grato pela lealdade e amizade dos companheiros, e muito honrado com a expressiva votação obtida, onde mais de 45% dos eleitores votantes  confiaram na minha pessoa e no meu trabalho.

 

Tags: Geral

38 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Escoteiro-VGA. // nov 19, 2008 at 6:07 AM

    Apartir do ano que vem, nós ja temos o nosso BARAKICIACCI para começar sua campanha para Prefeito de Varginha, pois foi um dos vereadores mais votados e tem carisma com o povão, o vice do nosso BARAKICIACCI, tambem virá do povão pode ter a certeza, ainda vamos escolher um vice muito bom, pois nas casmpanhas anteriores só perdemos por não saber escolher o vice, vejam bem: Na primeira com TONINHO e JULIO CAZELATO, o Julio não era um vice bom, na segunda do RENATO com o ALOISIO, o Aolisio não era um vice bom, na terceira com TONINHO e LEANDRO ACAYABA, o Leandro tambem não foi um vice bom. Vejam que os vices nas anteriores foram muito fracos e um vice ajuda e muito a na vitoria de um Prefeito.
    Agora nesta do nosso ilustre amigo carinhoso e muito “QUERIDO BARAKICIACCI”, nós vamos escolher um vice certo e vamos vencer em 2012 se “DEUS” quiser. “AGUARDEM”.
    ===DA-LHE BARAKICIACCI EM 2012…===

  • 2 Eu mesmo // nov 19, 2008 at 5:15 AM

    QUEREM UM “BARACK OBAMA” PRA VARGINHA EM 2012?
    PÉ DE CHUMBO VEM AÍ!!!!!!

  • 3 José Carlos // nov 18, 2008 at 10:19 PM

    http://www.votoconsciente.org.br/ este é o site que podemos nos informar sobre compra de votos e outras coisas mais nestas eleições 2008.

  • 4 José Carlos // nov 18, 2008 at 9:37 PM

    Para os que apóiam o Prefeito Eleito e falam tanto em ajuda ao povão, que é isto, que acha aquilo… Voces sabem muito bem qual destes dois candidatos acima é burguês e mora e uma manção com vista ao amanhecer para os jardins dos Campos Eliseos, na verdade o povão votou em quem nunca passou necessidades, em quem nunca sentiu frio e sempre teve um teto para abrigá-lo. Infelizmente algumas pessoas acham isto normal, enganar e mentir para se conseguir o poder.

  • 5 CANDIDATO // nov 18, 2008 at 9:07 PM

    Mais 8 anos de poder do PT.
    Desejo toda sorte pro Corujinha!
    Eu volto pra VGA daqui uns 6 anos pra auxiliar alguns nomes. Vc Madeira, fará parte da aliança.
    Abs, JR.

  • 6 cont(ato) // nov 18, 2008 at 6:03 PM

    Agradeço pela aula de português ou você acha que fico chateado com isso? Se puder, me corrija pois assim, você ensina outros que escrevem bem pior do que eu. Si no hablo mui bien mi português, voi tentar en espanõl, quien sabe? Rssss!!!

  • 7 Jose Reis dos Santos // nov 18, 2008 at 12:47 PM

    Cont(ato) por favor me perdoe. Eu também erro, e muito, só fiz isso pra pegar no seu “pé”.

    Há coisas na vida que temos que levar com bom humor.

    “NO STRESS”

    Abraços.

  • 8 Intelectual Pobre // nov 18, 2008 at 12:29 PM

    Joca e Cia.
    O Verdi é muito ruim de debate,lembram em 2000, o homem entregou a rapadura para o Mauro Teixeira. Ficou lá com aquela barbicha, na realidade ele é que parecia o candidato do PT.
    Mauro simplesmente aproveitou de seu marketing e fez care de bom mocinho e usou palavras bonitas,colocou artistas e no debate verdi ficou encurralado.Quanto a Renato Paiva foi péssimo no debate de 2004, deixando Teixeira deitar e rolar. Esse ano Antonio Silva, Simplicio e Ricardão deixaram Corujinha fazer a festa no debate, inclusive no final Coruja ainda atacou o vice de Toninho e esse sequer rebateu.
    Agora voces não citaram nenhuma nova liderança que realmente tenha história de luta e que tenha estudo suficiente e oratória para derrubar teixeira e o PT até 2012.
    POR ISSO SUGIRO AO BLOG, COLOCAR UM ANUNCIO
    “PROCURAM- SE NOVOS LIDERES QUE TENHAM CAPACIDADE DE DERROTAR O PT’
    OS INTERESSADOS QUE SE CANDIDATEM

  • 9 DEUS AMARELO // nov 18, 2008 at 11:59 AM

    Meus filhos, “Barack Obamma” em 2012, vote Zé Roxinho Prefeito 2012 hahahaha. Tenho um amigo americano que disse que os EUA vão ter um futuro negro na economia, e na política também ahahahaha. Agora sem sem brincadeira amigos. Não acredito que o resultado das eleições deste ano sejam um fator determinante para dizer que um grupo acabou ou venceu majoritariamente. O PT de Mauro e Corujinha ganharam, o que não significa que são “donos” da situação. Vão precisar de apoios na Câmara, na cidade, no Estado e da União. Da mesma forma Dilzon, Dimas, Leandro, Antônio Silva, e Cia não morreram não. Cada um tem seus seguidores, votos e virtudes, mas precisam sair de cena, por hora. Em 2010 os grupos políticos serão diferentes e novos grupos vão se formar. O que podemos falar do resultado desta eleição de prefeito é que o PT mudou e teve que se adaptar para ganhar. Abrir o leque de apoios, dividir o poder. Outros grupos políticos não faziam isso, talvez por isso perderam…
    Creio que nos próximos anos, o grupo político do DEM, PR, PMDB, PPS e PT podem crescer em Varginha. Em contrapartida os grupos do PTB, PP, PSDB, PDT e outros partidos menores vão perder espaço.

  • 10 Luis Carlos Evangelista // nov 18, 2008 at 11:32 AM

    é impressionante!!!
    so falta o corujinha apoiar o antonio silva para deputado mas….
    iiiiiii………o mauro tambem vai sair ! e agora???
    e o dimas fabiano ???
    e o povo….
    “ sem comentarios´´

  • 11 cont(ato) // nov 18, 2008 at 10:52 AM

    José Reis, três a zero pra você. É assim que vamos aprendendo. Como se eu não soubesse isso, mas não se pode acertar o tempo todo. Você pode até não acreditar, mas na minha profissão não pode haver erros assim, mas não vou dizer que errei por escrever depressa, viu?

  • 12 joca // nov 18, 2008 at 10:25 AM

    Olha Isaleti mari, não sou politico mas vc não esta muito atualizada, pois o Dilzom teve o dobro de sua votação nesta ultima eleição passando de 5000 votos para 10000 votos é só vc entrar no site do TRE-MG e clicar em eleições 2006.
    Não sei se mauro brito é bom ou ruim , pois ele nunca foi prefeito , como tambem não sei se o renato paiva é bom ou ruim.
    Mas concordo com vc que precisamos de alguem como barack, que saiu do povo.
    Em varginha vc tem esses nomes como: Verdi,Ronaldo do povão, rogério bueno, leonardo ciaci e tambem o mauro brito.
    Agora só não pode ser covarde como nas ultimas eleições , candidatos que não sabem debater, ou por terem rabo preso ou por serem covardes mesmo. Coloca o mauro brito,
    verdi para debaterem , ai nois vai ver…..

  • 13 Isaleti Mari // nov 18, 2008 at 9:51 AM

    Será que esse Leopardo, é aquele antigo dos jornalecos marrons de Varginha?

    Leopardo, Maurinho Brito é do PTB, ou seja foi o grande derrotado de Varginha,pois não conseguiu emplacar seu candidato a Prefeito e para Deputado, conseguiu poucos votos para Dilzon em 2006, Dilzon por exemplo têve muito mais votos em cidades bem menores como Boa Esperança e Alfenas em relação ao número de eleitores de Varginha. Aliás dizem que em Alfenas esse ano Dilzon apoiou o PT e o prefeito lá foi eleito o Pompilo.

    Não acho que Varginha tenha politicos tão inteligentes como voce se refere. Muitos varginhenses inteligentes só não estão na politica, porque a casta está muito grande e todos visam seu próprio umbigo. Basta ver que todos buscam espaços em tudo quanto é lugar, até se fingem para parecerem engajados em movimentos sociais,religiosos (romarias,cultos,ect)e empresariais.

    Leopardo, já passa da hora de novos politicos aparecerem, será que não temos essa pessoas do bem, com inteligência verdadeira ,alto grau de estudo e carisma.
    VARGINHA NECESSITA URGENTEMENTE DE UM BARACK OBAMA. Gente que tenha vindo das classes operárias e periféricas, mas que venceu na vida e hoje pode ser ORGULHO da Cidade, que conheça todos nas ruas e todos os respeitem.
    O QUE O POVO QUER PARA 2.012 É QUE ESSE NOME APAREÇA.
    JÁ ESTÃO COM O PRAZO DE VALIDADE VENCIDO: Dilzon, Mauro Brito,Mauro Teixeira,Antonio Silva, Verdi,Renato Cleph,Leandro,Rogério Bueno,Simplicio,Ciacci,Ricardão ex PT(atual Psol),Corujinha,Merivone,Marquinho Foresti e tantos outros, que já deram o que tinha que dar.
    É Hora de uma renovação para o bem da cidade,
    VARGINHA SEM PRECONCEITOS deve se espelhar na eleição americana e buscar gente com a cara do povo, mas com estudo ,oratória e carisma.
    Venha até nós Barack Obama

  • 14 Jose Reis dos Santos // nov 18, 2008 at 8:22 AM

    Cont(ato), o correto seria “você pensa igual a mim” e não “igual eu”. Não se usa “eu” no final da frase.

    É errando que se aprende. Rsrsrsr!

  • 15 joca // nov 18, 2008 at 7:41 AM

    concordo com vc leopardo, varginha só tem gente bestinha, ainda mais depois desses Pets bobos, pensam que varginha é muita coisa.varginha já era.Foi princesa do sul de minas e agora é a plebe do sul de minas . Só bobo não reparou que o teixeira e o corujinha não tem prestigio nenhum com o lula.Os dois na campanha só faltou dizer que são tão amigos que fazem côcô um do lado do outro,ORA se são tão amigos porque o LULA mau gravou um apoio ao curujinha, e outra vcs repararam que o corujinha não mostrou uma foto sequer ao lado do lula. sabe porque ,pq ele nem conhece o lula pessoalmente. acordem povinho bobo de varginha.

  • 16 leopardo // nov 18, 2008 at 7:31 AM

    Enquanto os politicos de Varginha fica nessa picuinha de perdedores e ganhadores , estao cegos e não veem os potiticos inteligentes de Varginha.
    Observem o Maurinho Brito por exemplo, sabe-se em BH que ele esta trabalhando muito na COHAB
    com todos os Prefeitos de Minas Gerais esta prestes a ser o novo Presidente da COHAB pelo otimo trabalho desenvolvido neste ano . Portanto enquanto os politicos ficam aqui brigando os inteligentes abrem novos horizontes

  • 17 Cont(ato) // nov 17, 2008 at 3:39 PM

    Puxa Pedra Noventa, você pensa igual eu, sô! Você só não está mais certo por falta de espaço. Disse tudo!

  • 18 PEDRA NOVENTA // nov 17, 2008 at 3:17 PM

    Gente, vamos parar com essa ladainha que não vai levar à nada. O que é verdade não há como esconder. A tal “oposição” foi pro espaço, levando Antonio Silva, a clã dos Acayaba, a clão do Mauro Brito e uma legião de gente que perdeu a chance de voltar ao poder. A ressureição só coube ao filho de DEUS e certamente não ressucitará ninguém desse grupo de políticos, aliás péssimos politicos. Fizeram o que tinham que fazer como mandatários da cidade, e não fizeram direito. Tem mais, a estratégia mais convincente foi a que ganhou , o PT. Então ponto final, cada um cata o saco, enfia os gatos mortos e enterra-os onde preferir. Isso não quer dizer que o PT é uma beleza só, NÃO. Precisa ter os pés no chão e governar para o tal povo sem o apoiou DE NOVO. Corujinha é um homem que merece nosso respeito e apoio, independente de estar filiado ao partido mais asqueroso da atualidade, mas quem governa são as pessoas e não as siglas.

  • 19 joao // nov 17, 2008 at 1:42 PM

    ESCOTEIRO, PARABÉNS, FAÇO MINHAS AS SUAS PALAVRAS, TEM MUITA COISA ENGAVETADA, INCLUSIVE AS DIVIDAS DA PREFEITURA QUE POR SINAL NÃO VEM A TONA, E POR FALAR EM DÍVIDAS E ALEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL TAMBÉM SERÁ ENGAVETADA, ATÉ QUE VENHA OUTRO PREFEITO ELEITO DE OUTRO PARTIDO PARA PEGAR A BOMBA RS RS RSRS

  • 20 Cont(ato) // nov 17, 2008 at 10:23 AM

    Meu pai, Deus Amarelo. Entendi o que você disse, só fiz uma piadinha com as más companhias… E depois, não sou seguidor do PT como você pensa. Eu acredito na passoa do governante até que se prove o contrário, viu?

  • 21 Pedreiro // nov 17, 2008 at 8:53 AM

    Gente , vamos parar com essa discussão de quem é melhor ou pior , o importante é que para o bem ou mal da cidade as eleições já passaram e agora as próximas só daqui a 4 anos . Portanto vamos torcer para que o nosso novo governante faça tudo direito e nos orgulhe de morar nessa cidade . Mas concordo também em fiscalização , por isso vamos torcer para que a nossa câmara faça o seu trabalho corretamente .

  • 22 Deus Amarelo // nov 17, 2008 at 8:01 AM

    Meu filho Cont(ato), não vejo razão a sua pergunta. Você, como seguidor do PT, sabe de quem e quantos estou falando quando me refiro as más companhias de Antônio Silva

  • 23 Cont(ato) // nov 17, 2008 at 6:27 AM

    Ô Escoteiro, o PT pode cair de qualquer poleiro. Varginha não segue sigla e sim um bom governante.

  • 24 Cont(ato) // nov 17, 2008 at 6:23 AM

    Uai Deus Amarelo, se o Antonio Silva tem vocação em andar com más companhias você está falando de quem?Rssss!!!

  • 25 DEUS AMARELO // nov 17, 2008 at 5:44 AM

    Meus Filhos, eu realmente acredito que Antônio Silva é uma pessoa preparada para governar. Um homem politicamente honesto, trabalhador, competente e com visão de futuro para administrar Varginha. Da mesma forma, também tem uma incrível vocação para andar mau acompanhado, e de tornar seu ego maior que sua competencia, arrebanhado uma legião de insatisfeitos em setores importantes (empresarial, agrícola, imprensa etc). Que venha 2012, creio que a oposição não venham mais com Antônio Silva, talvez seja Renato Paiva, Dr. Vismário, Verdi, ou ainda Leandro Acayaba

  • 26 Escoteiro-VGA. // nov 17, 2008 at 5:07 AM

    Até quando o povo vai acreditar nas mentiras do PT?
    Eu mesmo respondo e com muito prazer, vamos esperar o PT cair do puleiro nas próximas eleições de Presidente da República, ai sim eu quero ver se a justiça vai continuar escondendo as falcatruas do PT em todo Brasil. Principalmente aqui em Varginha, pois deve de ter muitos processos engavetados do PT de Varginha.
    VAMOS ESPERAR SÓ MAIS DOIS ANOS E PT SERÁ DESMASCARADO EM TODO BRASIL, PRINCIPALMENTE AQUI EM VARGINHA.

  • 27 José Carlos // nov 16, 2008 at 9:06 PM

    Programa de Governo. Que programa de Governo??? Corujinha, voces não apresentaram nenhum, pergunta-se quem tem o Programa de Governo do Prefeito Eleito Corujinha.

  • 28 José Carlos // nov 16, 2008 at 9:00 PM

    Antonio Silva, acredito que tenha sido a última eleição que estes caras vão a televisão e nos seus guetos eleitorais e falam mentiras e as pessoas acreditam, porque nas próximas eleições a população não mais acreditará mais neles, teram que provar seu próprio veneno.

  • 29 Afonso Henrique // nov 16, 2008 at 6:53 PM

    “nunca convivi com com tantas mentiras e boatos a respeito das minhas realizações como prefeito, das minhas propostas, da minha competência e até da minha saúde, sem falar dos expedientes criminosos utilizados contra minha reputação pessoal”
    Não precisa falar mais nada né? Espero que o Dr. Eduardo saiba conduzir com pulso firme a prefeitura. Pelo menos dê um chute nos dentes daqueles que ainda estão agarrados às têtas. Que não nos decepcione.

  • 30 Gilberto Kalandra // nov 16, 2008 at 4:05 PM

    Ontem na missa das 10 da Matriz, tinham muitos politicos. A Igreja estava lotada pois era formatura da primeira comuhão de centenas de criança.
    Com relação a participação politicos. A cena regitrada é que ali estavam vencedores,vencidos e aqueles que enxergam o futuro de 2012 como se fosse hoje.
    Enfim rezar desde já é muito bom.

  • 31 Gilberto Kalandra // nov 16, 2008 at 3:39 PM

    PT caiu em relação a 2004, vejamos:
    Mauro Teixeira têve 34.297 votos em 2004,
    Corujinha têve 35.893 votos em 2008, crescimento de 4,65%
    Renato Paiva têve 23.337 em 2004,
    Antonio Silva têve 31.371 em 2008, crescimento de 34,42%

    Assim a diferença que em 2004 era de 10.960 votos, esse ano caiu para 4.522 votos, ou seja uma diminuição de 41,25%.

    Por outro lado, enquanto têve 35.893 votos, Corujinha têve contra si nada menos que a reprovação de 50.792 pessoas, nessas incluidas os votos dos adversários , os votos em branco e nulos e a abstenção.
    Quer dizer 58,60% dos eleitores não votaram nele. Obtendo do ponto de vista estatistico somente 41,40%.

  • 32 Ricardo Almeida // nov 16, 2008 at 12:49 PM

    Percebe-se claramente que nenhum dos dois tem a menor idéia do que seja escrever um artigo… os textos estão tão lamentáveis quanto o processo eleitoral bem como o seu desfecho em Varginha….

  • 33 Paola Diniz // nov 16, 2008 at 11:28 AM

    As entrevista de ambos falam por si… Quem é melhor preparado? Pena que o povo gosta de ser tapeado né?? Mas valeu a disputa… se vencer uma eleição vale tudo na mente de alguns, com certeza o Antônio Silva pensa diferente e fala aí na entrevista…

  • 34 Peso Pesado // nov 16, 2008 at 11:03 AM

    Um dos principais apoiadores da campanha e Corujinha ficou em maus lençois com a famigerada MEDIDA PROVISÓRIA DAS ONGS DE FILANTROPIA, QUE ATÉ OS MEMBROS DA PRÓPRIA BASE DO GOVERNO LULA NO CONGRESSO CHIARAM. OLHA COMO O MINEIRO PATRUS ANANIAS FICOU EM PÉSSIMOS LENÇOIS, O QUE ESCREVE O JORNALISTA JOSIAS DE SOUZA NA FOLHA DE SÃO PAULO.

    O governo precisa salvar Patrus Ananias do desastre

    O ministro Patrus Ananias meteu-se numa enrascada. Faz água a moralidade de seu ministério. Era o benemérito do Bolsa Família. Virou o benfeitor de “pilantropos”.

    Patrus decidiu aderir à prática dos esportes radicais. Agora, desfila pelos corredores de Brasília como vítima de um auto-atropelamento.

    O ministro mandara ao Congresso um projeto de lei filantrópico. Súbito, deu uma cambalhota. Atravessou no caminho do projeto uma medida provisória.

    Tomada pelo lado da propaganda, a nova MP destina-se a impor a ordem no sistema de certificação de entidades filantrópicas.

    Vista pelo ângulo dos afagos que faz nos malfeitores, a MP resultou em coisa bem diferente: o governo injetou desordem numa atmosfera já marcada pelo caos.

    A MP de Patrus traz uma novidade em relação ao projeto de Patrus: a anistia de mais de 2.000 entidades de fancaria, adeptas da pseudobenemerência.

    Organizações que tiveram ou deveriam ter a isenção tributária cassada no Conselho Nacional de Assistência Social, órgão que pende do organograma da pasta de Patrus.

    O tamanho do espeto não é negligenciável: R$ 2 bilhões. É muito em qualquer circunstância. Avulta num cenário em que se diz não haver dinheiro para o reajuste de aposentados.

    O argumento para o perdão é simplório: há processos em demasia no ministério de Patrus. E não haveria nem tempo nem gente disposta a julgá-los.

    Diz-se que o governo não manda no ritmo do conselho da filantropia, órgão apinhado de representantes da sociedade civil. Gente ligada às próprias filantrópicas.

    Lorota. Há no conselhão 18 cadeiras. Em nove delas estão acomodados representantes do governo. Funcionários públicos, remunerados pela Viúva.

    Está-se, portanto, diante de uma meia verdade. Patrus e sua equipe pedem ao contribuinte que acredite na metade mentirosa.

    O governo manda em meio conselho. Se a metade que diz representar a sociedade não quer julgar, que seja mobilizado o time do erário.

    É pouca gente? Pois que Patrus chame a cavalaria da Super-Receita. Encontrará ali auditores ávidos por separar o joio da sonegação da filantropia genuína.

    Patrus e seu time alegam que é falsa a tese da anistia. Argumentam que a MP dá ao fisco poderes para cassar, a qualquer tempo, a isenção dos trambiqueiros.

    Outra lorota. Depois de ganhar prontuários limpos, as entidades sujas deixarão de prestar contas ao Conselho Nacional de Assistência Social.

    A certificação das filantrópicas passará a ser feira por três ministérios: Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.

    Sempre que confrontado com a conversão de uma arapuca em entidade filantrópica, o fisco terá de se reportar ao ministério respectivo, a quem caberá a palavra final.

    Bóiam no ar algumas perguntas: por que diabos o governo não submete os candidatos à isenção diretamente à Receita?

    Por que insiste em confiar o processo a ministérios que não dispõem de aparelho fiscalizador? Difícil entender.

    Quem não conhece o mundo da filantropia imagina que é habitado por um amontoado de ONGs. Falso. Lida-se com gente graúda, versada na arte da sonegação.

    O signatário do blog já atuou como traça de processos filantrópicos. Durante mais de dois anos, levou às páginas malfeitorias do setor.

    Coisas assim: uma casa de ferragens e uma usina de açúcar dedicadas à “benemerência”, assim, entre aspas…

    …Universidade filantrópica com jatinho para e carro de luxo para os diretores. Outra casa de diplomas com coleção de carros e objetos antigos…

    …Logotipos famosos do mundo hospitalar paulistano que, a despeito da isenção de tributos, não atendiam à clientela do SUS.

    A leveza com que o ministério de Patrus lida com essa gente resultou em gritaria. Assustado com o barulho, o Planalto já flerta com a idéia de modificar a famigerada MP.

    Não há outra coisa a fazer. Deve-se privar Patrus, chefe de uma repartição que se denomina do Desenvolvimento Social, de levar à biografia um prêmio a enganadores sociais

  • 35 Peso Pesado // nov 16, 2008 at 10:51 AM

    Resta saber quem será o nome que sucederá Antonio Silva para fazer frente ao desgastado PT em 2012.

  • 36 Eu mesmo // nov 16, 2008 at 9:18 AM

    e ainda bem que não tem limite de idade pra se candidatar, não é mesmo? Vovô Toninho..

  • 37 Eu mesmo // nov 16, 2008 at 9:11 AM

    Toninho….. Para de chorar………………
    Já era! Daqui 4 anos tem mais…

  • 38 carlos augusto // nov 16, 2008 at 5:55 AM

    Parabens toninho, vc fez uma campanha limpa sem mentiras e ataques pessoais, porem foi vitima de desonestidade e mentiras por parte de um de seus adversarios, mas não se preocupe a verdade vai aparecer e esse pessoal ainda vão se arrepender….

Deixe um Comentário