Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Eleições 2008: quem perdeu, quem ganhou 2

outubro 28th, 2008 · 26 Comentários

A vitória de Kassab foi a gota d’água para que a imprensa mundial repercutisse de forma negativa o desempenho de Lula nessa eleição. O Le Monde, da França, estampou que o PT sofreu uma severa derrota nas eleições municipais, perdendo em grandes metrópoles. Jornais como New York Times, El País, da Espanha, o Guardian, da Inglaterra, afirmaram que a popularidade de Lula não conseguiu impedir a derrota de aliados que ele apoiou, como sua amiga Marta.

Tags: Pesquisa: Eleições 2008 · Política

26 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Bárbara // nov 2, 2008 at 7:46 AM

    Quem mantem bichinhos? Veterinários ou bicheiros? Como eu sei que, em Varginha, muitos veterinários torciam pelo 14, quem será que manteve a campanha da avezinha?

  • 2 carlos augusto // out 31, 2008 at 6:56 AM

    Pessoal, uma coisa todos devem concordar comigo, a prefeitura deve muito, ninguem sabe quanto,, umas das soluções que deve ser posta em pratica assim que o candidato corujinha assumir; é diminuir os cargos de confiança (pelo menos uns 40%) e tambem os funcionarios contratados que tambem são muitos e na verdade dá pra trabalhar sem uma boa parte deles, é só olhar na Secretaria de saúde,, tem gente demais sem necessidades…….to de olho…coruja

  • 3 Luiz Paixão // out 31, 2008 at 6:54 AM

    PIRIJACA
    Você não concorda mas também não tem argumentos baseados em informações seguras para contestar o que disse em meu comentário acima. Na PMV, ao contrário do que afirma, não tem ditadura e sim DEMOCRACIA, bem diferente do tempo do Toninho e cia (Luiz F. Alfredo). Pergunte a ele o que quis fazer com funcionários que eram filiados ao PT em sua gestão.
    Quanto ao Jorge, não posso negar, gostei da gozação!

  • 4 Escoteiro-VGA. // out 31, 2008 at 5:34 AM

    Paixão, ser fanático petista tudo bem, mas ser louco petista ai é muita burrice, dizer que o PT vai vencer para presidente no Brasil, você esta de brincadeira né, Dilma Russef, não ganha para deputada, agora imagine para Presidenta do Brasil, cai na real Paixão o PT ja era, graças a DEUS. A grande prova que o PT ja era foi o couro que tomou em São Paulo e em todo Brasil, o PMDB, fez mais do que o dobro de Prefeituras do que o PT, faça igual a Marta Suplici, relaxa e goza. O próximo Presidente do Brasil será o SERRA ou o AÉCIO NEVES.

  • 5 Peso Pesado // out 31, 2008 at 4:59 AM

    Agora entendi, por que aquele Pé Frio do PT de Varginha disse que se morasse em Belo Horizonte votaria no Leonardo Quintão, olha o que o Jornal de Minas traz hoje:
    Lacerda vai ter que reduzir os cargos que são comandados pelo PT

    OESM

    No comando de Belo Horizonte há 16 anos, o PT será o principal prejudicado na formação do novo governo municipal. Detentor de 90% dos cerca de 883 cargos comissionados distribuídos entre secretarias, fundações, autarquias e regionais do município, o partido inevitavelmente terá de ceder espaço para acomodação dos outros 13 partidos que apoiaram a eleição do prefeito Márcio Lacerda (PSB), 11 da coligação formal (PSB, PTB, PP, PR, PV, PMN, PSC, PSL, PTN, PTC e PRP) e dois que participaram da campanha na informalidade (PPS e PSDB).

    A avaliação é de aliados de Lacerda que participam das negociações para preenchimentos dos cargos, que classificam a mudança como “lógica”. “Se o PT é o partido com maior número de indicados no município, fica evidente que é a legenda que mais tem a perder”, argumenta um dos aliados do prefeito eleito. A possibilidade de redução nos quadros já movimenta os petistas ocupantes dos cargos. “Nas regionais, o pessoal já está ouriçado, porque sabe que vai ter que sair”, conta esse mesmo aliado de Lacerda.

    Por outro lado, um dos representantes do PT – também próximo das negociações para montagem do governo – garante não haver problemas para preenchimento dos cargos nos três principais partidos que apoiaram a eleição novo prefeito: PT, do atual chefe do Poder Executivo municipal, Fernando Pimentel, PSDB, do governador Aécio Neves, e PSB, de Márcio Lacerda. Ao mesmo tempo, coloca o pé atrás. “A idéia é fazer com calma para não melindrar”, afirma.

    Apesar de ter contado com a participação de partidos como PTB e PCdoB ao longo das últimas administrações, o PT se consolidou em praticamente todos os setores estratégicos da prefeitura, como as secretarias de Políticas Urbanas, Saúde, Planejamento, Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), Superintendência de Limpeza Urbana (SLU), Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) e Fundação Zoobotânica.

    Parte de todos os cargos da prefeitura, afirmam os aliados de Lacerda, tende a ser preenchida por vereadores aliados que não conseguiram a reeleição e por candidatos a vagas na Câmara Municipal que não obtiveram votos suficientes para chegar ao Legislativo da capital. Nesse sentido, o PPS tenta encaixar Sílvia Helena, que não conseguiu novo mandato. A parlamentar é avaliada como uma vereadora leal à prefeitura, além de ter acumulado experiência na área da assistência social, quando ocupou cargo na Regional Nordeste, durante o governo de Célio de Castro. O comando do partido afirma que, em função do apoio dado à candidatura de Lacerda, não pretende ficar com participação periférica no governo. “Queremos participar do núcleo do governo”, diz um integrante do partido.

    O presidente da Câmara, Totó Teixeira (PR), que não pôde se reeleger por ter assumido a prefeitura no período pré-eleitoral, também tende a ser aproveitado no governo. Por enquanto, no entanto, adota o discurso “o prefeito precisa ter toda a liberdade para escolher”. Totó tem votação expressiva no Barreiro, regional que, no entanto, tem o vereador Ronaldo Gontijo (PPS), como o mais votado nas quatro últimas eleições. Entre os aliados derrotados na reeleição por vaga na Câmara, Lacerda poderá lançar mão ainda de Reinaldo Lima (PV).

    Atenuante Para tentar reduzir o tamanho da perda de cargos, o PT poderá tentar encaixar dois vereadores que também não conseguiram a reeleição. Tarcísio Caixeta, outro com experiência no Poder Executivo, por ter comandado a Sudecap, e Vinícius Dantas, ex-secretário-adjunto da Regional Pampulha. Tudo, no entanto, vai depender da força que os petistas, sobretudo Fernando Pimentel, vai ter para o duelo com os demais partidos. É provável, por exemplo, que o prefeito não consiga mais espaço para o amigo e ex-presidente da Câmara Betinho Duarte (PSB), que perdeu novamente as eleições para o Poder Legislativo. Depois de ser derrotado nas eleições de 2004 para vereador, Betinho foi indicado por Pimentel o primeiro ouvidor-geral do município, cargo que deixou para concorrer novamente à Câmara. “É bom lembrar que a cota pessoal de quem sai (Pimentel) reduz muito para dar lugar à cota pessoal de quem entra (Lacerda)”, frisa um vereador da base do atual prefeito.

    RACHA

    A coordenação estadual da Articulação de Minas, – tendência no PT formada pelo deputado federal Odair Cunha, pelo deputado estadual André Quintão, pelo secretário de comunicação do PT nacional, Gleber Naime e por Glede Andrade – distribui à militância um manifesto em que conclama a unidade do partido ao mesmo tempo que tece duras críticas ao processo eleitoral em Belo Horizonte. O texto justifica a dissidência petista em apoio às candidaturas do PCdoB e do PMDB, argumentando que o prefeito Fernando Pimentel teria desrespeitado a decisão do Diretório Nacional do partido. Ao analisar os resultados eleitorais, o manifesto considera ainda que o partido foi bem no estado, “apesar de Belo Horizonte”. Para o grupo, o PT tem condições de eleger o futuro governador de Minas, além de contribuir para a eleição da sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Na avaliação da coordenação da Articulação em Minas, “a tática de Belo Horizonte tirou o comando do PT e dividiu o partido”. Segundo o manifesto, a busca da unidade exige cumprimento do programa partidário definido nos congressos, além do respeito à política de alianças decidida pelos petistas no país.

  • 6 Peso Pesado // out 31, 2008 at 4:57 AM

    cabeça consciente:
    Crise faz Kassab cogitar corte de despesas
    Agência Estado

    Diante da crise econômica mundial, o prefeito reeleito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), já considera cortar gastos diante de uma eventual queda nas receitas da Prefeitura. “Se identificarmos quedas nas receitas, vamos atuar em relação às despesas”, afirmou o prefeito. “Não podemos quebrar a Prefeitura.” Ele esforçou-se, no entanto para tranqüilizar a população, dizendo que, por enquanto, as receitas não diminuíram não há cortes previstos e que a Prefeitura “está atenta”.

    A primeira reação de Kassab à ameaça de crise será o investimento na geração de empregos. O prefeito prometeu acelerar o programa Nova Luz, que incentiva empresas a se instalarem no centro para combater o desemprego e gerar recursos. “O Nova Luz pode motivar investimentos e isso é fundamental para não baixar o número de empregos e gerar receita. Vamos procurar implantar o programa o mais rápido possível”.

    Reeleito com a promessa de priorizar a área social e investir no Metrô R$ 1 bilhão, Kassab negou-se a dizer quais áreas poderiam sofrer cortes no orçamento com a chegada da crise ou se o investimento no Metrô ficaria comprometido. “Não vou dizer onde cortaria, mas jamais cortaria em transporte, saúde e educação, que são áreas prioritárias”, disse Kassab, depois de vistoriar um Ônibus Biblioteca no Capão Redondo, zona sul da cidade.

  • 7 Peso Pesado // out 31, 2008 at 4:56 AM

    Só lembrando aos petistas de plantão,que desconhecem muita coisa da politica nacional que Eduardo Paes até 2006 estava no PSDB,portanto era um tucano nato e no episódio do mensalão detonou com Lula .
    Mas concluimos que infelizmente o PT é igualzinho aos demais partidos, foi picado pela mosca azul.
    Com o PT realmente não é e nem nunca foi outra história.

  • 8 Peso Pesado // out 31, 2008 at 4:54 AM

    AÍ APARECEU O SENADOR….
    OLHA O RIO AI GENTE, deu no Noblat:
    PT, o partido da boquinha, pede cargos a Paes
    O PT do Rio ainda não negociou oficialmente a presença no governo do prefeito eleito, Eduardo Paes (PMDB), mas as discussões sobre quais pastas o partido vai comandar na nova gestão já estão a todo vapor. As executivas municipal e estadual da legenda fizeram nesta quinta duas reuniões para, entre outros assuntos, pôr em pauta a ocupação de cargos pelo PT na nova gestão. Ao mesmo tempo, petistas como o deputado federal Carlos Santana apresentam quais seriam as melhores áreas para a legenda atuar

  • 9 Pirijaca // out 30, 2008 at 11:28 PM

    Caro Luiz Paixão, não concordo com muita coisa que você disse, mas vou contestar apenas uma: O blog não é contra o PT, é neutro. Porém os comentaristas devem ter liberdade de expressão para ser contra ou a favor, não acha??? Deixe a ditadura ficar somente aí dentro da prefeitura.
    Quanto ao candidato a vereador Jorge, sinceramente eu esperava mais votos para ele. Pelo menos uns doze mil…

  • 10 Peso Pesado // out 30, 2008 at 8:20 PM

    ENQUANTO ISSO….

    DEU EM O GLOBO
    Protesto contra eleição de Paes
    De Gabriel Mascarenhas:
    As suspeitas de irregularidades na campanha do prefeito eleito, Eduardo Paes (PMDB), levaram cabos eleitorais e simpatizantes do candidato derrotado, Fernando Gabeira (PV), a criar um movimento de protesto no site de relacionamento Orkut, cuja comunidade contava com 10.900 membros até a noite de ontem. Batizada Movimento Pró-Democracia, a comunidade reúne centenas de comentários de protesto contra a vitória do peemedebista. Amanhã, vestidos de preto, seus criadores farão uma marcha da Cinelândia ao prédio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), na Avenida Presidente Wilson. De férias, Gabeira não comparecerá ao ato.
    Alguns eleitores do candidato verde questionaram, porém, a razão do título do movimento. Alguns deles foram impedidos de se cadastrar na comunidade virtual depois de fazer críticas ao protesto. Organizador da passeata, o sociólogo e professor de filosofia Rodrigo Faray, de 30 anos, morador da Glória, admite que a idéia do espaço criado no Orkut não é debater, mas sim angariar adeptos.
    – Estamos ali para convocar eleitos, e não para discutir filosofia – argumentou Rodrigo, ao saber que um internauta foi vetado depois de perguntar por que o nome era “Pró-Democracia”, se Paes se elegeu democraticamente. – Nós questionamos os meios que ele usou para se eleger, e não a vitória em si.

  • 11 Peso Pesado // out 30, 2008 at 12:55 PM

    Pois é Luiz Paixão, quanta defesa de uma causa perdida,será que você não se deu conta de que se dependesse do PT ,o Corujinhha teria perdido.
    Ele só ganhou quanto mostrou-se sozinho nas últimas propagandas, o resultado desastroso dos candidatos a vereador demonstram isso, elegendo apenas um,por obviedade, pois em 2004, o Rogério tinha tido seu irmão como concorrente, que teve mais de 800 votos, logicamente parte desses eleitores migraram para ele, mesmo assim em quantidade não muito grande.
    Agora quais outros candidatos do PT tiveram desempenho que pudesse se dizer grande. Eles,digo voces tiveram 8 anos aí para mostrar alguma coisa e não mostram.
    Sou da opinião que voce disse ao Deus Amarelo para perguntar ao Corujinha sobre seu futuro. Ora ninguém precisa amolar o prefeito eleito, ele sabe mais do que ninguém que se é para contemplar alguém deve primeiro ver os candidatos da coligaçao que de fato tiveram muitos votos e com certeza não foi o seu caso e nem de sua conjugue.
    Quer apostar que em 2012 muitos sairão do PT,pois migrarão para outros partidos justamente, pela depreciação e desgaste que em politica acontece. Anote aí que até lá muita água vai rolar,por isso aconselho a não ficar falando tanto que derrotaram X ou Y, pois amanhã poderão estar juntos e aí.
    Lembrem-e em 2004, Armando Fortunato era vice de Sérginho ,muitos o criticavam porque era tucano e hoje está aí eleito o mais votado na sua coligação.
    Portanto se tem um grande vencedor dessa eleição,chama se EDUARDO CORUJINHA, mas se tem um grande PERDEDOR ,chama-se candidatos do PT a vereadores, exceto Rogério Bueno e Jorginho.
    Não chore o leite derramado, pois quem critica não precisa e nunca precisará correr atrás de nenhum cargo, pode ficar com todos que voce puder…

  • 12 chicão // out 30, 2008 at 6:40 AM

    porque vocês, não fazem com que aquele beco do antigo matadouro, se torne de mão unica? já que hoje em dia os carros passam quase arrancando as orelhas dos pedestres na calçada:

  • 13 Cont(ato) // out 30, 2008 at 6:23 AM

    Perfeito Deus Amarelo. Basta os dedos e tudo muda. Parabéns.

  • 14 Deus Amarelo // out 29, 2008 at 6:22 PM

    Prezado Luiz Paixão.
    Perguntei sobre seu destino e de Mirian Santana, pela seguinte razão. Em todo partido tem gente boa, honesta e trabalhadora como também tem vagabundo incompetente e ladão. No PT não é diferente. Todavia, já observei o comportamento de vc e de Mirian, não acho que seja uma pessoa ruin. Você assume suas brigas, seus defeitos e briga, muito por suas qualidade e do seu grupo, coisa rara hoje. Sem entrar em mérito político, competência ou honestidade. Levando-se em conta, única e tão somente a garra na campanha, acho justo que vc ou sua esposa trabalhem no próximo governo. Acho que você, bem como boa parte do PT, está tão acostumado a ser tratado como político desonesto, incompetente etc, que acha é sempre vítima de perseguição. O PT não é melhor nem pior que nenhum outro. Você não é mais ou menos que Dilzon, Leandro etc. A diferença é o que cada um de nós faz quando tem poder e oportunidade de fazer algo pelo povo. Dilzon teve sua oportunidade, se fez coisas boas ou ruins, não vou entrar neste mérito, mas, com certeza poderia fazer mais. Você esta agora, não para sempre no poder, aproveite e faça o melhor que puder. Desta forma, ai sim, poderei dizer se você é bom e honesto ou vagabundo e ladrão. Por hora, vejo que você, Mauro, Corujinha e cia, são leais uns aos outros, do contrário, se fossem traíras com ou “companheiros” como Antônio silva e sua equipe, o PT teria perdido as eleições. Esta década é do PT, como a década passada foi de Antônio silva, aproveite sua chance, trabalhe e deixe sua síndrome de perseguição de lado…

  • 15 Luiz Paixão // out 29, 2008 at 12:42 PM

    DEUSAMARELO

    Se vc está tão preocupado com o meu destino e da minha esposa a partir de janeiro, porque não pergunta ao Corujinha? Quem sabe ele lhe oferece algum cargo que, parece, é o que está querendo dada a sua frustração. Prá seu governo, eu e minha esposa somos petistas de carteirinha e não estamos na política em busca de cargos. Entendo a preocupação de vcs da oposição por que é assim que fazem política e é natural que pensem que o PT também é assim.
    Diga-se, de passagem, não entendi essa sua preocupação. Sempre achei seus comentários bem equilibrados e isentos,, mesmo puxando para a direita.
    Todos os comentaristas antipetistas desse blog e de todo o Brasil, estão redondamente enganados. O PT não é só o LULA e o Lula não é o PT. Desde sua criação o PT tem crescido a cada eleição e mostrado sua força a níveis regionais e nacional. A diferença é que o PT representa um projeto para o País e não gira em torno de pessoas como ocorre com vários partidos, em especial o PSDB, o DEM – ex Arena, ex PDS, ex PFL – e o PP (também ex Arena).
    Aguardem e verão, mais uma vez, o PT vencer com Dilma Russef, contra toda a mídia nacional que, épocas outras mantiveram por 25 anos a ditadura militar, fizeram apologia a Maluf e Pita, elegeram Collor e FHC que, por sinal, entregou o país falido ao LULA, do PT.
    Aliás, há pouco tempo, a mídia já tentou rifar Dilma com a “compra da Varig” – transação feita na era FHC -, e o famoso caso do dossiê dos “cartões corporativos” elaborado e encomendado pelo Senador do PSDB paranaense Álvaro Dias (a mídia parou de falar, será porque? O PSDB, aliás, é mestre em elaborar dossiês.

    OLÍMPICO – você até que faz bons comentários só que está desacreditado da política que vinha sendo aplicada no Brasil desde D. Pedro I. Por isso não vê que o governo petista do Lula está voltado para a população, tanto que o Brasil vem batendo recordes (publicados a contra gosto pela mídia diariamente) positivos em todas as áreas – social, educacional, agropecuária, industrial, exportação, ambiental, internacional, comercial, ufa…..- diminuindo o desemprego herdado de FHC e reduzindo em muito a linha de pobreza no Brasil. Para fugir da lavagem cerebral da mídia comandada pela Globo / Abril / Veja / Folha/Estadão, etc, entre no portal do PT – pt.org.br e vacine-se. Já imaginou o que aconteceria se a crise mundial tivesse acontecido na era FHC? Seria uma droga e tanto, com certeza!

    ANTONIO ADILSON – não vamos ficar mais um mandato com o LULA. A próxima Presidenta será DILMA RUSSEF. O PT é o partido mais querido do Brasil com 37% de aceitação, seguido do PMDB com 5% (pesquisa Datafolha recente).]

    PESO PESADO – não dá prá entender seu raciocínio – se é que tem algum. O PT continua forte, tanto que elegeu o Prefeito novamente, mesmo contra a “juntada” de inimigos políticos históricos e 14 (quatorze) partidos. O PSTU (já morreu) e o P-SOL, de que fala, é que não existem. Se o PT começou a ruir em 2002, com essa lentidão vamos ficar, pelo menos, mais 16 anos em Varginha até porque vcs não tem mais candidatos ou tentarão ressuscitar Antonio Silva, Leandro e Morvan Acayabas, Dilzon, Dimas, Aloisio, etc. em 2010 e 2012? Acorda desse pesadelo peso pesado!
    O PT é um só e continua unido em Varginha contra a vontade da oposição que sempre foi farinha do mesmo saco – como diziam nossos “caipiras – e que a população aprendeu a conhecê-los muito bem.

  • 16 Deus Amarelo // out 29, 2008 at 8:28 AM

    Meu estimado filho Luiz Rodrigo, também não sou fã de Dilzom Melo, nem estou em sua folha de pagamento. Mas é fato que dilzom é o presidente do PTB estadual, um partido importante para Aécio. Além do que dilzom tem grande influência na ALMG, entre seus pares deputados. A “benção” de dilzon no PTB e sua articulação na ALMG e no interior, entre prefeitos e vereadores, infelizmente é importante e cobiçado por Aécio e outros candidatos. Um presidente ganha a eleição somando esforços de vários “dilzons” por todo o Brasil. Assim o Lula ganhou a eleição. Infelizmente é assim que funciona a política

  • 17 luiz rodrigo // out 29, 2008 at 5:50 AM

    me desculpe deus amarelo mas você dizer que o aécio conquistou o dilzon.cá entre nós que importância o tal dilzon tem no cenário nacional, na verdade nem no nosso município ele tem a maioria do eleitorado,o aécio precisa conquistar é o próprio lula,entre outros renomados nacionalmente.e digo mais é bem provável que em 2010 surja uma aliança como surgiu em bh ou seja PSDB e PT juntos para fazer aécio presidente,apesar do mesmo não precisar pois como todos nós sabemos popularidade e competência ele tem só depende dele.

  • 18 peso pesado // out 29, 2008 at 5:08 AM

    José Carlos, o PT histórico de Varginha começoua ruir em 2002,após a vitória de Daniel Marçal contra Carlão na eleição direta dos diretórios municipais do partido.De lá para cá muita coisa mudou, pena que a imprensa local(se é que existe) nada publicou. O PT histórico,ou parte dele virou PSTU que fez boa campanha em 2004 e parte do PSTU virou P-SOL,que fez uma campanha pífia em 2008.
    Mas já tem partido novo a caminho dos ex-petistas,ex-pstuzistas e ex-psolzitas, é aguardar para ver. Numa coisa voce tem razão, nessa eleição deu para perceber que não existe mais PT, quem acompanhou a carreata de Lula e seu discurso na praça da fonte em 1989 e depois de longe assistiu a Collor,Maluf e principalmente o UDRista Ronaldo Caiado, sabe o que estou falando. Nesse ano vi muitos que apoiavam Ronaldo Caiado em 89 desfilando seus carros(diga-se de passagem meio velhinhos) com adesivos de corujinha e do PT.
    Portanto os tempos são outros, algo de diferente aconteceu, das duas umas , ou existem dois PTs ou não existe nenhum, resta saber quem eliminou um ou quem criou outros dois.
    sds.

  • 19 José Carlos // out 28, 2008 at 9:19 PM

    Em varginha o PT, já era. Tem uma conversa que o grupo do Mauro Sartana e o atual Vice conseguiram através destes 8 anos neutralizar os petistas “históricos” as urnas é que o digam. Estes petistas durante estes 8 anos entregaram o Partido para o Prefeito o vice, estes dois não são petista nunca foram. Agora só resta esperar pra ver o que acontece.

  • 20 cassiano maçaneiro // out 28, 2008 at 8:28 PM

    bem, é inquestionavel o serviço que esse blog prestou nas eleições, sendo lugar de debate e discussao.
    O conheci por essa ocasiao, e acredito que assim como eu, outros nao conseguem mais parar de acessar.
    Estive trabalhando fora por duas semanas e ficava ansioso por encontrar uma lan house ou computador de amigo pra conseguir ao menos ler as discussoes por aqui, sempre “apimentadas” ..rsrs

  • 21 carlos augusto // out 28, 2008 at 4:54 PM

    Acho que 2010 deve ser de mudança principalmente p/presidente, sem o lula o PT deve enfraquecer, as chances do Serra ou Aecio aumentam, não vejo outros partidos com chances,,,só não vejo boas previsões para nos pobres mortais….zzzzzzzzzzzzz

  • 22 Antonio Adilson // out 28, 2008 at 4:33 PM

    Já estava evidente e agora os resultados confirmam que o presidente Lula continua cada vez mais popular, mas seu partido não.
    Parece que a única alternativa viável para a tchurma continuar no poder seria um possível terceiro mandato para Lula e a maneira poderá ser esta: aprovar uma constituinte para efetuar a reforma política. Como a constituinte aprova a alteração da constituição apenas com maioria absoluta, metade mais um, não fica difícil para liberar uma terceira candidatura.
    2009 promete ser um ano movimentado, quem viver verá.

  • 23 Olimpico // out 28, 2008 at 12:47 PM

    Luiz eu acho que o blog é neutro. Esse tópico por exemplo, foi apenas um resumo dos artigos lançados na imprensa.

    O PT dificilmente ganhará eleição para presidente em 2010 pois o lula não concorrerá ao cargo. Mas a verdade é que nenhum dos partidos que estão no cenário político se importa com a população. Pensar na eleição de 2010 não nos ajudará em nada então. Pois como sabemos, todas as eleições são sempre a mesma coisa.

  • 24 Pedreiro // out 28, 2008 at 12:32 PM

    A Dilma será lançada como candidata do PT e ela não tem carisma para isso , a não ser que o presidente e sua base dê um jetinho brasileiro para ficar por lá mais um tempo . Mas acredito que o PT não terá candidato para se manter no poder .

  • 25 DEUS AMARELO // out 28, 2008 at 12:01 PM

    Exato meu filho Luiz Paixão. Alias, por gentileza, qual será o endereço de trabalho seu e de sua esposa, a partir de 01 de janeiro? Mas vamos ao assunto. Tambem acho que Lula não perdeu, muito mais que a oposição nesta eleição. A base de Lula foi vitoriosa em 72% do território nacional, vai comandar a esmagadora maioria das prefeituras no Brasil. Ocorre que esta “base de Lula” não é de confiança. Veja o grande vencedor PMDB, partido leal e fiel a cargos, coisas que HOJE Lula tem para dar. Mas, até 2010 Serra, Aécio e muitos outros vão as “compras” no PMDB, PSB, PDT, PTB etc. Em SP Serra já “conquistou” o Quércia (PMDB). Em Minas Aécio já “conquistou” Dilzon e seu PTB, além de parte do PDT. E assim caminha a humanidade…

  • 26 Luiz Paixão // out 28, 2008 at 11:22 AM

    Não sei quem fez os comentários 1 e 2 de QUEM PERDEU E GANHOU nas eleições municipais mas, dá pra ver que, como sempre, esse blog é contra o PT.
    Segundo os maiores meios de comunicação e os melhores analistas políticos do Brasil, o PMDB e o PT foram os VENCEDORES dessas eleições. O PMDB por ter conquistado o maior número de prefeituras em todo o Brasil – 1201 – (talvez por ser o único partido com diretório em todas as cidades do país) e ter o maior número de votos 22.922.343. O PT cresceu 46% em número de prefeituras – conquistou 559 – e o segundo partido em número de votantes com 21.688.633 eleitores.
    Outra coisa importante. Até 2010 muita água vai rolar em baixo da ponte. Essa história de dizer que Aécio e Serra se fortaleceram e Lula enfraqueceu não é verdade. Se isso fosse fato, o Covas teria sido eleito(só teve 5% dos votos), FHC teria feito o Serra Presidente, o Alckimin, com grande aprovação no governo de SP teria sido eleito.
    2008 é uma eleição e 2010 será outra totalmente diferente.
    Aguardem para ver.

Deixe um Comentário