Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Ciacci pede Centro de Reabilitação Auditiva

outubro 18th, 2008 · 7 Comentários

O vereador Leonardo Ciacci (PP) solicitou à Prefeitura de Varginha a implantação de um Centro de Reabilitação Auditiva e de Triagem Auditiva Neonatal.  Leonardo explica que o primeiro traz benefícios como a inclusão no ensino regular e o encaminhamento pata o mercado de trabalho, além de ser obrigatório no encaminhamento para obter o aparelho de surdez pelo SUS. “É um trabalho imprescindível para a população carente”, disse o vereador.

Tags: Política · Utilidade pública

7 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Leila // out 20, 2008 at 5:57 AM

    No Hospital Jonas Ramos, outro da Rede Hospitalar Santos Anjos, o Teste da Orelhinha também é realizado gratuitamente.
    O site http://www.gatanu.org indica os municípios brasileiros onde o Teste da Orelhinha é obrigatório.

  • 2 Leila // out 20, 2008 at 5:53 AM

    O Teste da Orelhinha (Triagem Auditiva Neonatal) e o teste do olhinho ainda não constam como obrigatório s na legislação brasileira. Em alguns Estados e em algumas cidades, por força de lei estadual ou de de leis municipais, os testes são aplicados nas maternidades.
    Na Câmara Federal, o Dep. Gervásio Silva propôs uma Lei, em 2007, para tornar obrigatório o Teste do Olhinho (para diagnóstico clínico de diagnóstico clínico de retinopatia
    da prematuridade, catarata e glaucoma congênitos, infecções,
    traumas de parto e cegueira) em todo o Brasil, mas o Projeto de Lei ainda está em tramitação (PL nº 1.625/2007) .
    O que é exigência ministerial é o “Teste do Pezinho” que foi instituído como exame obrigatório pela legislação brasileira desde 1990.
    Este teste não pode ser feito na maternidade, somente nos postos de saúde ou em laboratórios especializados pelo tempo de liberação de uma substância chamada fenilalanina que se dá após as 48 horas. Testes feito nas maternidades em tempo inferior a este são falsos negativos.
    Poucas maternidades no Brasil (apenas 19)oferecem o teste da orelhinha e do olhinho gratuitos, as outras poucas que oferecem, cobram para fazê-lo, atingindo assim um pequeno número de bebês, ou seja os que podem pagar. O custo gira em torno de 30 reais.
    O Teste do Olhinho assim como o Teste da Orelhinha são oferecidos à comunidade, sem ônus, pelo Hospital Divino Espírito Santo , da Rede Hospitalar Santos Anjos , em Santa Catarina. Simples e rápidos, testes do Pezinho, Olhinho e Orelhinha têm eficiência comprovada na prevenção de deficiências.

  • 3 Vida Boa // out 19, 2008 at 4:24 PM

    Não fez nada mais do que a sua obrigação.

  • 4 jota // out 18, 2008 at 4:04 PM

    ESSE TAL DE ALGUEM E UM GRANDE PUXA-SACO DO L.CIACCI ,QUE POR VENTURA SO SABE INDICAR PROJETOS DE CUNHO ELEITOREIRO.

  • 5 ALGUEM // out 18, 2008 at 3:44 PM

    Parabéns Ciacci pela iniciativa

  • 6 ALGUEM // out 18, 2008 at 3:43 PM

    Parabéns Ciacci pela inociativa

  • 7 // out 18, 2008 at 10:02 AM

    É legal sim, tudo que fizermos pra atender as pessoas que precisam de ajuda. Mas que tem um bando de surdo-mudo em Varginha que está precisando é de trabalhar, isso tem.

Deixe um Comentário