Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Candidatos apresentam propostas para Cine Rio Branco e Capitólio

outubro 3rd, 2008 · 4 Comentários

Os candidatos a prefeito apresentam os projetos para o Cine Rio Branco e o Theatro Municipal Capitólio. O fechamento do Cinema Rio Branco, há 12 anos, transformou o imóvel em um elefante branco em pleno centro da cidade. (clique no título para ler mais)

Foi considerado, há 50 anos, o cinema com a maior tela da América Latina. O cinema tem capacidade para 1.600 pessoas e, como dizia o jornalista Targino Valias, está se deteriorando. Em 1998 as Casas Pernambucanas desistiram de comprar o prédio por causa do tombamento feito pelo patrimônio histórico estadual. O próprio tombamento se tornou motivo de polêmica na cidade. Muita gente defende. O diretor do Museu Municipal, Cláudio Martins acha que a medida foi tomada pela Secretaria Estadual de Cultura sem o conhecimento da realidade local. “Foi uma medida afoita, o próprio patrimônio municipal não aprovou o tombamento”.
O vereador Leandro Acayaba (PP), candidato a vice-prefeito, apresenta anualmente, desde 2001, um requerimento ao prefeito Mauro Teixeira (PT), pedindo a compra do imóvel e a transformação do prédio em um centro de convenções gerenciado pelo Município. “Como não fui atendido nesses anos todos, a compra do Cine Rio Branco será uma prioridade em nosso governo”, diz Leandro.
Ricardo Vieira (PSOL) prefere a cautela. Ele diz que o papel da prefeitura é intermediar uma solução e, a partir daí, preservar o local como espaço cultural. “Mas tem que ser uma medida urgente, não dá mais para ficar empurrando com a barriga”.
Dr. Simplício (PV) defende a reativação do cinema. “A prefeitura não vai adquirir, mas comandará o processo de transformação e conservação do imóvel, com parceiros”.
O vice-prefeito Eduardo Corujinha (PT), candidato a prefeito, reconhece o valor histórico do Cine Rio Branco. “Os donos do Rio Branco já tentaram vender o imóvel, mas os valores e o tombamento impediram. Nossa prioridade é continuar a reforma do Capitólio, que está em fase adiantada de substituição do telhado. Em seguida será realizada adaptação para deficientes físicos e iremos realizar a reforma interna”.
O Theatro Municipal Capitólio está fechado há 5 anos. Inaugurado em 1927, o imóvel foi restaurado em 1983, uma obra que durou dois anos. O problema atual é o telhado, cuja estrutura de madeira estava corroída por cupins. A substituição por uma estrutura metálica começou em junho.
Além de Corujinha, os três candidatos defendem a reforma completa do Capitólio. “Uma pena que esteja sendo reformado apenas agora, às vésperas da eleição”, alfineta Dr. Simplício. Ricardo Vieira (PSOL) pretende, além de reformar o Capitólio, adquirir o Cine Rex, outro imóvel histórico localizado no centro da cidade que está abandonado.

Tags: Cultura · Pesquisa: Eleições 2008 · Política

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Antonio // out 5, 2008 at 10:44 AM

    Para quem não sabe, o fundador do Teatro Capitólio o italiano Sr. Francisco Navarra ao chegar da Itália na década de 20 queria por toda lei construir um Teatro aqui com inspirações no Teatro Escala de Milão. No entanto ele pediu ao seu irmão Domingos Navarra que residia em Cruzeiro no estado de São Paulo que construisse um Teatro la também. Esse Teatro de Cruzeiro leva o mesmo nome do nosso Capitólio. “são os teatros irmaõs” entrem no Site da cidade de Cruzeiro e vejam que beleza que é o teatro Capitólio de la. Esse com certeza é uma replica do teatro escala de Milão.

  • 2 Leitor // out 3, 2008 at 6:00 AM

    Eu acho que independente do partido que o governante seja, ele se quisesse apoiar, deveria ser igualmente para todos que pedissem o apoio. Quando o partidário passa a ser governante, ele deveria obrigatoriamente perder sua identidade partidária, pois é governante de todos, situação e oposição. Digo isso para Lula, Aécio e Mauro. Quem quisesse o apoio em sua campanha, teria igualmente.
    Senão fica essa palhaçada de que eu sou “assim” com o Lula, o outro diz que é amigo de longa data do governador, o outro diz que em “nossos” 8 anos de governo, sendo que no primeiro era apenas secretário de saúde…

  • 3 Vanks // out 3, 2008 at 4:43 AM

    Toninho arrebentou no debate!! Só faltou o Maurinho invadir a EPTV para falar no lugar do Corujinha!!! Vamos lá Varginhenses pensem:
    Se a situacao ganhar a maquina publica vai explodir!! Pois além dos 130 cargos de confianca que ficaram- terao que colocar mais algumas dezenas de outros…
    Viva a Mudança!!!
    Vote 14!!!

  • 4 Vanks // out 3, 2008 at 4:41 AM

    Toninho arrembentou no debate!! Só faltou o Maurinho invadir a EPTV para falar no lugar do Corujinha!!! Vamos lá Varginhenses pensem:
    Se a situacao ganhar a maquina publica vai explodir!! Pois além dos 130 cargos de confianca que ficaram- terao que colocar mais algumas dezenas de outros…
    Viva a Mudança!!!
    Vote 14!!!

Deixe um Comentário