Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

  • UNIFENAS_Vestibular_2022_Banner_970x140
  • 2021 – banner – fadiva novembro
  • 2021 – banner – prefeitura compromisso novembro
  • covalub-topo-maio-2021

Memórias de Varginha: 1º de outubro em 1948

outubro 2nd, 2008 · Sem comentários

1de_outubro.jpg Uma das datas mais importantes do calendário varginhense foi durante muitos anos  o dia 1º de outubro, quando era (e ainda é) comemorado o “Dia do Viajante Comercial”. (clique no título para ler mais)

Era feriado municipal e normalmente governadores, ministros e secretários visitavam a cidade para participar das comemorações, tal era a importância da classe.
No dia 1º de outubro de 1948 o governador de Minas Gerais Dr. Milton Soares Campos chegou à cidade acompanhado de seus secretários de estado, entre eles o futuro governador Magalhães Pinto. Presente também o representante do governo de São Paulo. O governador foi recebido pelo prefeito do município e representantes dos viajantes. Seguiram para a residência do Coronel João Urbano de Figueiredo, onde aconteceram desfiles e discursos.
Depois visitaram o Hospital Regional, o Colégio Marista e o Educandário. À tarde aconteceu um jogo de futebol  no estádio Sete de Setembro. Os times eram  Casados x Solteiros, formados pelos viajantes.
À noite o Grande Hotel Maduro ofertou um banquete ao governador e todos os viajantes. Após o banquete aconteceu um baile no Varginha Tênis Clube.
No outro dia pela manhã Milton Campos embarcou de volta a Belo Horizonte.
Esta visita está registrada em filme 35mm sonoro com aproximadamente 15 minutos de duração. Uma cópia deste filme encontra-se na Cinemateca de São Paulo. O roteiro (original) encontra-se com Nilson Ribeiro, varginhense e grande defensor da nossa história.
Algumas cenas extraídas do filme:
FOTO 01: O prefeito de Varginha Dr. Mathias de Vilhena (terno branco) discursa na chegada do governador Dr. Milton Campos (terno escuro).
FOTO 02: A residência do Coronel João Urbano, onde as autoridades e o povo se reuniram para recepcionar o governador.
FOTO 03: No estádio Sete de Setembro o governador Milton Campos dá o pontapé inicial da partida Casados x Solteiros
FOTO 04: Milton Campos discursa durante o banquete oferecido pelo Grande Hotel Maduro. Ao seu lado, segurando o microfone, o radialista Silas Sampaio Moraes.
(Colaboração professor Afonso Paione) 

Tags: Memórias de Varginha

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário