Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Museu Municipal arrecada objetos para exposição

setembro 11th, 2008 · 3 Comentários

museu.JPG O Museu Municipal de Varginha está em fase de montagem de uma nova exposição temática temporária, que tem como tema a dinâmica dos ofícios praticados no passado recente e remoto da cidade.  A exposição “Ofícios na Princesa – A Dinâmica do Trabalho nos séculos XIX e XX” recebe público a partir de outubro de 2008.  A fase agora é de pesquisas e recebimento de doações de objetos históricos. Clique no título para ler mais. Para o diretor do Museu Municipal, Cláudio Henrique Martins, é “ uma rara oportunidade para os moradores de Varginha e região poderem conferir de perto, objetos históricos significativos, altamente ligados à configuração do processo laboral sul mineiro”.  Martins ressalta também, “ que a participação da comunidade varginhense é imprescindível na montagem desta exposição.  O resgate cultural feito por múltiplas mãos tem maior valor agregado”.  O Museu Municipal dispõe de alguns objetos como bules; ferros de passar roupas; máquinas fotográficas, de costura e de escrever ; panelas de ferro; telefones e rádios, que  vão compor parte do acervo da exposição.  Portanto, a doação de objetos semelhantes aos citados são dispensados.  Porém, peças históricas como: armadilha para caça; batéia; barril ; bigorna; bruaca; bússola; cadeira de barbeiro; canastra; ferro de marcar gado; fôrmas para fazer queijos, chapéus e sapatos; fole pequeno; funil ; lamparina; lançadeira; lingoteira; roca e outras, são esperadas no formato de doação,  para a montagem da exposição.    A exposição Ofícios na Princesa – A Dinâmica do Trabalho nos séculos XIX e XX é uma iniciativa da Fundação Cultural de Varginha, através de seu Museu , que tem como intenção o fomento da cultura local.  Para o Diretor Superintendente da Fundação Cultural, Joadylson Barra Ferreira, “ iniciativas culturais como a exposição temática temporária, a ser realizada pelo Museu da cidade, a partir de outubro de 2008, carrega alto valor agregado de resgate de nossa memória histórica.  Isso, além de fazer parte de nossa ação cultural, prevista para o exercício neste ano, é uma excelente oportunidade para auxílio na formação de cidadania de nossos alunos e preservação de nossas raízes sócio-histórica-culturais.  Faço o chamamento  à comunidade varginhense que colabore, com a ação do Museu Municipal, doando objetos históricos significativos, para a composição de nossa memória histórica.  Penso que ganha a Fundação Cultural, o Museu, enfim, ganha toda a cidade quando unimos esforços, em prol do bem comum”.O Museu Municipal de Varginha fica na Praça Matheus Tavares, 178, centro, próximo à Estação Ferroviária. O telefone de contato é 3690 – 2716.  O e-mail é [email protected]

Tags: Cultura

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Orlando Lima // set 14, 2008 at 9:49 PM

    Hei, ja visitei o museu e por sinal me agradou. So estava querendo saber em qual definicao este museu enquadraria. Fique calmo, as vezes criticas podem serem construtivas.

  • 2 Claudio Martins // set 12, 2008 at 10:11 AM

    Primeiro acho que vc não leu o texto postado pelo blogueiro, pois então entenderia qual a exposição estaremos apresentando. Segundo, não “arrecadamos” (sic)as figuras “notóricas(sic).Nós pesquisamos os personagens notórios de Varginha. Qto a levar a sério, pode ficar tranquilo que há 8 anos fazemos isso. Lembre-se que o Museu não tem obrigação de ser definido qto ao estilo do acervo. A principio ele trabalha com objetos do cotidiano. Qto ao museólogo temos assistência direta da Superintendência de Museus de Minas Gerais com visitas dos profissionais que la trabalham, bem como doArquivo Público Mineiro. E por fim, é bom que se lembre que A Secretaria de Cultura de Minas Gerais, ja enviou monção de aplausos pelo trabalho realizado. Nós do Museu, gostariamos de fazer muito mais. Recebemos mais de 4000 doações neste tempo, 280 doadores, 27 exposições temáticas e lúdicas, visitas de mais de 15.000 pessoas registradas em livro de asinaturas ( de inúmeros estados do Brasil e do exterior) Só falta vc caro OrlandoLima nos visitar e trazer sugestões para podermos talvez aplica-las. Grande abraço.

  • 3 Orlando Lima // set 11, 2008 at 10:45 PM

    Afinal, que tipo de exposicao voce agora apresentara??? Talvez possa tambem arrecadar algumas figuras notoricas de Varginha….Vamos levar mais a serio este museu, tenha uma definicao e trabalhe nisto. Ou quem sabe algum museologo possa lha ajudar, vejo que esta andando em curvas. Desculpe a sinceridade, mas acorde!!!!

Deixe um Comentário