Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: Flamengo

setembro 15th, 2008 · 70 Comentários

fla_vga_1971.jpg fla_vga_1970.jpg O leitor Leandro Secci Naves envia nova colaboração: duas fotos do glorioso Flamengo de Varginha, datadas de 1970 e 1971. O Flamengo chegou à 1ª divisão do Campeonato Mineiro e foi responsável por revelar talentos do futebol, como Paulão (foi centroavante no Cruzeiro), José Carlos Generoso (jogou no Nova Lima e em Portugal) e Luciano Leme (jogou na Grécia e a esposa dele, Ângela, jogava no basquete profissional daquele país). O ex-jogador atleticano Dadá Maravilha foi técnico da equipe durante uma temporada. As fotos foram tiradas do site do locutor Milton Neves, mineiro de Muzambinho. (Com informações do repórter esportivo José Aladir)

Tags: Memórias de Varginha

70 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Juliano // jan 10, 2019 at 9:07 PM

    Olá! Meu pai jogou no Flamengo de Varginha, não sei exatamente a época, mas acho que foi 70/71. Seu nome é José Mauro Chiaradia, volante, e eu o vi nas suas fotos! Ando pesquisando sobre ele a pouco tempo e se houver mais alguma informação sobre ele, gostaria de saber! Obrigado! Valeu

  • 2 FRANCISCO BATISTA DE OLIVEIRA // jan 13, 2014 at 11:01 PM

    O grande Lincoln César de Oliveira, morto prematuramente num acidente de carro na estrada para Tres Pontas, foi, na minha opinião, o maior craque que o Flamengo ja teve, sem querer diminuir ninguém (o Flamengo tinha um timaço). O Linquinho era meu tio, irmão do meu pai, que também foi bom de bola, mas nunca jogou no Flamengo. Os dois descansam em paz lado a lado no cemitério local. A placa de mármore pregada no túmulo, feita pelo Flamengo, e que homenageia o tio Linquinho está quase apagada pelo tempo, mas não seu objetivo.

  • 3 Angela // fev 22, 2013 at 6:54 AM

    Oi Nilton! Li seu comentário acima. Vc conheceu ou teria alguma informacao ou fotos sobre meu irmao Fernando Tigrada? Ele passou por clubes como Flamengo de Varginha e Atlético de Bh.
    Isto é muito importante pra nós..
    Obrigada, Angela

  • 4 Balthasar // out 25, 2012 at 5:02 PM

    Eis atletas Milton Tinteiro, Carlos Alberto, Dusa, Adãozinho, carlinhos.Paulinho, outros, morava na rua silva bintencourts-222 ANO 1965, técnico Vaguinho falecido em Papagaios Mg, (assacinado)

  • 5 Marcelo Vitor // abr 7, 2012 at 2:01 PM

    Segue o site com fotos, o nosso técnico era o Barra Mansa.

  • 6 Marcelo Vitor // abr 7, 2012 at 1:59 PM

    Fui centroavante do Flamengo de Vaarginha em 1992 e 1993 fomos campeos sul mineiro em cima do rio branco de andradas. Tenho fotos um abraço a todos.

  • 7 IZO // fev 12, 2012 at 5:17 PM

    Quem não lembra do timaço que o Flamengo de Varginha tinha; Tinoco, Arnaldo, Buzuca, Duza, Toninho, Zé Mauro, Totó, Julião, Paulão, Zé Carlos Generoso e outros tantos. Este timaço deu muitas alegrias à torcida varginhense tendo como técnico o Sr. Airton Diogo. E respondendo ao Sr. Demeval o seu sogro Antõnio Augusto mais conhecido como Julião foi sim um grande artilheiro e grande ponta direita que vestiu a camisa do saudoso Tigre do Sul.

  • 8 jose donizeti // fev 11, 2012 at 6:24 PM

    faltou jogador lucio que depois passou atreinador.
    amigos gostaria de saber se estaõ todos vivos
    abraços;

  • 9 mauricio silva pinto // ago 1, 2011 at 3:04 PM

    Na época deste time não podemos esquecer, grandes jogadores como era chamado garotada de ouro como:Beto preto, Paulo Preto, Loís,Mário Alberto,Chiquinho, Pedro Paulo,Joadir,João da Urca,Mauricio,Quarentinha, Veia e outros, nunca tivemos chance no time principal

  • 10 NILTON SANTOS ENCI... // abr 25, 2011 at 9:48 AM

    – ESTÃO FAZENDO MUITA CONFUSÃO!!! QUANDO PAULÃO, VEIO DO CRUZEIRO PARA VARGINHA ( FLAMENGO ), ELE JÁ ESTAVA COM 29 ANOS, NUNCA FOI REVELADO NO FLAMENGO. O BUZUCA, VEIOI COM PAULÃO, HERNANE( AMÉRICA MINEIRO). GENEROSO, JOGOU EM PORTUGAL NO BELENENSE. LUCIO , ZAGUEIRO PORTUGUES, QUE FALECEU EM VARGINHA, TINHA O CHUTE MAIS FORTE, QUE EU JÁ VI. VEC, NÃO EXISTIA, GRAÇAS A DEUS!!! NÃO HÁ NENHUMA RELAÇÃO DE VEC E FLAMENGO…

  • 11 Serginho // abr 23, 2011 at 4:25 PM

    Caro amigos muito interessante após tanto tempo ver esta discussão sobre o Flamengo de Varginha, clube que fez parte de minha vida como atleta profissional, assim parabenizo o amigo Dizon Braga pela excelente iniciativa ecomo também pela persistência e grande inteligência de nos proporcionar este forum…continuo a procura de fotos e filmagens da gloriosa epóca que passei em varginha.
    abraços a todos
    serginho “O Carrasco”
    i

  • 12 rogerio // abr 5, 2011 at 5:07 PM

    Srº Waltinho Vilela acho que voce esqueceu de falar do maior zaqueiro que Varginha já teve que era o Vitor apelido Canecão. voc e lembra

  • 13 Waltinho Vilela // abr 1, 2011 at 4:32 PM

    Eu vi o melhor goleiro do mundo jogar: NICOLA. Era o único que vi pegar os petardos que o LANDÃO do Bangu (de Varginha mesmo) desferia. Quem viu sabe que estou falando a verdade. Nunca é demais render tributos a quem merece. Foi uma pena deixarem acabar o futebol de Varginha. Abrs

  • 14 Demarco Paiva Teixeira // mar 30, 2011 at 5:50 PM

    Valeu Nilton Santos por se lembrar do meu Tio Milton Tinteiro e de tantos outros que não aparecem nestas fotos.

  • 15 Waltinho Vilela // mar 22, 2011 at 9:46 PM

    O futebol Varginhense perdeu todo o glamour a partir da profissionalização. Os atletas juvenis da época tinha muitos craques que foram desprezados, como Jaiminho, Jairzinho Santana,Fernando Retes, Etinho, Oswaldinho, Marcilio, Waltinho, Ademir, Oswaldo Henrique, Jairinho e tantos outros. Foi uma injustiça. Faltou dirigente com visão empresarial. Abrs.

  • 16 Antonio Nunes // mar 2, 2011 at 7:18 PM

    Me lembro de minha infancia em Varginha, onde os meninos torciam pelo Flamengo e nós meninos pobre torciamos pelo VEC. Dos flamenguistas ouviamos piadas de que o VEC era time de pobre. O Flamengo ficou pobre e hoje usa o nome do VEC. Que ironia. Melhor ser VEC, que leva o nome da cidade, do que copiar nome de time grande e ser pequeno.

  • 17 Waltinho Vilela // mar 1, 2011 at 6:51 PM

    Fui tricampeão juvenil pelo Botafogo de Varginha, joguei no titular algumas vezes e na CBC na década de 60. Não se pode falar em flamengo local sem citar o Linquinho, Nêgo Horácio, Wilsão, Nicola, Djalma, Dinhaco, Dusa e Carlos Honório. Quem não viu não pode avaliar. Abrs (Belém-PA)

  • 18 Tiago Rattes // fev 4, 2011 at 4:17 PM

    Olá, moçada! Belo blog. Sou de Juiz de Fora e convivi com o Bilau desde moleque, cresci com a filha dele, e já tive a honra de bater uma pelada com o craque. Algum de vocês saberia dizer onde posso encontrar fotos que ele apareça nessa bela passagem pelo Flamengo de Varginha?

    Um grande abraço

  • 19 Marcus // dez 17, 2010 at 12:44 PM

    No comentário feito pelo OLHO VIVO EM TUDO (15), há um engano, o jogo entre Flamengo x América(4×1)foi no Independência e não no Mineirão.
    Uma observação: O Bilau fez o gol do Fantástico, mas o melhor jogador em campo(eleito pelos radialistas da época) foi o Adilson( irmão do Melete).
    Um abraço a todos!

  • 20 djalma // out 21, 2010 at 10:33 PM

    gostaria de receber fotos do flamengo de varginha quando o meu pai djalma jogava, e se alguem souber o email do amir mendes junior (quidinho) por favor mande pra mim e urgente, estou morando em canas-s.p email [email protected] um abraço a todos

  • 21 DARCIO ALVES BRAGA // ago 2, 2010 at 11:45 AM

    …me dê motivo para falar bem!

  • 22 DARCIO ALVES BRAGA // ago 2, 2010 at 11:41 AM

    …Um exemplo de que o futebol de Varginha
    não é reciproco com a imensa torcida e
    estrutura que tem.
    …Um simples amistoso do VEC contra time
    amador, levou 700 pessoas ao estádio.
    …Jogo do Ituiutaba pela serie c do
    brasileirão levou 200

  • 23 DARCIO ALVES BRAGA // ago 2, 2010 at 11:35 AM

    …Uma loira viu uma casca de banana
    na calçada e disse “olha ali onde eu vou cair”
    O VEC viu o Tricordiano e disse
    “Olha ali onde vou perder de novo”

  • 24 NILTON SANTOS ENC... // jul 30, 2010 at 7:14 AM

    PRESIDENTE DO FLAMENGO – SR. JOÃO FROTA E JOAQUIM FERREIRA, ESSES SIM , LEVANTARAM O NOME DO FLAMENGO. TIM PINTOR, DINHACO (CRAQUE ?? MILTON TINTEIRO?? CRAQUE??? DUZA ??… FORAM SIMPLESMENTE JOGADORES AMADORES, QUE NUNCA GANHARAM NADA. POR QUE VARGINHA, NÃO TEM MAIS TIME DE EXPRESSÃO??? ORA, RESPONDO O SEGUINTE: INFELIZMENTE, ONDE POBRE E ¨CURIOSO AMADOR POE A MÃO,A COISA NÃO ANDA…) A DIVIDA IMPAGAVEL DO FLAMENGO, FOI HERANÇA DOS ¨CLAQUES¨. .RSSS . CRACK OU CRAQUE. BASTA VER, QUE NOS DIAS DE HOJE, TEMOS UM SR. ESTADIO, QUE SÓ SERVE: TOURADA, MUSICA CAIPIRA, BINGOS, E ASSIM VAI…..

  • 25 NILTON SANTOS ENC... // jul 30, 2010 at 6:54 AM

    JOGADORES QUE PASSARAM PELO TIMAÇO DO FLAMENGO: TONINHO – ATL. MINEIRO, SUDACO – S. PAULO, AMÉRICA MG E MILAN ITALIA, DIRCEU ALVES -CORINTIANS, LUCIO – SELEÇÃO DE PORTUGAL(FALECEU EM VARGINHA). PAULÃO- CRUZEIRO, BUZUCA- VILA NOVA, RENATO- VASCO E UBERLANDIA, JOÃO D’UCA- ATL. PARANAENSE, JOADIR – VASCO DA GAMA. E HOJE???? AH! DEIXA PRA LÁ…..

  • 26 SOU DE LAVRAS!! // jul 28, 2010 at 7:34 PM

    TOSTÃO – NÃO VEIO A VARGINHA, PORQUE ESTAVA COM DISTENSÃO, NO MUSCULO ADUTOR DA ¨COXA DIREITA¨. POR QUE??( É SEPARADO, QUANDO SE INTERROGA, EU HEIN!!!!!!!!!!!TÉCNICO – ORLANDO FANTONI – QUE APÓS O JOGO, DEU UMA ENTREVISTA, DIZENDO, QUE O FLAMENGO ERA TALVEZ EM 1967, A TERCEIRA FORÇA DE MINAS. E , O TIME ESTRELADO ERA O MAIOR DO BRASIL. E FOI MESMO. DEU UMA GOLEADA NO SANTOS, COM PELÉ E TUDO. PENSE ANTES DE CRITICAR E FALAR O QUE NÃO SABE, EU HEIMMMMMMM!!!!

  • 27 luiz // jul 28, 2010 at 7:21 PM

    gente !! né por nada não ,mas com esse nome time nem um vai pra frente,vec bricadeira!! quem vai patrocinar,vec ,poe mais letra nesse trem owww!!!

  • 28 luiz // jul 28, 2010 at 7:16 PM

    he he he he eu só lembrop das brigas depois dos jogos

  • 29 IN OFF // jul 28, 2010 at 6:33 PM

    O Tostão não jogou..neste jogo!!! Não lembro o porque!!! Por isto que foi só de 4!!!
    Eu hein!!

  • 30 NILTON SANTOS ENCICLO... // jul 28, 2010 at 11:42 AM

    FLAMENGO – VGA – CRUZEIRO – BH. – ANO-1967 TIMES -FLA; BAIANO,SAPO,LICIO,SOLIMAR E J.WILSON, NUNO E SUDACO(MELHOR EM CAMPO),JULIÃO, VARTLEI, PAULÃO. – CRUZEIRO: RAUL, PEDRO PAULO, WILLIAN, PROCÓPIO E NECO. PIAZZA,J.CARLOS,NATAL,EVALDO,D.LOPES E HILTON OLIVEIRA. – CRUZEIRO ,GANHOU DE 4X2. GOLS; NATAL,EVALDO (2)WILLIAN. – SUDACO E NUNO, MARCARAM PELO FLAMENGO.OBS. NATAL, ESTAVA IMPEDIDO NO GOL, DO CRUZEIRO. NOTA: QUANDO, SUDACO MARCOU , DEIXOU O PROCÓPIO, SENTADO…. SAUDADES DE 1967!!!

  • 31 VARGINHENSE DE VERDADE. // jul 28, 2010 at 11:31 AM

    Quando se fala de FLAMENEGO DE VARGINHA, não podemos deixar de lembrar de algumas pessas e atletas que marcaram época no nosso querido FLAMENGUINHO, CLODEGANO DE OLIVEIRA(Tim Pintor) Diretor e Presidente por várias vezes. Atletas que marcaram também no FLAMENGUINHO: Dinhaco (claque), Duza (claque), Milton Tinteiro (Goleraço) Julinho da Padaria Alemã (Goleraço e corajoso e muito outros, mas vou comentar aqui também uma breve passagem de um grande jogador da area Rural que esteve no FLAMENGUINHO DA DÉCADA DE 50 e 60, mais infelizmente foi muito breve sua passagem no clube, pois ”DEUS” o levou muito sedo para morar com ele, eu estou falanda do atleta que depois do SUDACO, tinha o chute mais forte de Varginha, eu gostaria que vocês se lembrassem do Saudoso “DEDÃO” da fazenda Pedra Negra, jogava na Roça, veio pra cidade pra jogar no time do GUARANI do Sr. Jacy e através do Sr. Jacy mesmo foi apresentado no FLAMENGO, treinou jogou poucas vezes mais sempre vez bonito no futebol de Varginha.

  • 32 NILTON SANTOS ENCICLO... // jul 28, 2010 at 5:40 AM

    DEMEVAL – O JULIÃO, FOI UM DOS MAIORES PONTA DIREITA DO FLAMENGO. JULIÃO, ZÉ MAURO, VARLEY, PAULÃO E PARODI. ERA MUITO RAPIDO, E NÃO TINHA MEDO DE ZAGUEIROS… GOLEIRO- BAIANO, SAPO, BUZUCA, LUIZÃO E DARCY. ESSA ERA A DEFESA. DEPOIS O MENGO, VENDEU, O BUZUCA E ZÉ MAURO, PARA O BANGU DO RJ. SEM CONAT QUE O FLA. TEVE O MAIOR MEIA, CHAMAVA -SE : SUDACO. ( O PELÉ NO SITE MILTONA NEVES, SE REFERE AO SUDACO,COMO O JOGADOR QUE MELHOR BATIA NA BOLA..0

  • 33 IN OFF // jul 28, 2010 at 12:23 AM

    Não entendi nada!!! Parece coisa do Ex-Dunga!!! Hoje um ex-7 anões!!!
    Tô fora!!!
    Eu hein!!

  • 34 Eduardo // jul 27, 2010 at 9:30 PM

    Eh isso ae Darcio! Eh a mais pura verdade de ressecar os olhos daqueles que não querem enxergar, eu sou atleticano, mas tenho que ser verdadeiro quando se fala em desinteresse por parte da FMF, que eh muito da bairrista e oportunista, pois o Sul de MG eh muito forte se tratando de futebol e torcida da casa, pelo menos antigamente era assim, hoje um ou outro centro esportivo em MG tem lapsos ou flashes destes aureos tempos, hoje os clubes ficam dependendo de prefeituras locais, fico com a mão no coração quando me deparo com noticias, de desistencias de clubes em campeonatos ou departamentos profissionais fechando as portas devido problemas financeiros, destes os tempos aureos de 1964 e com a falencia do Sidera em 1967, ou o ESAB nesta mesma epoca.
    Eu defendo um Interior Forte seja no Norte, Leste ou Sul e Oeste.Pois MG é muito grande e deveria ser mais organizado, Campeonato Mineiro seja qual divisao com 12 e menos de 3 meses de disputa eh enganoso. O estado de SP ja chegou a ter 6 divisoes. E aqui mal das pernas com 3.

  • 35 Carlos Cornwall // jul 27, 2010 at 7:01 PM

    Parabéns ao Dilson Braga e ao Dárcio que são irmãos do Dijalma meu colega de Faculdade. Realmente o trabalho de voces dois sobre a história do futebol na cidade e principalmente do tradicional Flamengo de Varginha é admirável. Coloquem cada vez mais informações sobre o Tigre do Sul.

  • 36 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 2:15 PM

    …Outro exemplo do desinterese da FMF
    pelo futebol do interior foi dado no título
    de campeão mineiro da Caldense…nesse
    ano não participaram nem um dos 3 da capital
    em detrimento de estarem participando da copa
    sul minas…ai vem a FMF com a politica do tira e poem…promove o supercampeonato mineiro
    …de maneira inesplicavél…o titulo vai parar
    na mão do cruzeiro ( A Caldense podia perder
    a final até por 4X0 – que seria campeã…resultado perdeu de 5)
    …eles não precisam de participar para
    serem campeões…afinal já nasceram campeões
    …e nós aqui ficamos como eu disse…
    meros coadjuvantes!

  • 37 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 2:03 PM

    …Com todo respeito citei Juventus e Areadense
    porque foram os maiores vencedores do futebol
    aqui no sul de minas…dentro é claro das limitações
    que é o campeonato sul mineiro…mas é um bom
    exemplo de imparcialidade dado que tambem
    disputaram contra grades cidades como Varginha
    e outras grandes da região…o que é de observar
    que o grande vencedor foi sem duvida o bom
    futebol apresentado e não politica da maior cidade ou da entidade que promoveu o evento.
    …Aqui o futebol foi o vencedor e não o interesse. Areado e Eloi mendes, mesmo que
    a nivel do sul de minas podem sim vangloriar
    de ter sido os melhores da região!

  • 38 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 1:46 PM

    …O futebol paulista é hoje o melhor
    do mundo…justamente pelo respeito
    que tem pelo futebol do interior.
    …vcs já viram por exemplo
    Juventus de Eloi Mendes X Areadense
    disputando a final do campeonato
    mineiro…Pois em São Paulo aconteceu
    Bragantino X Novorizontino na final
    do paulista…quem não se lembra.
    Isto é IMPARCIALIDADE!

  • 39 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 1:28 PM

    …Eles ficam aí com estes campeonatinhos meia
    boca…Mineiro módulo 1 – Mineiro módulo 2
    Segunda divisão – Tacinha Minas Gerais.
    …Junta tudo e faça-se um grande campeonato
    para satisfação de todos – afinal somos um
    estado, e é do direito de todos participar.
    …Profissionalismo é uma questão de
    oportunidade…dê a chance iqual para
    todos e todos saem ganhando com certeza
    …E o futebol agradece!

  • 40 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 1:13 PM

    …Perguntem para eles (FMF)…porque não
    fazem o campeonato mineiro nos moldes
    do campeonato paulista com 20 clubes.
    …Afinal temos hoje grandes cidades com
    otimos estádios (abandonados por falta
    de atvidades) ..ex: Alfenas (12 mil pessoas)
    Ufla/lavras (10 mil pessoas) – PA (20 mil)
    Ronaldão (8 mil) – TC (5 mil) – Itajubá (6mil)
    Andradas(5mil) – Melão (35 mil)…observem
    que o sul de minas que tem o maior numeros de
    municipios do estado está muito mal representado no esporte de preferencia nacional
    e não é por falta de recursos e sim por pura
    politica de centralização do futebol em Minas.
    …Falo tudo isto não só pelo futebol, mas
    pela imensa torcida sulmineira que merece
    tambem vibrar pelo seu time…quem sabe
    não terão que torcer para times de outros
    estados como Corinthians, Flamengo etc

  • 41 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 12:57 PM

    …O campeonato mineiro na verdade
    é o campeonato metropolitano de BH.
    …já observaram que na maioria das vezes
    os times que ficam para final são sempre
    Cruzeiro – Atlético – América – Vila Nova
    …e como o América e o Vila estão sempre
    na primeira divisão mesmo não sendo
    melhores do que os times do Sul do Estado
    …exemplo disto é que o vila em certa vez
    caiu 2 vezes para segunda e foi beneficiado
    …segunda divisão é só para nós…eles são
    intocáveis.
    …Já pensou Cruzeiro e Atlético disputando
    a segunda divisão de MINAS GERAIS.
    …A Portuguesa, Guarani, Ponte Preta, etc
    disputam a segunda em São Paulo…e não
    são piores por exemplo do que o Atlético
    …E olha que o Paulistão e um Campeonatão.

  • 42 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 12:29 PM

    …O que me desepciona é ver todos vcs
    terem saudade do nada…isto mesmo
    aqui não teve nada…não se deve
    ter orgulho do nada…do resto
    …do que nunca aconteceu…do lanterna
    …do catadinho de 11xo… cade o grito de é CAMPEÃOOOOOOO do futebol…cade as bandeiras…o Grito cade o futebol SULMINEIRO…vcs se contenta com
    muito pouco e se esquece que o sul de minas
    é muito grande para se curvar aos capricho
    da FMF…se antigamente a desculpa era
    não tinhamos estádio…e agora qual é.
    …talvez já passou da hora de fazer uma
    revolução e montar A FEDERAÇÃO
    SULMINEIRA DE FUTEBOL.
    Quem sabe um dia veremos o nosso campeão
    versus o campeão deles.

  • 43 DARCIO ALVES BRAGA // jul 27, 2010 at 12:09 PM

    …Gente já observaram que todos os times
    do interior de minas, principalmente os
    do sul são meros coadjuvantes de Atlético
    Cruzeiro e de fez enquando o América.
    …É como uma novela ou filme onde todos
    já sabem quem é o mocinho e que com
    certeza se dará bem no final.
    …Uma pergunta?…vcs pagam ingresso
    para verem os mocinhos deles ou os
    nossos mocinhos?
    …Vcs vão aos estádios na esperança de verem
    seu time campeão ou apenas se figurarem
    …até quando serão os palhaços da FMF
    …vcs não tem noção do que acontece nos
    bastidores dessa mafia.
    …Olha o que eu já vi aqui na região em jogos
    dos times da capital contra times daqui
    …falarei mais pra frente em detalhes jogos
    como esportivo 2×5 cruzeiro em Passos(primeiro tempo Esportivo 2×0 Cruzeiro)
    o esportivo terminou co 4 jogadores expulso
    e dois gols do cruzeiro foi de penalti e um em
    completo impedimento
    jogo adiado na final do mineiro
    entre Trespontano x Cruzeiro ( o cruzeiro simplesmente foi fazer excursão p/ europa)
    …ou no memoravel jogo
    Rio Branco 0xo Atlético em Andradas, quando
    o juiz terminou o jogo aos 43 min 2 tempo
    com a bola encobrindo o goleiro do Atlético
    até o pessoal de Poços que foi la ver o jogo
    e que são rival ferrenho do azulão
    tambem comentam a favor do time de Andradas (Obs: A vitoria levaria o Rio Branco para final
    contra o Cruzeiro) .
    …Não adianda pode ter estadio, time, torcida
    patrocinio forte, arrecadação…eles destroem

  • 44 eduardo // jul 22, 2010 at 8:17 PM

    Alguem que vivenciou ou que tem noticias do flamengo de varginha na Taça Inconfidencia de 1970. Pois o que somente sei que o flamengo esteve no grupo C do torneio,( eu queria saber mais sobre este torneio). Na loteria esportiva de 17 de Nov de 1970 jogo de numero 11 do volante ( bilhete). flamengo x caldense.

  • 45 Dilson Braga // abr 8, 2010 at 1:48 PM

    Oi pessoal. Parabéns Madeira! Fiquei muito alegre ao ver que a Internet é um veículo que aproxima as pessoas. Ví que através de seu blog, vários pessoas e jogadores do Flamengo se pronunciaram e buscam fotos e informações da trajetória do mais querido de Varginha, o famoso, nacionalmente, Flamengo de Varginha. Foi pensando nisso que estou começando a montar o blog: stadiumvarginhense.blogspot.com, onde procurarei informar a todos, tudo que possuo arquivado sobre a história do futebol de Varginha. Aproveito para agradecer a todos que, de uma maneira ou de outra, incentivaram o meu trabalho.
    Dilson Braga
    [email protected]

  • 46 paulo Cesar // mar 3, 2010 at 1:12 PM

    Gostaria de saber em que ano o zagueiro Celso, foi vendido para o Santos acredito que foi entre 80 ou 82, eu dividia quarto com ele e quando cheguei de viagem so encontrei o bilhete dele dizendo que havia sido comprado pelo Santos, eu fui atleta do clube mais um problema de joelho encerrou minha carreira precosimente.

  • 47 GILBERTO BENETON JR // out 11, 2009 at 4:51 PM

    EU TENHO UM BLOG CHAMADO “FUTEBOL VARGINHA, UMA HISTÓRIA DE GLÓRIAS”, CONTA ATRAVÉS DE FOTOS MUITAS COISAS A RESPEITO DO FUTEBOL DE VARGINHA. É SÓ DIGITAR “RPFUTEBOLVGA.NAFOTO.NET” E VER QUANTAS FOTOS EXISTE LÁ E NEM É PRECISO FALAR NADA PRA ENTENDER, BASTA CURTIR E VIAJAR NO TEMPO…ABRAÇOS!

  • 48 Cont(ato) // set 22, 2009 at 7:02 PM

    Ele são especialistas em futebol de Varginha? Só porque se tem um acervo o cara entende de futebol…tá bom. Ah, o Dilzon Braga é meu amigo, hem?

  • 49 HAMINA DO CHUCHU // set 22, 2009 at 3:57 PM

    É Verdade Dárcio, o Dilson Braga, seu irmão e do Dijalma é o maior especialista em futebol de Varginha. Esse sabe tudo.

  • 50 DÁRCIO ALVES BRAGA // set 21, 2009 at 9:52 PM

    O goleirinho DO VEC ENTREGOU O OURO
    PRO TRICORDIANO E DECEPCIONOU
    2000 TORCEDORES QUE LOTOU
    O RUBRO NEGRO COM A ESPERANÇA
    DE VER A CLASSIFICAÇÃO DO VEC
    PARA A SEGUNDA FASE – ESSE FILME
    EU JA VI O ANO PASSADO…

  • 51 DÁRCIO ALVES BRAGA // set 13, 2009 at 11:23 PM

    TODO MUNDO ACHA QUE SABE TUDO SOBRE
    O FUTEBOL DE VARGINHA E REGIÃO, MAS
    NÃO SABEM NADA. QUEM SABE TUDO
    REALMENTE E MEU IRMÃO DILSON BRAGA
    QUE REUNE O MAIOR ACERVO DO FUTEBOL
    VARGINHENSE E EU QUE A TRINTA
    ANOS, CORRI E CORRO TODOS OS ESTÁDIOS DO SUL DE MINAS. EU NÃO FALO
    EU ESTIVE LÁ.

  • 52 wilson fraga gaucho // set 10, 2009 at 9:02 PM

    sou o gaucho campeaoem 88 tbm como serginho gostaria de ver fotos se puerem me ajudar

  • 53 Amadeu // ago 9, 2009 at 5:21 PM

    A verdade é que a politica atrapalha o futebol varginhense.Para trazer o Flamengo de volta temos que trazer junto os grandes dirigentes da época(Robertao,carlo e rubens de luca).Fora a equipe tecnica que contava com os massagistas como samucao,helio…Grande epoca dos zagueiros buzuca,barra mansa,fumaça!!

  • 54 Frei Kaneka // jun 19, 2009 at 3:17 PM

    VAMOS RESGATAR O MAIS QUERIDO DO SUL DE MINAS- O FLAMENTO,QUERIDO,POIS TODO MUNDO TORCIA PARA O CORINTIAS,CRUZEIRO,SANTOS,ATLÉTICO,FLUMINENSE,VASCO,PALMEIRAS, MAS A MOÇADA GOSTAVA MESMO ERA DO NOSSO MENGUINHO.INFELIZMENTE APESAR DAS BOAS INTENÇÕES, MAS O VEC AINDA NÃO COLOU. É HORA DE REVER O QUE PRECISA SER REVISTO E SE VARGINHA CONSEGUIR TER DOIS TIMES, QUE TENHA. O VEC E O GLORIOSO FLAMENGO, A MARCA MAIS CONHECIDA NA CIDADE DEPOIS DO ET.

  • 55 Serginho o carrasco // jun 19, 2009 at 1:41 PM

    Olá saudações a todos, sou serginho o centroavante que fez o gol do titulo da segundona de 1988 e gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a resgatar fotos e imagens daquela epóca já que perdi tudo que tinha na enchente em Itajubá onde moro, aproveito para saudar a todos e parabéns pelo blog.

  • 56 OLHO VIVO EM TUDO // maio 8, 2009 at 12:13 PM

    Carríssimos amigos de blog, o gol que o famoso BILAU fez e foi considerado o gol do FANTASTICO na época, não foi contra o Cruzeiro não, pois o jogo contara o Cruzeiro foi 11X00, não foi contra o Tupi também não, foi justamente contra o América Mineiro e o jogo foi no Mineirão e o nosso querido Flamenquinho infelizmente perdeu de 04X01 e u unico gol do Flamenguinho foi o nosso querido Bilau que Fez e foi um lindo gol mesmo, foi de longe e o goleiro do América nem viu a bola entrar.

  • 57 Carlos Cornwall // maio 8, 2009 at 2:49 AM

    Madeira, tinha me esquecido dessa matéria, mas ao ler seu comentário, lembrei-me que no dia 22 de abril de 2009 postei aqui no blog matéria sobre a ligação de Varginha com o Santos ou a cidade de Santos e coloquei uma foto que tirei em fevereiro de 2009 com o Jacob, que era atacante do Flamengo de Varginha,que hoje é taxista em Santos, ali na região do Shoping Balnerário-Hotel Atlãntico. Pois o Jacob está aí como era na década de 70, na segunda foto agachado ao lado de julião e totó.
    Como você narrou que as informações foram feitas pelo José Aladir e do site do Milton Neves, sugiro que coloque o antes e o depois dessa turma que fêz época no futebol de nossa terra.
    Comece pelo Jacob,hoje o Sr..Jacob que é um cara muito gente fina e sempre que vou a Santos ele conta história da época em que defendeu as cores do Tigre do Sul .

  • 58 Marcus Madeira // maio 7, 2009 at 10:42 PM

    Marcelo, envie fotos para o blog e conte histórias da campanha de 92, pra gente compartilhar com os leitores.
    Atte,
    Marcus

  • 59 MARCELO VITOR // maio 7, 2009 at 9:51 PM

    EU TENHO FOTOS DO FLAMENGO DE VARGINHA QUANDO FOMOS CAMPEOS SUL MINEIRO, EM 1992 , FUI CENTROAVANTE E ERA CONHECIDO COMO VITOR.

  • 60 Aguinaldo // fev 19, 2009 at 3:52 PM

    gostaria de saber se existe ainda o flamengo de varginha?

  • 61 demeval // jan 25, 2009 at 1:24 PM

    Olá meu amigo de varginha, meu nome é Demeval meu sogro conta o maior papo de seu passado no flamengo de varginha, o nome dele é, ANTONIO AUGUSTO, conhecido por vocês como JULIÃO ele está nestas duas fotos 70 – 71 , atualmente ele mora em são josé dos campos, e está muito bem de saúde, mas se gaba de ter cido artinheiro do FLAMENGO DE VARGINHA em sua época, gostaria de saber se é verdade, encotrei este blog através do google

  • 62 Jose Divino Nery // dez 7, 2008 at 10:08 AM

    Prezado Juca Pintaga

    O gol do fantastico feito pelo Bilau foi compra o America – MG e Tigre perdeu por 4 x l.

    Se quizer confirmar com uma dos atletas deste jogo, procure pelo Silvestre que era goleiro e entrou durante o jogo em substituição do titular.

    Sem mais,

  • 63 juca pitanga // dez 2, 2008 at 7:11 PM

    Preciso desempatar uma aposta de botequim, e espero que alguém me ajude com notícias de jornais da época ou fotos se possível.
    Dois amigos meus apostaram uma “sodinha” contra uma ” Cerveja” sobre o gol do Fantástico feito pelo jogador do Flamengo de Varginha ( BILAÚ) . UM DIZ QUE FOI CONTRA O CRUZEIRO NUM JOGO QUE TERMINOU EM ” ONZE A UM” PARA O CRUZEIRO. O OUTRO DIZ QUE FOI CONTRA O TUPÍ DE JUIZ DE FORA NUM JOGO QUE TERMINOU EM ” TRÊS A DOIS PARA O FLAMENGO”.
    PELO QUE ME LEMBRO FOI CONTRA O CRUZEIRO QUE O ” BILAÚ” DEU UM VOLEIO DE FORA DA ÁREA E COBRIU TODA A DEFESA DO CRUZEIRO.
    MARCANDO NA ÉPOCA O GOL DO FANTÁSTICO. Mas um dos apostantes não aceita a minha opinião.
    Por favor me ajudem a desempatar esta grande aposta!!!

  • 64 ottoni // out 23, 2008 at 12:25 PM

    caro amigo Dani……que pena q como vc nao pude ver os gols tao famosos q meu querido pai(Carlos Honório) fazia pelos gramados da rua paraná.ele em vida sempre comentava destes famosos gols d bicicleta q faziam a alegria do povo varginhense nas tardes d domingo na rua paraná…época mto boa qdo o futebol era jogado por amor e nao como nos dias d hj q tudo no mundo do futebol se envolve dinheiro.

  • 65 GILBERTO BENETO JR // set 18, 2008 at 8:33 PM

    Caro amigo Secci, valeu pela intenção, mas o Paulão, Zé Carlos Generoso e Luciano não foram revelados pelo Flamengo. O Paulão veio do Cruzeiro, o Zé Carlos do América e Villa Nova e o Luciano Lemes foi revelado pelo Rodoviário que era de Varginha e foi levado pelo Sr. Eugenio Bergamo que era tecnico do Fla para o Palmeiras de São João da Boa Vista, ok? abraços.

  • 66 ALT // set 17, 2008 at 4:34 PM

    Oi Almir, são pessoas como vc que fazem com que as coisas que dão alegria pra uns outras fiquem com invejam e criticam… para que vc saiba o Flamengo de Varginha tem uma dívida trabalhista enorme que não da condições de ele voltar, agora o VEC é um novo time, uma nova esperança de alegria para nossos domingos que foram de tantas saudades na época do Flamengo de Varginha. Se a gente parar de criticar e começar a pensar em apoiar podemos alavancar o time. O Vec pode contar com o meu apoio e tenho certeza de vários Varginhenses. E esses que torcem contra só dá força positiva para o time crescer cada vez mais…. O Vec é nosso. orgulho de quem é Varginhense…

  • 67 dani // set 16, 2008 at 7:13 PM

    O melhor jogador do flamengo de todos os tempos foi Carlos Honorio ou Linquinho? Na minha modesta opiniao foi Carlos Honorio , que saudades dos seus gols de bicicleta nas tarde de domingo na rua paraná. Linquinho tambem foi um grande jogador.

  • 68 Leitor // set 16, 2008 at 12:33 PM

    Deve-se lembrar e muito do grande Baroni, que jogou por muito tempo no nosso Flamengo de Varginha. Lembrando um fato que assisti esses dias, durante um programa do Sportv, em que um senhor de uma cidade de MG tem coleção de camisas de times mineiros. Mostrou de vários clubes, e terminou a matéria com o manto rubro-negro do Flamenguinho. Saudades dos jogos na Rua Paraná e posteriormente no início do Melão.

  • 69 Amir Mendes Junior // set 15, 2008 at 6:44 PM

    Fu…………rão com o nome Flamengo de Varginha, agora chama-se VEC, q q isso que tragédia…O VEC é u q??????
    Não me venhão com Varginha Esporte Clube…

  • 70 Carlos Cornwall // set 15, 2008 at 1:28 PM

    O Secci, o jacob -centroavante que jogou no flamengo de Varginha e que está na foto. Hoje é taxista em Santos-SP e uma grande pessoa. Depois do Flamengo de Varginha ele jogou na Venezuela
    Aliás o hoje Senhor Jacob presta um serviço de excelente qualidade na aprazivel e amiga cidade litorânea.

Deixe um Comentário