Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: ex-alunos do Marista

setembro 21st, 2008 · 5 Comentários

encontro19841.jpg Em 1984 os alunos do colégio Marista formados no 3º científico (como se dizia na época) de 1974 organizaram um encontro. A foto registrou o evento. (Clique no título para ler mais) Em pé, da esquerda para a direita, na sequência: professor Antonio Terra (camisa azul), irmão Ari Machado e prof. Antonio Caldas. Na mesma fila o ex-diretor do colégio irmão Aureliano Figueiredo, de terno. Sentados, na primeira fileira, da esquerda para a direita: Aniel Braga, atual secretário de saúde do município e prof. Roberto Barbiéri (de barba). Alguns alunos desta turma, da qual fiz parte, vieram juntos desde o ensino fundamental no início dos anos 60. O restante se juntou a ela no ginásio. Atravessamos o período turbulento pós-Concílio Vaticano II quando o catolicismo sofreu reviravoltas radicais em seus conceitos. No colégio o internato deixou de existir, da noite para o dia centenas de irmãos maristas abandonaram a congregação e os professores leigos os substituíram. Alunas começaram a ser admitidas – em 1970 – e nossa turma foi a primeira a recebê-las. A mini-saia (quem se lembra?) estava no auge e isso fazia a alegria da rapaziada, acostumados até então com a rigidez de um colégio só para homens. Eram os anos de chumbo da ditadura militar no Brasil. O irmão Ari, que aparece na foto, era uma pessoa de personalidade forte que falava muito bem e se exaltava com facilidade. Em certas ocasiões foi chamado a depor pelos agentes da ditadura por causa de denúncias de alguns alunos, que o taxavam de comunista.
Outro encontro da turma ocorreu em 1989 comemorando os 15 anos de formatura. Depois ninguém mais teve coragem de organizar o evento, o trabalho é enorme!(Colaboração do professor Afonso Paione)

Tags: Memórias de Varginha

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 FRANCISCO BATISTA DE OLIVEIRA // jan 12, 2014 at 11:36 PM

    Vejo que conheço quase todos da foto. Esse pessoal era de uma turma 1 ano mais jovem que a minha, e por isso reconheço meu irmão Fred com a namorada, hoje sua esposa. Vejo o Dr. Mirandinha e o Dr. Taveira, e outros caras muito legais daquela turma. E, claro, o grande Irmão Ary ladeado pelos professores Antonio Terra e Antonio Caldas, e o saudoso reitor Irmão Aureliano (muito devo àquele homem bom e sábio, que sabia ser severo e lhano ao mesmo tempo). Bons tempos.

  • 2 Joaquim Trolezi Veiga // jul 12, 2012 at 1:46 PM

    Com muito orgulho, muito mesmo, também sou ex-aluno Marista da década de 60. Saudades do Irmão Celeste, Afonso Falqueto, Abilio, Antonio, Ari e Zarur. Aliás, se consegui me projetar foi graças a eles. Que saudade daqueles tempos em que bastava o professor olhar para o aluno que ele já sabia. Hoje os conceitos mudaram, e para pior! Quantas vezes fiquei no Colégio até 18h 18h30m decorando textos e repetindo erros em sabatinas. Hoje, se o professor chama atenção do aluno é bem capza de ele acabar sendo punido e o resultado disso está ai para quem quiser ver. Parabéns a todos ex-colega. Abraços.

  • 3 Ronaldo Barbosa // ago 16, 2011 at 3:16 AM

    Alguém poderia confirmar se é o irmão Antonio Gava que está à direita do irmão Ari na foto ?

  • 4 Orlando Lima // out 3, 2008 at 7:02 PM

    Vamos ver quem consegue dar nome a todos da foto!!! Que saudades deste tempo!!

  • 5 Marcelo // set 22, 2008 at 8:44 AM

    Tem ainda o professor Afonso Paione na quarta fila; o Fábio que deu aula de Educação Física no Cetem; o diretor do Cetem, Marcos na primeira fila; o médico José Geraldo Taveira em pé do lado esquerdo; a Leilane Mota que dá aula no Santos Anjos, com o marido

Deixe um Comentário