Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: antiga sede da prefeitura

setembro 24th, 2008 · 2 Comentários

prefeitura_sadallo_mem_vga.jpg A Prefeitura Municipal de Varginha funcionou entre 1930 e 1960, aproximadamente, neste prédio mostrado nas fotos. Clique no título para ler mais.

O edifício foi construído por meu avô, o Coronel João Paes de Carvalho. No início do século XX os fazendeiros – Tenentes, Coronéis e Capitães – varginhenses moravam nas fazendas e possuíam residência na cidade, para onde vinham com a família passar as festas mais importantes do ano, como a Semana Santa e o Natal. Na crise mundial de 1929 o Cel. João Paes quebrou. Vendeu praticamente todas as suas propriedades e se mudou com a família para o norte do Paraná, onde refez a vida, retornando a Varginha na década de 1940.A residência da av. Rio Branco foi vendida ao município e passou a funcionar como sede da prefeitura até o início dos anos 60. Nesta época foi adquirida pelo casal Sadallo e Rosa Andere, que fez uma reforma geral no prédio, transformando-o numa confortável residência. Dona Rosa Andere continua residindo no imóvel.Á direita do antigo prédio da prefeitura, um sobrado que foi casa paroquial, hotel, depósito de cigarros e loja de tintas. O detalhe interessante, que pode ser visto somente na cópia da fotografia em alta definição, é a seta no poste indicando a saída paraLavras e Belo Horizonte no sentido da Matriz. Realmente naquela época a saída oficial para BH era pelo bairro da Vargem e Carmo da Cachoeira. O acesso pela BR 491, conforme conhecemos atualmente, foi inaugurado anos depois. (Professor Afonso Paione)

Tags: Memórias de Varginha

2 Respostas Até Agora ↓

  • 1 wellington // nov 23, 2017 at 11:38 PM

    ola!!
    Boa noite,estou pesquisando,mas esta bem dificil encontrar algo,queria saber mais sobre os coroneis que viveram em varginha.
    desde de ja obrigado.

  • 2 Antonio Belo Sobrinho // set 24, 2008 at 7:39 PM

    Madeira, a minha vida inteira morei em Varginha (41 anos) e tenho muito interesse em ver cada vez mais as fotos antigas como estas que são mostradas aqui no seu blog. Realmente é de muito bom gosto este seu blog quando nos leva para o passado através de fotos e informações culturais. Nos dá saudade até mesmo de tempos não vividos. Parabéns!

Deixe um Comentário