Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Sem autorização

agosto 29th, 2008 · 5 Comentários

O representante de um colégio de Varginha tentava tirar fotos de dois prédios públicos para um trabalho da escola. Foi impedido pelo Guarda Municipal. Depois de se identificar e informar o fim da fotografia, foi autorizado. No outro prédio público, outro Guarda Municipal impediu o rapaz de tirar foto. O agente o aconselhou a pedir autorização. Na diretoria ele foi informado de que teria que fazer o pedido por escrito. Como a autorização demoraria para ser liberada, e o trabalho escolar não poderia esperar, ele desistiu da segunda foto.Balela. Ninguém precisa de autorização para tirar foto de imóveis quando a foto está sendo tirada da rua, do lado de fora do imóvel. Mas há o direito da privacidade das pessoas que estão na rua, na hora da fotografia. E não do imóvel, que é um bem público e deve ser fotografado, fiscalizado, visitado, utilizado por qualquer cidadão.E como fica quando ocorre a colisão de direitos entre a proteção à intimidade e o direito à liberdade de expressão? É preciso ponderar, levar em conta se a informação é importante o suficiente para ser levada a público. Analisar se o fim que o material terá é relevante. Vai haver lucro com a divulgação da imagem? A divulgação da foto viola a honra de alguém?No caso ocorrido em Varginha, o objetivo era um trabalho escolar. Dificilmente alguém teria lucro ou ofenderia a honra de outro.

Tags: Geral · Utilidade pública

5 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Pedreiro // set 2, 2008 at 9:08 AM

    Eles não tem tempo para isso , estão muito ocupados fazendo qualquer outra coisa , menos cuidando do trânsito. Se eles pudessem sentar durante o trabalho , aí seria uma maravilha !

  • 2 ASSIS MARLEY // set 2, 2008 at 12:39 AM

    A GUARDA MUNICIPAL DEVERIA SE LIMITAR EM SINALIZAR A CIDADE COM CONE PARA DESVIAR O TRANSITO.

  • 3 Antonio Adilson // ago 30, 2008 at 9:56 AM

    E ainda tem gente pregando que guarda municipal deveria ter arma de fogo!!!!!
    Guarda municipal é para cuidar do trânsito e só. Não deviam nem ter carro, estão gastando gasolina com nossos impostos. Bicicletas pra eles! E jegue pros fiscais do Codema. Tenho dito.

  • 4 Eu // ago 29, 2008 at 2:40 PM

    Com a palavra, o pessoal da GM.

  • 5 India Kamba // ago 29, 2008 at 11:04 AM

    Que bobagem essa proibição.
    Ora hoje o SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL tansmite ao vivo suas sessões,como a questão da reserva raposa do sol ontem, onde uma india advogado eu exemplo de cidadania.
    O Congresso transmite ao vivo suas sesões e até a Cãmara Municipal de Varginha pela´tv clube também as transmite.
    Ora o poder público é do povo e esse tem o direito de fotografar,filmar,enfim fiscalizar.

    Se não for assim, é hora de cantar a música do Nei Matogrosso.
    O que a gente faz
    é por debaixo do pano
    prá ninguém saber
    é de baixo do pano,
    que a gente entra pelo cano,
    sem ninguém ver..

    Estamos em pleno século 21 e as amarras do Poder estão sendo desfraldadas.

    Tomara que um dia possamos eleger algum prefeito, que tenha coragem de despachar com seus secretários em praça pública e ao vivo com direito do povo fotografar,filmar ,questionar.

    Se um dia tiver alguém assim, teremos alcançado a democracia plena.

    Os móveis, os telefones,os carros,o combustivel do carro,as praças, as naves, tudo isso é do povo.
    Se alguém destrui-lo responderá por isso, mas quem fotografa,filma, está exercendo nada mais do que o direito a proteger o que é seu, ou seja o patrimônio público.

Deixe um Comentário