Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Memórias de Varginha: normalistas do Santos Anjos

agosto 6th, 2008 · 25 Comentários

santos_anjos.jpg A coluna de hoje mostra a tradicional foto de formatura do Curso de Normalistas do Colégio dos Santos Anjos. O ano era 1968. O colégio completa, em 2008, 85 anos na cidade. Na foto, alunas que hoje são mães e avós. A primeira em pé (na frente) é a atual diretora pedagógica do colégio, Tertuliana Corrêa Machado. Entre as Religiosas, o blog identificou apenas Irmã Noemi (primeira à esquerda), que continua trabalhando no Santos Anjos. O único homem que aparece na foto é o professor Wilson Terra. Quem reconhecer mais alguém, ou tiver histórias sobre o colégio, mande comentário.

Um detalhe: o canal Memórias de Varginha ficou uns dias fora do ar, devido a um triste episódio: pane no computador do professor Afonso Paione, principal colaborador da seção que possui um importante acervo sobre a história de Varginha. Mas, com apoio do Museu Municipal e dos leitores, o blog continua a seção. Envie fotos e histórias sobre a cidade para [email protected].

Tags: Memórias de Varginha

25 Respostas Até Agora ↓

  • 1 NEUSA VILLELA // fev 17, 2015 at 5:29 PM

    SAUDADES DESSE COLÉGIO MAGNIFICO ESTUDE LÁ DE 1945 ATE 1950.

  • 2 Maria Celeste Oliveira Rabello // dez 9, 2012 at 2:13 AM

    Lembro-me muito bem das Irmãs: São João,Apresentação,Júlia,Abigail e dos professores Wilson Magalhães Terra,nosso paraninfo e da fantástica professora de português, Zaíta Tribst.
    Curto Varginha sempre!

  • 3 Maria Celeste Oliveira Rabello // dez 9, 2012 at 2:12 AM

    Que saudade!Estudei de 1955 a 1963 neste colégio.
    Lembro-me muito bem das Irmãs: São João,Apresentação,Júlia,Abigail e dos professores Wilson Magalhães Terra,nosso paraninfo e da fantástica professora de português, Zaíta Tribst.
    Curto Varginha sempre!

  • 4 Dalva Sales // maio 8, 2011 at 9:43 PM

    retificando: que outras , que esse email leiam, entrem em contato, por favor…

  • 5 Dalva Sales // maio 8, 2011 at 9:41 PM

    sr Madeira, tenho procurado muito minhas amigas deste saudoso colegio, do ano de 1962.
    apos 50 anos(cinquenta …rs) encontrei a lurdes neia pires em sao caetano do sul…
    que outras , que esse email leia, entrem em contato, por favor…

  • 6 Bernadete // jan 30, 2011 at 1:18 AM

    Olá…
    Sou de Além Paraiba e estudei no SA de lá, mas atualmente resido no Rio de Janeiro.
    Conheci essas 3 irmãs. Irmã Noemi morava lá em 1965 quando entrei para a lª turma do pré-primário. Na década de 70 esteve lá a Irmã Júlia(mas não foi minha mestra) que depois saiu do convento e nunca mais eu soube dela… e por último a Grande Irmã Leonor… minha grande mestra (nos anos de 75 a 77) e conterrânea… inteligentissima…. Deus a levou em 1982.
    Recordar é viver !!!!!

  • 7 Julio Penna // dez 5, 2010 at 12:17 AM

    Que legal… gostei de ver a Clarita. Fui colega dela no ICBEU, em 63 ou 64. Nossa turma tinha também a Gracita e o Paulo César. Dona Hélia era nossa teacher…

  • 8 Angela Reis Mesquita // maio 27, 2010 at 2:38 PM

    Estudei neste colégio em aproximadamente 1968/1969. No tempo da Irma De Loreto, Irmã dos Anjos . Me recordo com saudade de amigas com Cláudia Gesualdi e Outras.Foi somente um ano mas muito rico em experiências. Faziamos a oração no patio, em frances algumas vezes e as festas Sacras onde íamos para o comércio pedir cortesias para decorar as ruas popr onde passariam a procissão.

    Saudade!

  • 9 jorge marçal // maio 4, 2010 at 11:05 PM

    “Rosangela Batistoni. Contam que ela se envolveu no movimento político estudantil e é desaparecida política”.
    Rosangela Batistoni é ( ou era, pelas últimas informações que apurei) professora universitária em São Paulo. Deve estar se aposentando, se já não o fez. Ficou um tempo na clandestinidade porque suas atividades não permitiam sua aparição “naqueles dias”. É parte da história de Varginha – dentre outros- assim como o falecido Júlio Bittencourt de Almeida, exilado e anistiado, meu parceiro e co-fundador do JORNAL A VOZ.

  • 10 Lucina // maio 4, 2010 at 4:23 AM

    Puxa, ver essa foto só me trouxe alegria.
    Esse mes faço 62 anos.
    Espero que minhas colegas estejam bem e felizes.
    Meu forte abraço a todas.

  • 11 Marilia // maio 3, 2010 at 11:25 PM

    Madeira, adorei ver a foto de minha turma no seu blog.Para me identificar,estou do lado direito do monitor abaixo da Prof.Zaíra.
    Parabéns pelo seu trabalho…é sempre bom reviver o passado.

  • 12 Maria de Lourdes Silva Pinto // maio 2, 2010 at 3:54 PM

    Nossa, esta foto me fez emocionar… Nao sou deste tempo mas as freiras tanto irma Noemi e irma Leonor forma minha professoras. O que mais me deixou contente que tem duas ai que sao minhas irmas, a Maria das Gracas Silva Pinto e Lucina Silva Pinto. Valeu…snifff

  • 13 Kylza Abreu // mar 18, 2010 at 9:11 PM

    Que bom poder voltar ao tempo e rever pessoas tão especiais que fizeram parte da minha história de vida com destaque para a minha grande mestra e anjo que abriu grandes oportunidades em minha vida:Prof.Zaíra Tribts

  • 14 Roberta Tavares Cardoso Boareto // jan 30, 2010 at 5:53 PM

    Minha vida escolar foi toda no Colégio, comecei em 1983 e conclui o magistério em 1994. Fui aluna de Tertulia e o jogo no recreio era sempre com Ir. Noemi. Só quem estudou no Colégio pra saber a importancia de uma matéria como essa; tudo o que passamos é muito forte, nos misturamos a história deste inesquecível e soberano Colégio. Não podemos deixar ficar esquecidos fatos e fotos da tradição de nosso amado e inesquecível Colégio.

  • 15 Dalva Sales // jul 20, 2009 at 3:34 AM

    ola….adorei ver essa foto. Tb estudei nesse colegio e me formei em 1962.
    tenho varias fotos que posso mandar para vcs..como faço para mandar. abraço

  • 16 Afonso Henrique // dez 21, 2008 at 5:56 PM

    Um depoimento de uma ex-aluna do Colégio dos Santos Anjos, minha prima Thereza Cristina sobre a foto:
    “Eu me lembro perfeitamente desta turma. Eu estava na quarta série primária. Identifiquei Irmã Noemi, Madre Júlia (A Ma Mère, nossa diretora na época,) e a irmã Leonor, uma fera para ensinar matemática. Na primeira fila à esquerda: Tertuliana, Leila Paiva (esposa do José Roberto Martins) e Clarita (Maria Clara Frota). Na última fila o professor Wilson Terra, professor de Sociologia e Filosofia, o único homem que entrava no colégio. Ao seu lado Maria das Graças Batista Pinto, Sonia Couto (prima da D. Adriene, morava em frente à casa do Sr. Independente, na rua Santa Cruz), Marta Gesualdi, Beth Penha (de trança). Na segunda fila, na frente do professor Wilson, a Janice Botrel, filha da D. Wanda da Roda Viva. As caras são todas conhecidas. No alto à direita, D. Zaíra, que foi professora das tias Paione também. Na primeira fila, à direita, no centro, Rosangela Batistoni. Contam que ela se envolveu no movimento político estudantil e é desaparecida política. Na segunda fila, à esquerda, a primeira aluna é Neusinha, filha do Damásio, funcionário do Banco do Brasil, ela tinha uma voz maravilhosa, e era solista do “Orfeão”, o coro do colégio. Talvez você encontre alguma da minha turma. Formei em 1975 no colegial e em 1972 no ginásio. Abraços a todos,
    Thereza Cristina.”

  • 17 Vera // nov 6, 2008 at 6:07 AM

    Descobri quem são as três Irmãs: Irmã Noemi, Irmã Júlia e a terceira não é a Irmã Gertrudes, não! É a Irmã Leonor. As informações me foram dadas pela própria Irmã Gertrudes que atualmente está no Colégio dos Santos Anjos de São Paulo, onde trabalho.

  • 18 VERA BOECHAT // ago 10, 2008 at 5:25 PM

    Arrisco o palmite que são as queridas irmãs Noemi, Júlia e Gertrudes.

  • 19 Leda // ago 9, 2008 at 8:22 PM

    De fato na foto e o professor Wilson Magalhaes Terra que ainda continua lucido e com boas estorias do Colegio..Minha mae foi do Colegio tb, mas em outra data. Que foto linda, lembrancas do passado! Adorei!!!

  • 20 VERA BOECHAT // ago 9, 2008 at 7:18 PM

    bons e maravilhosos tempos do colégio querido
    No trio parece que é a irmã Gertrudes.

  • 21 Afonso Henrique // ago 7, 2008 at 11:01 PM

    A irmã no centro da foto, salvo engano, é a irmã Júlia, que foi diretora do Santos Anjos na década de 60. Depois ela abandonou a vida religiosa e se casou aqui em Varginha. Algum blogueiro pode confirmar se realmente é ela?

  • 22 adriana // ago 7, 2008 at 4:47 PM

    Madeira o caderno q tenho aqui deixado pela D.Zaira é do ano de 1956 do colegio Santos anjos,
    Aqui tem redações de pessoas como a Mariangela calil, Marly Biscaro e outros alunos do Santos Anjos naquela epoca.

  • 23 Diego Gazola // ago 7, 2008 at 3:04 PM

    Paione, nao deixei de realizar backups constantes destas suas preciosidades! Um abraco

  • 24 Con(ato) // ago 7, 2008 at 11:49 AM

    Pois é Adriana, a Dona Zaíra não foi minha profesora e sim diretora do Colégio Industrial, ela era minha fã e eu dela.

  • 25 adriana // ago 6, 2008 at 11:40 PM

    Ai em cima da esquerda pra direita ta a falecida Professora Zaíra Tribst, ai madeira tenho um caderno q ela me deixou, onde tem escrito pelos proprios alunos algumas redações acho q é dessa epoca.
    Ela era professora de português, pessoa brilhante.

Deixe um Comentário