Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Candidatos a prefeito de Varginha comentam pesquisa do Ibope

agosto 27th, 2008 · 12 Comentários

Decepção para uns, alegria para outros. Foi assim que os candidatos a prefeito de Varginha receberam a pesquisa Ibope/EPTV, divulgada na noite dessa terça-feira (26). Clique no título para ler mais. De acordo com a emissora, o resultado aponta empate técnico entre os candidatos Antônio Silva (PTB) e Eduardo Corujinha (PT). Antônio Silva aparece na frente com 43% das intenções de voto e Eduardo Corujinha tem 36%. “Mas como a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, é considerado empate técnico”, explica a EPTV. Os candidatos Antônio Ricardo (PSOL) e Dr. Simplício (PV) têm 1% das intenções de voto, cada. Branco e nulo somam 4% e não sabe/não respondeu, 16%.
Repercussão
O candidato do PSOL, Antônio Ricardo Vieira, gostou do resultado. “Fiquei muito contente. Primeiro porque o PSOL já aparece na pesquisa, mesmo sem coligação, com quase nada de recursos. Mas pesquisa é um termômetro, reflete o momento. Mas foi muito satisfatório, não temos a máquina na mão nem somos apoiados por 13 partidos”.O candidato do Partido Verde, Dr. Simplício, recebeu o resultado com cautela. “Muito bom, embora demonstre que há uma bipolarização e Ricardo e eu somos, por enquanto, coadjuvantes. Mas os dois candidatos não vão mais crescer, nós vamos. O Ibope é um instituto muito sério, mas acredito que, como estamos no início da campanha, muita coisa vai mudar. Mas achávamos que estaríamos com 3%. Mas vamos fazer como Alckmin em São Paulo: sair do zero para a vitória”.Antonio Silva (PTB) disse que vai aguardar o restante da campanha. “Mas temos excelentes perspectivas de crescimento. Se analisarmos bem, foi um bom resultado, pois saí candidato muito depois, às vésperas do início da campanha. Meu nome não estava na mídia. Foi uma notícia muito animadora, embora a expectativa fosse a de que estivéssemos mais à frente, pelas manifestações de carinho que recebemos da população”.A coordenadora da campanha de Eduardo Carvalho (PT), Paula Andréia, disse que “empate técnico para a gente é muito positivo, embora esteja no início da campanha”. Mas ela disse que acredita que o povo vai mudar de idéia. “Não é possível que a população não vai querer mudar, com a aprovação que o Mauro Teixeira tem”. E completa: “Se for para acreditar só em pesquisa também. É preciso lembrar que, na primeira eleição, o Mauro Teixeira passou para o primeiro lugar três dias antes da eleição”.A pesquisa que Paula Andréia se referiu também foi feita pela EPTV, sobre a administração do prefeito Mauro Teixeira, do governador Aécio Neves e do presidente Lula. A emissora também divulgou o resultado da pesquisa em Pouso Alegre, mas não mencionou a avaliação do governo de Jair Siqueira (PR), atual prefeito. Veja os resultados da pesquisa, realizada entre 23 e 25 de agosto. Foram entrevistados 504 eleitores. A margem de erro é de 4 pontos percentuais. A pesquisa está registrada no cartório eleitoral de Varginha.

Pesquisa estimulada 
Antônio Silva (PTB): 43%
Eduardo Corujinha (PT): 36%
Antonio Ricardo (PSOL): 1%
Dr. Simplício (PV): 1%
Branco/ Nulo: 4%
Não sabe: 16%
Não respondeu: 0%

Pesquisa espontânea
(Aquela onde não é mostrado o cartão com o nome dos candidatos) 
Antônio Silva (PTB): 36%
Eduardo Corujinha (PT): 30%
Antonio Ricardo (PSOL): 0%
Dr. Simplício (PV): 0%
Branco/ Nulo: 3%
Não sabe: 30%
Não respondeu: 0%

 Avaliação de governo
Prefeito Mauro Tadeu Teixeira
Ótima – 21%
Boa – 49%
Regular – 20%
Ruim/péssima – 9%

Governador Aécio Neves
Ótima – 24%
Boa – 47%
Regular – 17%
Ruim/péssima – 6%

Presidente Lula
Ótima – 17%
Boa – 42%
Regular – 23%
Ruim/péssima – 16%

Tags: Pesquisa: Eleições 2008 · Política

12 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Maira // out 3, 2008 at 8:06 AM

    Alguém já foi ou conhece alguém que tenha sido entrevistado pelo IBOPE????

  • 2 Renata // out 2, 2008 at 11:12 AM

    KKKKKKK!!!!!!corujinha ontem no Horario eleitoral disse que esta na frente ,quem esta mentindo

    ELE ou a pesquisa mais famosa do Brasil (Ibope ),é brincadeira querer enganar a populaçao de Varginha .

  • 3 Betinho Carrapato // ago 29, 2008 at 1:08 PM

    Agora vemos que não existe empate técnico na eleição de Varginha,pois basta interpretar a noticia fresquinha que o maior portal do Brail o UOL acaba de colocar em seu site.
    Ela diz respeito a pesquisa de Poços de Caldas, lá sim tem empate técnico,bem diferente de Varginha, pois lá está 38% a 34%, enquanto Varginha está 43% a 36%, leiam senhores e-leitores e tirem sua conclusão, os dados são do próprio IBOPE:

    29/08/2008 – 11h53
    Ibope: empate técnico entre Paulinho Courominas e Paulo Tadeu em Poços de Caldas (MG)
    Da Redação

    Pesquisa Ibope realizada no município de Poços de Caldas (MG) mostra disputa acirrada entre os candidatos Paulinho Courominas (PPS) e Paulo Tadeu (PT), que registram 38% e 34%, respectivamente, e estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro de quatro pontos percentuais.

    Distantes, os candidatos, Marcos Matavelli (PC do B) e Waldir Inacio (PSOL) têm 5% e 1%, respectivamente. Os eleitores com intenção de votar branco ou nulo somam 9% e os indecisos totalizam 14% das menções. Foram entrevistados 504 eleitores entre os dias 24 e 26 de agosto.

    A pesquisa foi solicitada Televisão Sul de Minas e registrada sob o protocolo 4359/2008 na 222ª Zona Eleitoral de Poços de Caldas/MG.
    do UOL Eleicoes

  • 4 Pedreiro // ago 29, 2008 at 9:17 AM

    É isso aí Afonso Henrique , se for utilizado os extremos de porcentagem a diferença é essa mesmo . Sou pedreiro mais sei fazer conta ! Rssss!

  • 5 Paola Diniz Prado // ago 29, 2008 at 1:17 AM

    Bem Afonso Henrique, vc está certo em seu pensamento é claro. O questionável é que a EPTV é tendenciosa e não deveria entrar nesse mérito pra desvalorizar a vantagem de quem está na frente, comentando apenas subjetivamente e sem a explicação que vc deu para o leitor do blog. Tudo pra favorecer seu ganha pão. E vc sabia que a avaliação da administração tb foi pro ar com 10% a mais do que está no site da EPTV e no site do IBOPE? Isso é um absurdo….vergonhoso.

  • 6 Afonso Henrique // ago 28, 2008 at 10:04 PM

    Sem querer botar lenha na fogueira temos a situação do empate técnico quando Antonio Silva teria 4 pontos a menos e Eduardo Corujinha 4 a mais, como disse bem o Antonio Adilson. Porém poderíamos ter também a situação onde Antonio Silva teria 4 pontos a mais e Eduardo Corujinha 4 a menos. Neste caso Antonio Silva estaria 15 pontos na frente.
    Por favor me corrijam se eu estiver errado.

  • 7 C0nt(ato) // ago 28, 2008 at 9:59 PM

    Antonio Adilson sua régua está exata.

  • 8 Antonio Adilson // ago 28, 2008 at 7:11 PM

    Não sou especialista em pesquisas mas vou tentar esclarecer:
    Margem de erro = 4%, pode ser pra mais ou pra menos. Se o primeiro colocado tem 43%, está entre 39 e 47 (43-4 e 43+4). O segundo tem 36% e está entre 32 e 40. Vê-se que os dois poderiam ter 39 ou 40 por cento e, portanto, há um empate técnico.

  • 9 cassiano maçaneiro // ago 28, 2008 at 5:30 PM

    O QUE AS PESSOAS ESQUECEM É QUE NESSES 7 PONTOS PERCENTUAIS EXISTE UMA REGIAO DE INTERCESSAO ENTRE OS 4 PONTOS PARA CIMA DO SEGUNDO LUGAR, E O S 4 PONTOS PARA BAIXO DO PRIMEIRO LUGAR…POR ISSO O EMPATE TECNICO.
    NADA QUE UM LIVRO DE ESTATISTICA OU UMA RAPIDA PESQUISA SOBRE O ASSUNTO NO “GRANDE ORÁCULO ” NAO RESOLVAM.

  • 10 ZÉ DA ROÇA // ago 28, 2008 at 5:27 PM

    Uai pessoar, a epeteve tentou tampar o sór com a pineira né.

  • 11 Carlos Jardim // ago 28, 2008 at 3:36 PM

    Muito estranho o EPTV dar empate tecnico em uma pesquisa com 7 pontos percentuais de diferença. Quando a margem de erro é 4%!

  • 12 Eu // ago 27, 2008 at 6:53 PM

    E o comércio… só paradeza! Cadê o povo??? rsrsrsrsrs

Deixe um Comentário