Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Revitalização do centro histórico de Varginha

março 28th, 2008 · 4 Comentários

A notícia é boa para a memória da cidade. Aos poucos o centro histórico de Varginha recebe sinais de revitalização. As calçadas e plataforma de embarque da estação ferroviária foram reformadas, com recursos do governo estadual e mão-de-obra da prefeitura.
botafogo02.jpg
Agora, outro imóvel histórico está sendo totalmente reformado. É o casarão onde funcionou, durante muitos anos, a famosa casa de shows Botafogo (esquina da Deputado Ribeiro de Rezende com Alves e Silva). A proprietária, senhora Heliane Frota, está reformando o local, preservando ao máximo as características arquitetônicas originais. “Só mudamos o que foi praticamente impossível”, explica. Como as janelas antigas, que estavam carunchadas. Foram compradas outras, novas, bastante semelhantes às originais.
O imóvel será novamente uma casa de eventos, mas dessa vez apenas para empresas. A proprietária quer alugar o local para convenções, palestras, confraternizações fechadas.
História
botafogo01.jpg
Durante vários anos, o local abrigou o Botafogo, famoso reduto da boemia underground varginhense

O imóvel foi construído originalmente na década de 20 para sediar a Rebêlo & Alves, uma das primeiras empresas de café da região, informa ao Blog o advogado Morvan Acayaba de Rezende, um estudioso da história de Varginha. O armazém ficava no andar de baixo (onde hoje é a Casa do Fazendeiro). No andar de cima funcionavam o escritório da empresa e, durante longo período, o Banco do Distrito Federal. Homero Frota comprou a casa na década de 60.
A região da estação ferroviária, por sinal, era o centro financeiro de Varginha. No imóvel ao lado da Rebêlo & Alves (onde é atualmente uma residência), funcionava o Banco Hipotecário e Agrícola de Minas Gerais. No imóvel onde hoje está a sede do Jornal Sul de Minas, ficava o Banco do Comércio e Indústria. E no prédio do Museu Municipal funcionava o Banco do Brasil. Em frente, no local onde hoje há vagas para carros, os passageiros embarcavam nas “jardineiras” para viagens regionais.

Tags: Cultura

4 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Diego Gazola // jun 29, 2008 at 7:03 PM

    Parabens Eliane.

  • 2 Márcio // mar 29, 2008 at 10:53 AM

    Parabéns à senhora Heliane pela iniciativa, Varginha precisa de empreendimentos que resgatem a memória da cidade,sem prejudicar o desenvolvimento (e não crescimento simples) do município.

  • 3 Hector Bonilha // mar 28, 2008 at 5:18 PM

    “boemia underground”
    A melhor da sexta! 🙂

  • 4 VÔ NICO // mar 28, 2008 at 4:33 PM

    BELA INICIATIVA DE DONA HELIANE FROTA, QUE TAL OUTRAS PESSOAS INVESTIREM NA PRESERVAÇÃO DE NOSSA CIDADE. TODOS SÓ TEEM A GANHAR COM UM VISUAL PRESERVADO MAS REFORMADO.

Deixe um Comentário