Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Unis lança nessa sexta projeto da Cidade Universitária

fevereiro 28th, 2008 · 3 Comentários

O reitor do Centro Universitário do Sul de Minas (Unis/MG), Stefano Barra Gazzola, lança nessa sexta-feira (29) à noite o projeto da Cidade Universitária. Será durante encontro com empresários, lideranças políticas e imprensa. O projeto prevê a instalação dos cursos do Unis em uma área de 150 mil m² (sendo 22 mil m² de área construída). Serão 12 prédios, incluindo capela, biblioteca, centro de convenções e centro de convivência com lojas, Banco Itaú, xerox, restaurante, lanchonete. O orçamento inicial é de R$ 17 milhões. Stefano vai apresentar o projeto, a filosofia do empreendimento e vai tentar buscar parcerias. “Vamos construir a cidade universitária porque precisamos urgentemente de mais espaço. Também vamos mostrar aos empresários que o crescimento do Unis é dirigido ao mercado de trabalho, são cursos voltados às forças produtivas da região. Mais de 340 empresas estão ligadas ao Unis, através de convênios”.
A obra
A Cidade Universitária vai ficar em frente ao trevo do aeroporto de Varginha, do lado direito para quem vai a Elói Mendes. A entrada será na estrada vicinal ao lado do West Bar. Stefano apresentou projeto para prefeitura e câmara, solicitando infra-estrutura para os 500 metros da estrada de acesso. O projeto foi aprovado nessa quarta-feira pelos vereadores. Mas não significa que a verba (R$ 600 mil) está automaticamente liberada. Os recursos estão previstos na dotação orçamentária do Município. Será necessário que a prefeitura libere o dinheiro para a execução da obra. “Isso é o mais importante no momento. Sem a via de acesso não podemos construir, nem ter alvará de construção”.
A previsão é a de que a obra dure três anos. Para realizá-la, o reitor conta com recursos próprios do Unis, doações, parcerias e linha de financiamento do BNDES. Uma primeira parceria o Unis já obteve. O Banco Itaú vai bancar a construção do centro de convenções. O valor da obra será revelado à noite, pelo banco. O centro terá capacidade para 600 pessoas. O Campus 2, que fica do outro lado da pista (do lado do aeroporto), será provavelmente utilizado para uma área específica do conhecimento, como Saúde.
Unis
A Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas (Fepesmig) foi criada há 47 anos. Agregava duas instituições de ensino superior: Fafi (Filosofia) e Fenva (Engenharia), que funcionava em outro prédio, dos Maristas. Stefano assumiu a direção da instituição em 1994. Unificou os institutos no prédio da Vila Pinto, atual Campus 1. Construiu outros prédios e anexos, onde estão sediados a reitoria, biblioteca e departamentos específicos. Em 2000 a Fepesmig foi transformada em Centro Universitário. O próximo passo será a criação da universidade. O prédio onde hoje fica o Campus 1 deve ser destinado ao Colégio Pio XII.O Unis tem mais de 4.000 alunos em oito cidades: Varginha, Alterosa, Belo Horizonte, Betim, Candeias, Guapé, Silvianópolis e Três Pontas. Somente em Varginha são aproximadamente 3.000 estudantes e 700 empregos diretos.

Tags: Cultura

3 Respostas Até Agora ↓

  • 1 Diogo Augusto Batista // mar 9, 2009 at 12:55 PM

    Oi , boa tarde , eu queria saber quando ficara pronto a cidade universitária………….

  • 2 Hector Bonilha // fev 29, 2008 at 3:53 PM

    Com a construção da universidade espero que melhorem a qualidade do ensino.

  • 3 Andrei // fev 29, 2008 at 2:32 PM

    Varginha estava precisando mesmo de uma cidade Universitária. A Unis tem se crescido muito nos utlimo anos, a quantidade de alunos matriculados almentou e muito. Será um otimo empreendimento para Varginha. Um comentário breve; + ou – há 2 meses atraz, vi uma matéria em um site de Varginha que falava da liberação de 800.000,00 para as obras do Terminal do Aeroporto, bem, onde esta esta verba? Onde esta o terminal? Cadê as obras? Cadê a prestação de contas? Acho que muito não sabem disso. E infelizmente a emrpesa Air Minas parou de operar em Varginha, mas quem iria pagar quase 300,00 para ir até SP ou BH? Bem que o municipio poderia trazer ou icentivar alguma empresa aerea do porte da Gol, para fazer um voo comercial aqui, pois como e uma companhia grande e por seus preços serem muito acessivel, teriam mais passageiros.

Deixe um Comentário