Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – marcus@blogdomadeira.com.br

Blog do Madeira - Notícias de Varginha e Sul de Minas

Unifenas/Varginha oferece atendimento gratuito a usuários de medicamentos

23 de fevereiro de 2010 · Saúde ·

Há cerca de um ano, a Unifenas/Varginha conta com um consultório de Atenção Farmacêutica, que oferece atendimento gratuito à população. No local, alunos de todos os períodos do curso de Farmácia auxiliam pacientes quanto ao uso adequado de medicamentos. A coordenadora do projeto, professora Deyse Lara Coelho, acompanha e orienta todos os trabalhos realizados no consultório. “Nosso atendimento é direcionado aos usuários de medicamentos, principalmente os que possuem hipertensão e diabetes, mas também atendemos pacientes de outras diversas doenças. Com a realização do nosso trabalho no consultório, pretendemos que o paciente tenha uma aderência ao tratamento e se obtenha um resultado positivo”, explica a professora.

unifenas

Clique no título para ler a matéria completa.

Todos os estudantes do curso de Farmácia estão envolvidos neste projeto, que tem as tarefas divididas. Os alunos que estão no início do curso, recepcionam os pacientes, agendam horários e organizam os prontuários. Já os estudantes dos 3º e 4º períodos são responsáveis por passar informações sobre as doenças e orientações sobre hábitos que podem melhorar a qualidade de vida. Por último, os alunos dos 6º e 8º períodos realizam o atendimento onde dão explicações sobre o uso correto dos medicamentos e detectam todos os problemas relacionados ao uso do medicamento, como interações medicamentosas, reações adversas, etc. Este atendimento é feito em uma sala particular, com a intenção de buscar uma melhora na qualidade de vida do paciente orientando e, se necessário, os alunos entram em contato com o médico responsável pelo tratamento. Essa divisão dá a oportunidade de todos os alunos trabalharem, mas respeitando o grau de aprendizado de cada turma. “O consultório é de muito proveito para os estudantes, pois eles aprendem a prática da profissão”, avalia Deyse.

Exames – No consultório de Atenção Farmacêutica da Univenas/Varginha, além dessas orientações e do atendimento personalizado, também são disponibilizados os exames de aferimento de pressão e dosagem da glicose. Os resultados obtidos servem para auxiliar na hora do atendimento. Eles são utilizados como um respaldo para saber se as indicações estão sendo passadas de maneira correta e se o tratamento tem surtido efeito. Ressaltando sempre, que esse trabalho oferecido pelos farmacêuticos é feito em conjunto com os médicos. “Passamos informações que muitas vezes não dão tempo de ser passadas dentro de um consultório médico. Nossas orientações sobre o uso adequado de medicamentos servem para complementar o tratamento”, explica a professora.

Atualmente, cerca de 30 pacientes são atendidos no consultório e a maioria conheceu o serviço oferecido pela faculdade na porta de casa. “As equipes saíram pelas ruas do bairro Imaculada – onde fica o Campus I da UNIFENAS/VARGINHA – e divulgaram o trabalho que oferecemos. Quem se interessava, já agendava o horário. Outras pessoas conheceram nosso trabalho em eventos de saúde que são realizados pela cidade durante o ano todo”.

Por meio de algumas doações que são encaminhadas para o consultório de Atenção Farmacêutica, também são oferecidos alguns remédios aos pacientes. “Mas antes de fazermos a doação, os alunos fazem uma triagem analisando algumas características, como validade, por exemplo”, conclui Deyse.

O curso de Farmácia da UNIFENAS/VARGINHA é coordenado pela professora Stael Costa, que também auxilia em alguns trabalhos do consultório de Atenção Farmacêutica.

Contatos – Quem estiver interessado em conhecer o trabalho do consultório de Atenção Farmacêutica da UNIFENAS/VARGINHA, basta comparecer à sede da faculdade, de segunda a sexta-feira, no horário das 8h às 11h – o endereço é Praça do Estudante, número, 2000, bairro Imaculada. Ou também pode ligar para o telefone 3212-7766 e agendar um horário. (Assessoria de Imprensa)

→ 4 Comentários

0
0
  

4 Comentários até o momento ↓

  • Lydia Maria Braga Foresti

    Não entendi o comentário assinado por ” eu”.
    O consultório Farmacêutico da UNIFENAS/
    VARGINHA não recebeu ou recebe qualquer ajuda do munícípio. Tudo corre por conta da
    Universidade. Trata-se de uma experiência inovadora em Curso de Farmácia. Tanto é que
    nosso alunos foram convidados a apresentarem
    o trabalho que desenvolvem em Congresso sediado pela UNIFAL em Alfenas.
    Desejo sucesso ao projeto do Consultório Multiprofissional planejado pelo UNIS. Tudo o
    que for feito em benefício da comunidade merece os nossos aplausos. Registro ainda que não percebo qualquer aspecto pejorativo ou negativo se houvesse parceria com o Município.

  • jutala

    Se puderem, leiam a coluna da Dra Fátima Oliveira, no jornal O Tempo pag 18 de hoje, 23/02.

  • eu

    logo o UNIS também terá uma clínica para todos, com auxílio a doentes, informações sobre medicamentos, haverá nutricionista, enfermeira, fisioterapeuta..
    tudo em melhoria da nossa cidade (detalhe: sem nenhuma ajuda da prefeitura

  • Prof. Deyse - Unifenas/Varginha

    Todos estão convidados a conhecer o Consultório Farmacêutico. Estamos de portas abertas para toda população de Varginha, oferecendo de forma gratuita este serviço de Atenção Farmacêutica. Visamos a melhora da qualidade de vida quanto ao uso correto de medicamentos.

Deixe seu Comentário

Loading Facebook Comments ...