Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – marcus@blogdomadeira.com.br

Blog do Madeira - Notícias de Varginha e Sul de Minas

SAMU vai funcionar ainda este ano

17 de fevereiro de 2011 · Política, Saúde ·

Uma boa notícia: o secretário municipal de Saúde, Dr. Faustinho Geraldelli, informou com exclusividade ao blog que o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) vai funcionar já este ano. Será construída uma central ao lado do Parque Imperador (perto da rodovia do Contorno), onde ficarão profissionais 24 horas para o atendimento. Das 16 ambulâncias, 3 ficarão em Varginha. As outras ficarão em 10 cidade da região. Juntos, os veículos e profissionais vão atender emergências e urgências em 50 cidades da região. Dr. Faustinho fica entusiasmado ao falar do sistema de atendimento. “Em um caso de acidente, assim que os bombeiros retiram a vítima, ela já é atendida dentro da ambulância, por médicos, aumentando muito a sobrevida”.

O leitor pode estar se perguntando: o desfile das ambulâncias há alguns meses em Varginha não era o início do atendimento do SAMU? Não. Este post não questiona a ação de marketing, nem o efeito negativo causado pela expectativa de quem viu as ambulâncias e vai esperar longos meses para vê-las funcionando. O que há de real é que o projeto está em andamento e, de acordo com o Dr. Faustinho, começa ainda este ano.

→ 25 Comentários

0
0
  

25 Comentários até o momento ↓

  • Andréa

    Oi sou uma das aprovadas no concurso do samu número 205 em Alfenas mg, queria saber como faço pra ter informações para poder saber com quem devo falar ou em que lugar devo ir para me informar .. Ou se opróbrio samu entra em contado comigo? Obrigado .

  • Eliezer junior rodrigues

    Caro amigo gostaria de saber quando sairão as inscrições para o concurso do samu ; ou elas ja foram realizadas ?Espero por sua resposta com clareza; agradecido .

  • UPA?????? SAMU?????

    UPA???????????
    A construção e equipamentos de alto nivel.
    Pessoal para trabalhar? Quais serão? Corre o boato que mandarão funcionários do Bom Pastor para lá, estão procurando uma brecha na lei. Pelo que consta o concurso para lá foi relaizado pela Prefeitura e não pela Fundação Hospitalar.

    SAMU??? O local esta pronto? As ambulancias ja foram revizadas, lavadas e preparadas para o atendimento?

    O que falta e esta faltando é PLANEJAMENTO eficaz em todos os setores.

    Sem PLANEJAMENTO nada funciona nem a nossa casa, nosso bolso, não há um crescimento eficaz.

  • Beto Lima

    Sr Carlos Brasil gostaria de saber em que site eu poderei acompanhar de maneira atualizada as etapas de implementação do SAMÚ192 em Varginha, pois já existem rumores de que pesoas tem informações privilegiadas sobre o processo dessa forma colocando em desvantagem os demais interessados.
    Esclareça por favor minhas dúvidas

  • Gilciane

    Meu caro amigo e colega de profissão Carlos Ildovan Brasil, estou muito orgulhosa de você por trás desse projeto tão importante e eficaz como o SAMU. Mas, vindo de vc, não poderia ser diferente… Sempre se mostrou um homem corajoso, estudioso, inteligente, humano e amigo… Quero lhe desejar muita sorte e os meus sinceros PARABÉNS por essa conquista! Uma pena que pessoas tão desinformadas e pobres de conhecimento fiquem postando esses comentários ridículos e maldosos mas conhecendo vc como conheço, sei que isso não te abala! Força meu amigo! e que vc continue sendo essa pessoa determinada e perseverante que vc é. Espero que possamos trabalhar juntos ainda! E por que não no SAMU não é mesmo? Um forte abraço! Tudo de Bom! Gil

  • matheus

    obrigado Carlos Brasil!!

  • BAADER MEINHOF

    Tiago, pega leve com Varginha, vai. Ficar comparando isso aqui com POÇOS é muita sacanagem.
    Vamos pegar como referência municípios como Elói Mendes, Três Pontas…..
    POÇOS DE CALDAS é outro nível…

  • ANA PAULA

    respondendo e esclarecendo ao leitor fala sério que eu deixei claro que já faço parte do samu em outro estado.sou capacitada e treinada para tais serviços .sei também de todas as portarias que regem serviço .não estou desinformada meu caro.só gostaria de saber quando realmente terá o concurso e poder fazer .já que tenho uma boa bagagem ,inclusive o curso de capacitação do ministério da saúde que tem como requisito obrigatório para ingressar no serviço.E SÓ ESCLARECENDO ,EU MORO EM OUTRO ESTADO MAS SOU VARGINHENSE,E POR QUE NÃO FAZER PARTE DESSA EQUIPE ?tenho certeza de que as oportunidades virão e não as perderei.vale a pena a todos os varginhenses conhecerem e estudarem o protocolo do samu ,as portarias ,as funções de cada servidor ,de cada membro da equipe ,para o serviço não ser confundido com outros .SAMU TEM UM DIFERENCIAL QUE COMO O NOME MESMO DIZ SERVIÇO DE ATENDIMENTO MÓVEL DE URGÊNCIA .vale a pena estudar antes dele ser implantado.gostaria muito de ter a oportunidade de fazer parte dessa equipe.

  • Thiago Rodrigues

    pelo que ntendi as ambulancias já estão na cidade mas não estão a disposição da população porque a estrutura fisica a qual ela deverá fazer parte não está pronta ou seja, foram apresentadas mas ainda não foram entregues pelo estado e união oficialmente

  • NANDO

    Caro Carlos Brasil enquanto isto vcs da secretaria da saude vai deixar aquele caos que esta nas ambulâncias do HBP só uma ambulâncinha rodando para a cidade inteira que vergonha para a cidade hein puxa saco do PT. Minha mãe faz Hemodiálise e tem que ficar horas esperando a ambulância porque só tem uma

  • Carlos Brasil - SAMU-192 Varginha

    Resposta ao Matheus:

    Matheus, diferentemente das forças militares de resposta às urgências, o SAMU-192 não necessariamente exige em seu edital testes de aptidão física. Na maioria das vezes, o SAMU-192 exige muito mais capacitação profissional (cursos de aperfeiçoamento como BLS, ATLS, ACLS, PALS, APH avançado) do que vigorosa condição física. Porém convém ressaltar que, o serviço desempenhado pelo SAMU-192, na maioria das vezes ocorre em situações extremas, como por exemplo, intervenções em alturas, subida rápida de escadas para atendimento de vítimas em edifícios, entrada em locais de difícil acesso, como por exemplo, ferragens de veículos acidentados, capotados, etc. Devido à essas condições, recomenda-se um perfil físico mais apurado, ou seja, que o candidato esteja ao menos apto para agir e atuar com eficiência nestas condições adversas. Espero ter esclarecido sua dúvida. Forte abraço! Carlos Brasil (SAMU-192 Varginha)

  • matheus

    Para entrar no SAMU é preciso fazer o teste de aptidão fisico??
    obrigado!

  • Carlos Brasil - SAMU-192 Varginha

    Pessoal, acredito que todos sabem da relevância e da eficiência do Serviço do SAMU-192 em regiões onde ele está implantado. Acredito também que todos aqui na região, principalmente os varginhenses (pessoas que admiro muito) estão entusiasmados e ao mesmo tempo com muitas dúvidas à respeito. Gostaria de orientá-los a acessar o site do ministério da saúde, na parte que trata da PNAU (política nacional de atenção às urgências) e buscarem informações sobre não só o SAMU-192, mas também da UPA 24h e das Salas de Estabilização. Acredito que quanto mais o cidadão varginhense estiver por dentro de como funciona esse complexo, mais ele poderá se tornar parceiro desta nova empreitada em nossa região. Varginha está sendo agraciada com estruturas que alguns dos grandes centros urbanos em saúde ainda não tem. É preciso que nos conscientizemos para somarmos mais força ainda na captação de novos recursos. Lembrem-se: Saúde é DIREITO de todos e também DEVER de todos.
    Saudável este blog! Forte abraço à todos!

  • Carlos Brasil - SAMU-192 Varginha

    Mari, dá uma lida em um dos posts que escrevi nessa notícia mesmo. A parte que trata do concurso está explicada em um dos textos. Forte Abraço.

  • Carlos Brasil - SAMU-192 Varginha

    Respondendo ao “VARGINHENSE”:

    As Viaturas do SAMU estavbam paradas no pátio do Ministério da Saúde em São Paulo, na chuva, no sol, aguardando a liberação do complexo todo, que, leva algum tempo. É preferível que elas fiquem PARADAS aqui em Varginha, não concorda?!?! Guardadas em local seguro, aguardando o cronograma do ESTADO DE MINAS GERAIS E MINISTÉRIO DA SAÚDE. Acredito que todos os leitores devem entender que, não se pode implantar um complexo tão grande, que mobilizará tantas estruturas da noite para o dia, não é mesmo?!?! Existem cronogramas, fluxos definidos não por Varginha, mas pelo Estado e União. Sugeriria que, se existissem críticas, essas fossem dirigidas ao Minsitério da Saúde ou ao Governo do Estado. Lembrem-se da palavra TRIPARTITE. A Saúde não depende apenas do governo municipal não. Estado e União também devem ser cobrados meus queridos leitores.
    forte abraço a todos.

  • Mari

    Tá, mas e o concurso? Pra quando vai ser, pela lógica, se o SAMU funcionará ainda este ano, já está mais do que na hora de se abrir um concurso, não é?

  • Carlos Brasil - SAMU-192 Varginha

    Estava postando com o codinome “fala sério”, mas acredito na credibilidade do Madeira. Seu blog é um importante veículo de informação. Nada melhor do que postar com o nome mesmo. Forte abraço a todos!

  • Carlos Brasil - SAMU-192 Varginha

    Respondendo o questionamento da ANA PAULA :
    Ana, haverá sim um concurso público para provimento do quadro de RH do SAMU-192 Macrorregional Pólo Sul Varginha. Diferentemente dos outros SAMU’s implantados em algumas regiões do estado, onde o concurso é organizado pelo consórcio de municípios, no SAMU de Varginha o concurso será organizado diretamente pelo Governo do estado de Minas Gerais. A previsão é que dentro de 04 meses (estimativa) já saia o edital. Não posso precisar uma data específica, pois estamos organizando toda a logística do complexo regulador: pontos hospitalares, grade de referência, etc. Mas você e também todos os interessandos podem ficar antenados, assim que o edital sair, será divulgado nos órgãos de impressa estaduais, municipais e sites de concursos. Forte abraço! Carlos Brasil – Secretaria Municipal de Saúde – Varginha

  • Varginhense

    Fala sério!!!!

    Então quer dizer que aquelas ambulâncias todas que chegaram na cidade fazendo o maior auê ainda vão ficar paradas??!!

  • BAADER MEINHOF

    É promessa de político?

    Aliás, façam o seguinte: entrem no GOOGLE e digitem: POLÍTICO HONESTO. Em seguida, cliquem em ESTOU COM SORTE.

    Após o resultado, tirem as suas próprias conclusões.

    BOA SORTE!

  • carlos augusto

    Ah, então tá.

  • ANA PAULA

    gostaria de saber qual a previsão certa para o funcionamento ,haverá concurso?haverá um seletivo como está acontecndo na região centro oeste do estado .já sou funcionária do samu em outro estado e estou muito interessada em fazer parte dessa equipe ,visto que já tenho capacitação real para poder desempenhar tais funções .obrigada .gostaria muito que me esclarecesse tais dúvidas .abraços.

  • Fala sério

    Respondendo aos questionamentos da leitora acima, sugeriria a leitura da portaria 2048 que trata da implantação do SAMU. O SAMU somente intervém em uma situação quando orientado por uma central de regulação médica. Pode atender e encaminhar pacientes, de acordo com a gravidade, para qualquer ponto de atenção, até mesmo direto para hospitais gerais, centros de trauma ou mesmo níveis mais simples como PSF. Equipe de SAMU só atende mediante regulação da central. Faz intervenção em situações que exigem apoio medicalizado, ou seja, equipe intervencionista. Também pode realizar a transferência inter-hospitalar de pacientes críticos, ou seja, graves, mas somente sob orientação desta central de regulação médica de urgências. Parabéns ao Madeira pela informação de primeira mão com o dr. Fausto. pessoalmente pude ver algumas visitas de técnicos de Belo Horizonte em Varginha, organizando todo o cronograma de implantaçao do SAMU-192 aqui na nossa região. Como todos sabem, existem algumas et apas para implantação do SAMU de acordo com o próprio Ministério da saúde. Todo o processo é analisado, com estudos da rede hospitalar, malha viária, pontos de atenção, tipos de trauma e intervenção necessária para cada um deles. Após todos estes estudos, que são realizados em conjunto entre os Municípios, Estado e Ministério da Saúde, ocorre a operacionalização de todo o complexo. Vejo Varginha muito adiantada com relação à outras cidades mineiras que estão implantando o SAMU, como por exemplo, Passos. O projeto Varginhense começou bem depois e está dando sinais que rapidamente estará operacionalizado por aqui. Já tive experiências de SAMU-192 e pude acompanhar grandes centros que levaram de 1 ano a 1 ano e meio para implantação. Varginha está muito ágil. Acredito que já no mês de outubro a Central já estará quase toda operacional. Abraço a todos!

  • DONA MOCINHA

    GOSTARIA MUITO DE SABER SE O SAMU VAI FAZER TRANSFERENCIA DE UMA CIDADE PARA OUTRA. COMO ESTAS EMPRESAS TIPO :P ROLIFE, INTENSIVA E MEDSUL.
    QUEM SOUBER ME RESPONDA

Deixe seu Comentário

Loading Facebook Comments ...