Comunica Mundo: evento de Comunicação do Unis será em maio

  

O Comunica Mundo será de 15 à 19 de maio, a partir das 19h, na Cidade Universitária do Unis. O evento faz parte do III Congresso Internacional da Faculdade. A programação será voltada a alunos de Comunicação Social, profissionais da área e demais interessados. Serão realizadas palestras, mostras audiovisuais, mesa redonda e transmissão ao vivo com alunos intercambistas. Para inscrições e informações acesse o site: ci.unis.edu.br ou ligue para (35)3219-5209.

Na segunda (15/5), Às 19h, alunos de jornalismo farão o “Comunica Live!”. Será uma transmissão ao vivo, com outros alunos que estão no Chile e na Espanha e atuarão como correspondentes internacionais.

Terça (16/5), a partir das 19h, serão realizadas duas palestras: “A área supermercadista brasileira”, com o empresário Gustavo Gorgulho e “Jornalismo Literário e Cinema: aproximações e relações intertextuais não sempre visíveis”, com o chileno Ítalo Oscar Ricardi Leon.

Na quarta (17/5),  às 13h, será a vez da mesa redonda com o tema “Português Pelo Mundo!”, conduzida pelas Professoras Carina Adriele e Ana Amélia Furtado e, às 19h, haverá a palestra “Startups no varejo” com o empresário Berthier Correia Ribeiro.

E, na quinta (18/4), às 19h, para finalizar o evento, o Grupo Unis traz a jornalista investigativa Daniela Arbex, que fará uma palestra sobre o seu livro: “Holocausto Brasileiro: vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil”. Daniela é uma das jornalistas mais premiadas de sua geração e possui cerca de 20 prêmios nacionais e internacionais em seu currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Sua obra teve mais de 150 mil cópias vendidas no Brasil e em Portugal e foi para a TV em 2016, em um documentário produzido para a HBO e exibido em mais de 20 países.

O livro também foi eleito o melhor Livro-Reportagem pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). A história se passa em no hospício de Barbacena, que fica aproximadamente há quatro horas de Varginha. Lá, cerca de 70% das pessoas internadas não haviam sido diagnosticadas com doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, pessoas que apenas aparentavam tristeza, rebeldes, meninas grávidas, violentadas por seus patrões, pessoas tímidas, esposas confinadas para facilitar o convívio de seus maridos com amantes, além de crianças. Muitas vezes, alimentavam-se de ratos, tomavam água do esgoto ou de sua própria urina, dormiam sobre capim, eram espancados e violentados. Em noites frias, como instinto de sobrevivência, os “assistidos” se amontoavam para transmitir o calor de seus corpos, alguns não resistiam. Outros também morriam eletrocutados. Conta-se na cidade que, em determinados dias, os choques que eram aplicados possuíam tamanha força, que a sobrecarga conseguia derrubar a rede elétrica do município.

Esses são alguns pontos que fazem parte do livro de Daniela Arbex, com discussões que a imprensa não pode ignorar e não se trata de um caso isolado, embora por muito tempo tenha sido ignorado. Este fato pode ocorrer em qualquer lugar, mais próximo do que se imagina, em asilos, presídios e escolas, por exemplo.

Assim, o Comunica Mundo objetiva reflexões como essas,as quais versem sobre a dignidade e a constituição de direitos humanos básicos, trazer assuntos de interesse público, expor temas que contribuam para a geração de uma sociedade com pessoas melhores, através da Comunicação que se diz ser Social.

Fonte: Coordenação de Comunicação Social do Grupo Unis
essencia_mineira emagrecer

Um comentário em “Comunica Mundo: evento de Comunicação do Unis será em maio

  • 20 de abril de 2017 em 8:13 AM
    Permalink

    agora melhorou madeira, tá mais com cara do blog que a gente conhece

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *