SAMU vai funcionar no próximo ano com o triplo do tamanho

  

O Serviço de Atendimento Médico de Urgência e Emergência (SAMU), previsto inicialmente para começar a funcionar em maio deste ano, ficou para o próximo ano. O motivo, de acordo com o secretário de Saúde de Varginha, Faustinho Geraldelli, é que o projeto foi ampliado. Inicialmente seriam atendidos 861 mil habitantes em 50 cidades. Com o novo projeto, serão 2.621.955 habitantes em 153 municípios.As mudanças são o principal tema de um encontro que está sendo realizado neste momento (10h) entre prefeitos e gestores de saúde de cidades do Sul de Minas, no Teatro Mestrinho, em Varginha. São cidades que integram o Cisgem, Consórcio Intermunicipal Sul para o Gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência e Ações de Educação Permanente em Urgência e Emergência na Microrregião de Varginha, São  Lourenço, Caxambu, Lavras, Três Corações e Três Pontas. Na foto, o coordenador regional do Cosems (Colegiado de Secretários Muncipais de Saúde do Estado de Minas Gerais), Hermógenes Vanelli, explica como cuncionara a macrorregião de Saúde Sul de Minas.

O presidente do Colegiado de Secretários Muncipais de Saúde do Estado de Minas Gerais, Mauro Junqueira, estipulou o mês de janeiro para iniciar os serviços do SAMU no Sul de Minas. O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha” (PT) disse que é complicado falar em datas. “Nós dependemos não apenas dos demais municípios, mas também dos governos estadual e federal. Não é apenas construir um imóvel, mas também treinar os profissionais que vão atuar no SAMU, adaptar as portas de entrada de cada cidade, orientar a população sobre o novo serviço que estará disponível, é um processo de adaptação complexo e demorado. No que pese tudo isso, é uma das melhores opções para salvar vidas no Brasil, na hora de emergência e urgência”, disse.

Para o secretário de Saúde de Varginha, Dr. Faustinho Geraldelli, há dois pontos positivos: “As ambulâncias já foram liberadas. Se isso não tivesse acontecido, possivelmente teríamos dificuldades em obtê-las, mais para frente”. O outro aspecto que o secretário destaca é a formação do consórcio. “Como o consórcio já oficializado, se o governo liberar recursos, já existe conta para receber o dinheiro e aplicá-lo imediatamente”, afirmou.

Marcus Madeira

Advogado e jornalista, escreve diariamente a Coluna do Madeira desde 1999. Editor do Jornal Folha de Varginha. Integra a diretoria voluntária da Abraço (Associação Brasileira Comunitária de Prevenção ao Abuso de Drogas) de Varginha. É sócio-representante da Agência de Notícias Argumento, no Sul de Minas. Cruzeirense.

23 comentários em “SAMU vai funcionar no próximo ano com o triplo do tamanho

  • 27 de setembro de 2011 em 9:13 PM
    Permalink

    O SAMU, a UPA ficarão para serem inauguradas em 2012 para campanha politica

    Ministerio Publico poderia averiguar o que esta acontecendo

    Em Varginha tudo pode . Isto é correto perente a lei???????????????????????wwwwww

  • 11 de setembro de 2011 em 9:17 PM
    Permalink

    Que os politicos de varginha sao folgados isto sao, e todos nos sabemos!!! Agora, o que mais me da vergonha e me deixa de cabelo branco é que nas proximas eleiçoes vai ser ver a cara deslavada de cada um aparecendo na tv e pedindo voto de novo. È de ficar chocado msm como tem pessoas com cara de pau..

  • 10 de setembro de 2011 em 6:39 PM
    Permalink

    Senhor secretário de Saude, Faustinho Geraldelli, saia dessa furada enquanto é tempo… Você tem uma boa credencial como médico na cidade e na região, volte para seu consultório, o PT em Varginha, para não falar no Brasil inteiro, é a maior furada, maior enganação… só conversa fiada, só promesas que não são e não serão cumpridas… Sou seu amigo, ouça esse conselho sincero… Faça isso enquanto é tempo. Um abraço.

  • 9 de setembro de 2011 em 3:42 PM
    Permalink

    Mais uma vez o provo brasileiro é enganado.
    Põe o SAMU e os postos de saúde!
    Atendimento pelo telefone e os remédio também.
    Caro prefeito o bombeiro já faz isso todo dia e a prefeitura apoia os coitados.
    Quando meu parente passou mau o 192 disse liga pros bombeiro e eu tive coragem de reclamar que a ambulãncia deles atrasou depois de chegar com dez minutos na minha casa.

  • 9 de setembro de 2011 em 2:59 PM
    Permalink

    Porque não reestruturam mais hospitais da região, contratam mais médicos, liberam a ala de Oconlogia do Samuel Libânio em Pouso Alegre, que está pronta e não pode operar? Grande bobagem esse negócio de Samu, grande propaganda eleitoreira, serão ambulâncias espalhadas pra tudo quanto é canto comendo nosso dinheiro. Quero ver na hora que as contas baterem nessas prefeituras todas fudi….se eles vão achar bonito participar desse faz de conta. Vão fundo prefeitada inocente!

  • 9 de setembro de 2011 em 1:50 AM
    Permalink

    >>>>>O prefeito de Varginha, Eduardo Carvalho “Corujinha” (PT) disse que é complicado falar em datas.<<<<<<<
    Claro que é complicado falar em datas. Não é de bom tom, colocar tudo na conta do dia 30 de fevereiro.
    Fica muito feio né, senhor Prefeito….

    Affffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffffff!!!!

  • 9 de setembro de 2011 em 12:00 AM
    Permalink

    Se Deus quiser eu quero fazer parte do SAMU!!!
    SAMUZEIROO!!! BRASIL!!!

  • 8 de setembro de 2011 em 9:51 PM
    Permalink

    Um absurdo, 16 ambulancias pra 861 mil pessoas, absurdo tres vezes maior as mesmas 16 abulancias pra atender 2.621.995, ja vi que isso vai dar na mesma qualidade de atendimento do PS do HBP, ou seja, com o perdão da palavra, uma merda, tudo isso pq alguns prefeitos vizinhos tbm querem ter uma foto com ambulancia pra eleição de 2012!

  • 8 de setembro de 2011 em 9:39 PM
    Permalink

    ow,, mas esta esquecendo,, e o concurso para o SAMU quando vai ser?? pois ate agora ninguem fala nada de concurso,,, divulgue ai madeira em seu blog se vai haver concurso ou nao para o SAMU, ou como sera o processo de selecao,
    valeu

  • 8 de setembro de 2011 em 7:36 PM
    Permalink

    CorruPTos.
    Gostei do seu nick.
    É o que é.
    O fato é que legalmente, as ambulâncias do SAMU só podem ser usadas por ele, inclusive, suas peças.
    Assim que eles montarem o quebra-cabeça, o blog vai poder tirar fotos.
    huhahuhahuha!!!
    HUHAHUHAHUHA!!!
    Eu racho o bico.
    É muita cara-de-madeira!!!

  • 8 de setembro de 2011 em 4:25 PM
    Permalink

    E VAI SER CONCURSO PUBLICO OU VAI SER APADRINHAMENTO DO ALTO ESCALÃO DA PREFEITURA C FOR COMO SEMPRE NÃO VAI FUNCIONAR. TODO CABIDE DE EMPREGO NÃO FUNCIONA. TEMOS BASE A PREFEITURA CHEIO DE CPC E QUEM TRABALHA MESMO É OS FUNCINARIOS CONCURSADOS OS OUTROS SO RECEBEM NO FINAL DO MÊS ESTAMOS DE OLHO……..

  • 8 de setembro de 2011 em 4:02 PM
    Permalink

    Esses figurões que tão a doze anos tomando na asa aqui em Varginha pensa que o povo é bobo e vai acreditar nessa gritaria

  • 8 de setembro de 2011 em 2:40 PM
    Permalink

    É REALMENTE TA FALTANDO É ÓLEO DE PEROBA PRA ESSA TURMA.
    Ô COMPANHEIRADA CARA DE PAU.
    SE FIZEREM BARBA CAI SERRAGEM.

    LEITORES DO BLOG NÃO SE ESQUEÇAM E ME POR FAVOR ME AJUDEM!!!!
    VAMOS DIVULGAR E ESPARRAMAR A IDÉIA ABAIXO:

    “DIGA NÃO A REELEIÇÃO, VAMOS COMEÇAR POR VARGINHA EM 2012”

  • 8 de setembro de 2011 em 1:53 PM
    Permalink

    sinceramente, acho que esse Samu nao vai funcionar nunca, vao tentar ano que vem por causa das eleições mas desistirão por falta de planejamento,
    por falar nisso aqui em Varginha tem secretario da saude, quem é?

  • 8 de setembro de 2011 em 1:47 PM
    Permalink

    O cidadão quer ações agora, nossa necessidade e imedata, seu falastões.

  • 8 de setembro de 2011 em 1:19 PM
    Permalink

    É incrivel como essa prefeitura sempre responde a quetionamentos com mais mentiras. è preciso ter estomago de ferro pra suportar isso, ou ser de tamanha inocencia e ingenuidade pra engolir a cada dia mais falcatruas e mentiras dessa admininstração.
    È uma hoje sentir vergonha de ser Varginhense, pois a duas semanas fui endagado por um amigo da vizinha paraguaçu me pergutando sobre a feira da paz, até engasguei e mudei de asunto, pois que reposta teria pra uma pessoa que vivia um momento de comemoração do aniversario da cidade com os maiores nomes do cenario musical, a maioria com entrada franca, e dois combrados a preços populares, com uma renda bem menor que a do nosso municipio em arrecadação de impostos?
    Depois de pensar um pouco, achei a repsosta:
    Amigo, nossa prefeitura, apesar de ser de uma cidade grande, polo e tão desenvolvida como dize nossos administradores, nao tem competencia, organização e honestidade como a da sua pequena cidade para fazer festa, nem no anoversario e nem em data nenhuma, pq os interesses pessoais de quem a administram so se preocupam com o povo em suas propagandas falsas e mentirosas, mas quem sabe, em breve poderemos estsar em pe de igualdade.
    Acorda Varginha, será que está tudo tão de BOA assim?
    Cade o América sr prefeito? Afff…deixa pra la.

  • 8 de setembro de 2011 em 1:19 PM
    Permalink

    Ué, pq estes encontros da Prefeitura não são realizados no “”Theatro Capitólio”” ? Estranho…. parece que tem algo no ar que não sabemos…

  • 8 de setembro de 2011 em 12:47 PM
    Permalink

    MENTIRA!! Varginha é um lixo!

  • 8 de setembro de 2011 em 12:21 PM
    Permalink

    Olha só, vai ser inaugurado justo em ano eleitoral? Que isso não vi nada de estranho nem interesses ocultos nessa notícia. E Varginha, se nós o povo não mudarmos essa situação nas urnas, estamos perdidos!

  • 8 de setembro de 2011 em 11:45 AM
    Permalink

    Ano de eleição com inauguração??? A váaa !!!!!! Vamos sentar e esperar !!!! Se vai ampliar pq não começou a obra do centro de Regulagem do Samu e depois só vai adaptando !!! Vamos sentar galera e esperar isso acontecer !!!!

  • 8 de setembro de 2011 em 11:31 AM
    Permalink

    Ah tá… arrumaram rapidinho um motivo (desculpa) prá sustentar a mentirada…. Quando as doações foram feitas, com certeza já existia um projeto com o número certo de abrangências …
    Acho que após a aprovação de um projeto e da efetivação das doações, dificilmente esse projeto pode ser alterado, ou seja, aquele número de ambulâncias para o mesmo número de abrangências.
    Se aumentaram as abrangências, então deveriam liberar essas ambulâncias já entregues e criarem um novo projeto… êta falta de organização…

  • 8 de setembro de 2011 em 10:52 AM
    Permalink

    Mais blá… blá … blá… Era pra ser inaugurado em maio de 2011, agora vai ser (será???) janeiro de 2012 … Ano de eleição municipal… Tá bom, vamos aguardar mais uma vez…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *