Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Dia A: Dia Mundial do Autismo, 2 de Abril

abril 2nd, 2011 · Sem comentários

  

Desde 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (World Autism Awareness Day). Clique abaixo para ver como o movimento será lembrado no Brasil e em outras partes do mundo. Clique na imagem para ampliar o cartaz de divulgação.

O autismo faz parte de um grupo de desordens do cérebro chamado de transtorno invasivo do desenvolvimento (TID) – também conhecido como transtorno global do desenvolvimento (TGD). Há vários níveis de autismo, por exemplo, raros casos com diversas habilidades mentais, como a Síndrome de Asperger (um tipo leve de autismo) – atribuído aos gênios Leonardo Da Vinci, Michelangelo, Mozart e Einstein.

Cerca de 2 milhões de brasileiros são portadores de autismo, muitos ainda sem diagnóstico. No mundo, segundo a ONU, acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com autismo, afetando a maneira como esses indivíduos se comunicam e interagem. A incidência em meninos é de quatro para uma menina com autismo.

É uma doença mais comum em crianças do que AIDS, câncer e diabetes juntos. Segundo a estatística do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão do governo dos Estados Unidos, há uma criança com autismo para cada 110.

Somente o diagnóstico precoce, e conseqüentemente iniciar uma intervenção precoce, pode oferecer mais qualidade de vida às pessoas com autismo. Muitas pesquisas ao redor do mundo tentam descobrir causas, intervenções mais eficazes e a tão esperada cura.

O símbolo desse movimento é a cor azul. No Brasil a data será lembrada com a iluminação em azul de vários prédios e monumentos importantes, entre eles, o Cristo Redentor (no Rio de Janeiro), a Ponte Estaiada, o Monumento às Bandeiras e o Viaduto do Chá (todos em São Paulo) e o prédio do Senado, em Brasília.  No restante do mundo, outros importantes pontos acenderão sua “luz azul”, como no ano passado o prédio Empire State, em Nova York (Estados Unidos) e a CN Tower, em Toronto, (Canadá).

Mais informações em http://RevistaAutismo.com.br/DiaMundial

Tags: Geral

Loading Facebook Comments ...

0 Respostas Até Agora ↓

  • Não existe comentário ainda. Deixe o seu comentário preenchendo o formulário abaixo

Deixe um Comentário