Memórias de Varginha: Salgado & Irmãos Ltda

  

 A Salgado, Irmãos & Cia Ltda é uma das empresas mais antigas de Varginha. Começou sua história em 1925, em Silvianópolis, interior de Minas. A indústria foi reconhecida pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg) com o prêmio “Medalha Américo René Gianneti”. Escolhida entre as 20 indústrias mais antigas de Minas, com atividades ininterruptas, pelo exemplo de esforço e visão empresarial. Hoje existem funcionários com 53 anos de casa. Alguns funcionários moram em casas da empresa. Clique na foto para ampliá-la e abaixo para ler a reportagem completa de Lilia Carvalho.

A Salgado & Irmãos foi instalada em Varginha pelos irmãos Odilon Salgado e Oscar Salgado, unidos ao pai Alfredo Salgado e mais Isaías Pereira de Carvalho (sócios fundadores) em 1929. A primeira sede era na rua Presidente José Paiva, centro de Varginha.

Antes da fundação da empresa, Raul Ribeiro Salgado já possuía uma fábrica de laticínios.

 Na época, eram feitos além da manteiga, queijo, doce de leite e leite puro pasteurizado. Havia a fábrica de caseína, derivado do leite, o excedente era matéria-prima na fabricação de botão. Os fornecedores eram de toda redondeza. Existiam marcas exclusivas no mercado dos Estados (Melindrosa, Constelação, Palmira etc). Por isso, eram muitas marcas que com o passar dos anos se condensaram em Turvo, Real e Patrícia. São manteigas de primeira qualidade produzidas com creme de leite, sal e fermento lático, e reconhecidas pela cor “amarelinha”, mesmo sem adição de corantes. Além do mercado regional, atua no norte e nordeste do Brasil. Foram instaladas empresas em Anápolis e Governador Valadares. Devido a cultura em que cada marca foi inserida a Turvo tem mais prestígio em Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte; a Patrícia, no Ceará e a Real, nos outros estados do Norte e Nordeste, mais Varginha.

Na época, por causa da conservação do produto, a embalagem podia ser em lata, pacote ou pote. Hoje, permanecem a lata e o pote distintas apenas quanto ao processo de armazenamento. A manteiga em lata, após o envase, fica acondicionada em temperatura ambiente, em local fresco, seco e arejado. Já na embalagem pote, é resfriada e mantida entre 1º e 5ºC.

As informações foram repassadas por Raquel Salgado, 3ª geração da família Salgado, que integra a direção da empresa.

Marcus Madeira

Advogado e jornalista, escreve diariamente a Coluna do Madeira desde 1999. Editor do Jornal Folha de Varginha. Integra a diretoria voluntária da Abraço (Associação Brasileira Comunitária de Prevenção ao Abuso de Drogas) de Varginha. É sócio-representante da Agência de Notícias Argumento, no Sul de Minas. Cruzeirense.

49 comentários em “Memórias de Varginha: Salgado & Irmãos Ltda

  • 5 de março de 2017 em 12:25 PM
    Permalink

    Moro em São Paulo mas sou de Belem do Pará. Me criei ouvindo meus pais falarem da melhor manteiga do Brasil, a Real. Sempre que vou á minha terra trago algumas latas dessa deliciosa manteiga mas aqui em Sao Paulo não sei onde comprar. Já fui até no Mercadão da 25 de março e lá ninguém sabe. Por acaso, alguém da família Salgado poderia me informar onde conseguirei comprar a manteiga Real. Fico muito grato. Caso necessite, meu email é: [email protected]

  • 1 de fevereiro de 2017 em 1:01 PM
    Permalink

    Boa tarde,
    Como posso entrar em contato por email para informação de vendas. Pois, não consigo encontrar essa manteiga em São José dos Campos.

  • 2 de agosto de 2016 em 7:40 PM
    Permalink

    NO RIO DE JANEIRO , EU COMPRO NA RUA PRIMEIRO DE MARÇO, Nº 12.CENTRO.PROXIMO À FARMACIA GRANADO. OPNTEM DIA 1/8/2016 COMPREI
    POR 22,00.TENHO 71 ANOS DESDE OS 6 ANOS,SABOREIO ESSA MANTEIGA.

  • 11 de abril de 2016 em 10:25 AM
    Permalink

    Onde eu consigo comprar a Manteiga Turvo em Sao Paulo

  • 7 de fevereiro de 2016 em 10:33 AM
    Permalink

    Procuro loja / mercado que comercializar Manteiga Real em São Paulo, capital.

  • 25 de dezembro de 2015 em 4:44 PM
    Permalink

    Meu falecido pai, Tarcísio de Mello Salgado, filho de José Pedro Salgado, trabalhou, junto com o pai, em uma loja no Rio de Janeiro, na rua Senador Furtado esquina com Hadock Lobo, loja esta que vendia os produtos da marca Real, inclusive a famosa manteiga. Eu era bem criança, e por diversas vezes acompanhei meu pai e meu avô na loja. Isso tem bem uns 50 anos…rs…Ótimas lembranças !

  • 20 de outubro de 2015 em 9:20 PM
    Permalink

    Ao
    Responsável Geral
    Venho por meio desta dizer que sou consumidor da Turvo há décadas e não abro mão! Ocorre que me sinto na responsabilidade de colaborar nas sugestões tal como melhorar a embalagem colocando o anel para abrirmos puxando como lata de cerveja! Uma manteiga dessa qualidade não merece, hoje, ser aberta com abridor de lata! Certo de que isso já deve ser objeto de questionamento, atenciosamente, Luiz Maurício

  • 14 de outubro de 2015 em 1:41 PM
    Permalink

    Sou consumidor, seus produtos são de primeira qualidade,precisa melhorar na embalagem,se interessar mando uma foto.

  • 7 de agosto de 2014 em 10:42 PM
    Permalink

    Em tempo: A onde se lê “Bola de Cristal” , leia-se Edgard Ximenes Machado /Varginha-MG

  • 7 de agosto de 2014 em 10:37 PM
    Permalink

    O tempo passa, mas a saudade fica. Durante dezenove anos compartilhei com meus amigos no escritório de Salgado, Irmãos : Dr. José Lázaro, José Roberto, José Dantas, vulgo Cavuca, José Carvalho, Fábio, Aírton Claudino (Coquinho) Ivan, Rosa Helena, Sr. Romeu Galvão, etc. etc …

  • 5 de fevereiro de 2014 em 5:57 PM
    Permalink

    Sou do Ceará e a manteiga Patrícia faz parte dos meus melhores momentos à mesa em família.
    Pena que aqui onde vivo hoje ela não é vendida.

  • 12 de dezembro de 2013 em 11:31 PM
    Permalink

    Sou de São Luis – Ma e desde minha infância que temos o prazer de ter em casa essa manteiga e olha que já tenho 51 anos e nunca provei manteiga melhor que a Real. Ainda bem que São Luis tem sempre um bom estoque do produto nos supermercados e/ou padarias.

  • 12 de outubro de 2013 em 4:08 PM
    Permalink

    Fui criado ao lado da fabrica, quanta gente boa trabalhou e trabalha lá… Alguns já se foram e outros continuam entre nós, bons tempos, hein? Gostava de tomar soro e leite cremoso, apesar da manteiga “REAL” ser o carro chefe da empresa.

  • 10 de outubro de 2013 em 8:45 PM
    Permalink

    Boa Noite,

    Favor informar revenda na cidade do Rio de Janeiro.

    No aguardo de breve resposta.

    Atenciosamente

    Francisco Dittz

  • 31 de julho de 2013 em 3:21 PM
    Permalink

    Como consigo comprar Manteiga Real em Brasília, onde moro. Se for o caso como encomendá-la na fábrica em Varginha, Anápolis ou outro lugar no Brasil?

    Att.

    Pedro M. Santos Neto

    Nota do blog: Pedro, a redação do blog fica na rua de cima da Manteiga Real. Liguei lá e me informaram que não há pontos de venda em Brasília. O e-mail é [email protected].

  • 28 de junho de 2013 em 4:23 PM
    Permalink

    Mais uma maranhense fanática pela manteiga Real.
    Moro no Rio de Janeiro e sempre comprei na Casa Flora, que fechou as portas (Rua da Carioca).
    Onde posso adquirir no Rio ou como importar de Varginha a “madeleine” da minha infância?

  • 22 de abril de 2013 em 4:51 PM
    Permalink

    fui ao maranhao em 1998, e trouxe manteiga real pra toda parentela. ate hoje ainda há comentarios sobre o sabor. hoje moro em sao paulo. aqui nao se encontra. se tivesse algum endereço de distribuidor eu agradeceria.

  • 23 de fevereiro de 2013 em 6:04 PM
    Permalink

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO MANTEIGA REAL EM MANAUS.

  • 23 de fevereiro de 2013 em 6:02 PM
    Permalink

    GOSTARIA DE SABER ONDE ENCONTRO MANTEIGA REAL EM MANAUS-AM

  • 8 de janeiro de 2013 em 5:06 PM
    Permalink

    Gostaria de saber como posso adiquirir no rio de Janeiro a Manteiga Real, antigamente eu comprava na Casa Lidador tenho ido lá e nao tenho encontrado, nunca saborei um manteita tao gostosa.

  • 29 de novembro de 2012 em 8:03 PM
    Permalink

    a gotaria de receber oendereço da fabica …senpre teve um excelente sabor.manteiga real

  • 20 de agosto de 2012 em 3:42 PM
    Permalink

    Minha família já vendeu muita lata estampada para a empresa Salgado.
    Meu avô era dono da “Estamparia Santarritense S/A”, onde meu pai trabalhou por 40 anos. Meu pai comentava sobre a famosa manteiga da empresa Salgado.

  • 27 de julho de 2012 em 7:00 PM
    Permalink

    AGRADEÇO AO SENHOR JESUS PELA FABRICA ¨SARGADO IRMÃOS¨ ONDE CARREGANDO ARMOÇO GANHEI A PRIMEIRA PRATINHA. ESTUDAVA NA ESCOLA PEDRO DE ALCÃNTARA(centro) ficava quase de frente a esta foto. A EMOÇÃO NÃO ME PERMITE LEMBRAR DE TODOS… ALGUMAS PESSOAS QUE MARCARAM ESTA HISTÓRIA: TEREZINHA CARVALHO, LOÍZA, ZÉ DARMO funcho, OSMAR, JUCÃO, TIÃO NATAL, ODELICO, VITO NHÔ, GERALDÃO, GERSON, JOAQUIM cachimbo, VICENTE, GERARDO barbudo, ZÉ REIS, ARNALDO, JOARES, UBIRAJARA, CARMO, JOÃOMOREIRA, GABRIÉL, ROSSINI, Sô RAUL, Sô ODILOM, DILÃOZINHO, ZÉSOARES, DEFONSO, OS DEMAIS ESTÃO DENTRO DO PEITO……

  • 18 de fevereiro de 2012 em 9:32 AM
    Permalink

    Tambem sou maranhense e foi a manteiga que conheci na infancia. Ainda hoje é para mim a melhor que existe. Moro em BH e aqui não sei onde encontrá-la. Mato a saudade quando vou a São Luiz e , claro não poderia voltar sem trazer algumas latinhas.

  • 15 de janeiro de 2012 em 1:51 PM
    Permalink

    eu sou maranhese sempre comi manteiga real, agora moro no rio de janeiro a 35 anos e sempre comprei amanteiga real na rua da carioca,mais as vezes e dificil de encontrar gostaria de saber outros lugares que vendem esta delicia,moro na tijuca ,favor indicar lugares na area da tijuca.obrigado.

  • 15 de janeiro de 2012 em 1:50 PM
    Permalink

    eu sou maranhese sempre comi manteiga real, agora moro no rio de janeiro a 35 anos e sempre comprei amanteiga real na rua da carioca,mais as vezes e dificil de encontrar gostaria de saber outros lugares que vendem esta delicia,moro na tijuca ,favor indicar lugares na area da tijuca.obrigado

  • 10 de janeiro de 2012 em 3:31 PM
    Permalink

    Saboreei a manteiga REAL quando ainda morava em São Luis/MA e sempre a tenho por referencia. Ainda não saboreei uma outra manteiga igual. Infelizmente em Brasília, onde moro atualmente, não a encontro. Como faço para comprar? Eis uma manteiga de qualidade que permanece até hoje. Todos que experimentaram aprovaram. Não experimentei as manteigas PATRÍCIA e TURVO.

  • 5 de dezembro de 2011 em 9:25 AM
    Permalink

    Eu tive o prazer de saborear esta manteiga, desde então, o conceito de sabor mudou e hoje eu sei que esta marca é uma das melhores.

  • 30 de novembro de 2011 em 8:31 PM
    Permalink

    Que orgulho poder ver esta publicação onde envolve uma grande família e muita competência por estar em fucionamento até hoje. Meu saudoso e querido pai Raul Salgado Filho sempre nos contou muitas histórias desta empresa e é com muito orgulho que faço parte desta grande família e na minha mesa não falta a manteiga REAL

  • 29 de novembro de 2011 em 8:40 PM
    Permalink

    realmente a empresa salgado irmaos sempre foi um exemplo, sendo que seus produtos mantem a mesma qualidade ate hoje, ou seja sempre tiveram um padrao ….

  • 30 de julho de 2011 em 8:02 PM
    Permalink

    Onde encontro essa maravilhosa manteiga aqui em Recife (PE)?
    Agradeço.

  • 14 de junho de 2011 em 6:02 PM
    Permalink

    falar do salgado irmaos e falar de uma vida inteira pois meu velho pai já falecido trabalhou por quase 50 anos fabricando a melhor manteiga do brasil e a mais vendida no nordeste brasileiro, que tinha varios nomes dependendo da regiao em que ela era vendida , a empresa foi de muito importancia em boa epoca do nosso desenvolvimento
    é uma pena pois quem construiu o salgado irmaos , seus donos e seus empregados antigo ja nao fazem mais parte desta vida!!!
    mas como é bom as lembranças

  • 8 de abril de 2011 em 4:05 PM
    Permalink

    Relamente a melhor manteiga. Que delícia que ea comer o pão da padaria Brasilia com a menteiga Real. Hummmmmmmmmm. Bom demais.

  • 5 de abril de 2011 em 6:21 PM
    Permalink

    Sou de Alfenas, meu pai trabalhou na fabrica. Ele sempre conta que vinha para Varginha de trem. E que a manteiga tbem era transportada por trem.Passava por Fama /Alfenas. Ele adora relembrar esse tempo.

  • 5 de abril de 2011 em 6:12 PM
    Permalink

    Delicia, a melhor manteiga do Brasil e da nossa cidade. Que honra.E a da latinha e melhor ainda.

  • 2 de abril de 2011 em 11:35 AM
    Permalink

    Oi Márcia, se o seu pai estiver aí, deve ser o que está de jaleco sem boné. O terceiro aa esquerda parece ser os Seu Geraldo Ribeiro, o quinto do seu José Dalmo, o primeiro aa direita o seu Gerson Silva e parece que o segundo aa direita é o seu Ubirajara , pai do Áureo e do José Reis (falecido recentemente). Cadê o Osmar?

  • 2 de abril de 2011 em 11:17 AM
    Permalink

    Raquel, onde era a fábrica antigamente? Aqui em Varginha?

  • 2 de abril de 2011 em 5:05 AM
    Permalink

    Êh a melhor manteiga do mundo!!!!!!!!

  • 1 de abril de 2011 em 12:30 PM
    Permalink

    o meu pai Juarez Mendes de Lima trabalhou
    mais de trinta anos nesta fabrica passei minha infancia vendo fazer a mehor manteiga do Brasi,l sera que ele esta na foto junto com o compadre Inacio?

  • 31 de março de 2011 em 10:51 AM
    Permalink

    Fiquei muito emocionada ao ler as memorias da industria Salgado Irmãos, onde por 13 anos trabalhei, aprendi e conquistei boas amizades. Excelente industria, sinto saudades………………..

  • 30 de março de 2011 em 8:09 PM
    Permalink

    Sim o Odilon Salgado morreu sim, mas muito recente morreu também o Ronaldo Rezende, marido da Antonieta Salgado. Grande abraço para Antonieta, Raquel, Guilherme, Ricardo, Ferederal e Luciano.

  • 30 de março de 2011 em 1:57 PM
    Permalink

    Waltinho, o odilonzinho salgado já faleceu, se nao me falhe a memoria em 2010,
    o severino nao tenho noticias.

  • 30 de março de 2011 em 9:26 AM
    Permalink

    meu avo trabalhou muitos anos e a gente mora onde era a fabrica antigamente…..e a melhor manteiga de varginha e região

  • 30 de março de 2011 em 8:29 AM
    Permalink

    Trabalhei nessa empresa, junto com Baroli, Edgar, Zé Carvalho, Romeu, Prof. Zé Roberto, entre outros. Lá adquiri conhecimentos que muito ajudaram nas conquistas seguintes, que foi passar no concurso da Receita Federal, onde trabalho ate hoje.
    Aírton Claudino – Manaus – Am

  • 29 de março de 2011 em 10:47 PM
    Permalink

    è com uma pontinha de orgulho que ouvimos aqui em Belém do Pará que a melhor manteiga do mercado é a REAL cuja fábrica é em Varginha-MG. Por falar nisso alguem sabe onde andam o Severino Salgado e o Odilonzinho Salgado (meus amigos de infância) ? abrs

  • 29 de março de 2011 em 7:54 PM
    Permalink

    Grande surpresa prá mim. Meu pai é a pessoa que está encostada neste carro (Antonio Inacio de Carvalho), vindo de Piedade do Rio Grande

  • 29 de março de 2011 em 5:53 PM
    Permalink

    Ótima matéria, muito legal saber sobre as empresas e pessoas que fizeram história da nossa cidade. Mais uma vez meus parabéns por nos proporcionar estes ricos conhecimentos.

  • 29 de março de 2011 em 5:49 PM
    Permalink

    E que dure muitos e muitos anos mais, já que a manteiga real é incomparável!!! Humm, já deu até vontade de comer um pão de sal quentinho com manteiga. rsrsrs.

  • 29 de março de 2011 em 5:28 PM
    Permalink

    Ainda existe a empresa em Anápolis- GO ? É fábrica ou apenas escritorio ?
    Qual a marca que circula no estado de Goiás?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *