Arquiteto lança livro sobre as fazendas do sul de Minas

  

Descobrir o que havia em comum entre os velhos casarões das fazendas mineiras que conheceu na infância sempre motivou o arquiteto e professor Cícero Ferraz Cruz, muito antes de ele pensar em seguir essa carreira. Ao iniciar o curso na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), o jovem mineiro começou a pesquisar essas construções. Formado, decidiu que esse seria o tema de sua tese de mestrado (EESC-USP). Cícero é natural de Varginha e lança o livro em sua cidade natal na terça-feira (28)
A pesquisa durou anos. Nesse tempo, Ferraz Cruz visitou mais de cem fazendas do sul de Minas Gerais e mergulhou na bibliografia existente sobre o tema. O resultado foi que a tese virou o livro “Fazendas do Sul de Minas Gerais, Arquitetura Rural nos Séculos XVIII e XIX” editado pelo Iphan/Programa Monumenta. O livro será lançado no Empório Avelino’s, na terça-feira (28), às 18h.
No prefácio do livro, o prestigiado arquiteto Carlos A.C. Lemos destaca que o trabalho “bem cuidado” de Cícero Ferraz Cruz mostra uma das ilhas culturais do Brasil, a ilha onde se estabeleceram aventureiros portugueses em meados do século XVIII, trazendo para a colônia os modelos arquitetônicos de sua terra.
Ferraz Cruz mostra que as fazendas inauguram uma nova técnica construtiva no Brasil. Além disso, têm a mesma concepção programática e mesmos materiais construtivos, criando uma família tipológica própria na porção sul da bacia do Rio Grande. Autor do texto e das fotos, o arquiteto presenteia o leitor com desenhos de fachadas e das plantas dos casarões, o que permite uma verdadeira viagem pelo tempo. (Assessoria de Imprensa)

Marcus Madeira

Advogado e jornalista, escreve diariamente a Coluna do Madeira desde 1999. Editor do Jornal Folha de Varginha. Integra a diretoria voluntária da Abraço (Associação Brasileira Comunitária de Prevenção ao Abuso de Drogas) de Varginha. É sócio-representante da Agência de Notícias Argumento, no Sul de Minas. Cruzeirense.

5 comentários em “Arquiteto lança livro sobre as fazendas do sul de Minas

  • 16 de fevereiro de 2011 em 9:41 PM
    Permalink

    Boa noite.
    Gostaria de adquirir o livro, para presentear um amigo. Porém tenho um pouco de pressa. Eu moro em Divinópolis – MG.
    Como posso comprá-lo?
    Aguardo.

  • 11 de janeiro de 2011 em 12:18 AM
    Permalink

    O livro custa 70 reais.
    Telefone para contato: 35 3212 6956

  • 4 de janeiro de 2011 em 5:20 PM
    Permalink

    favor informar-me com posso adquirir o livro e o seu respectivo valor.

  • 27 de dezembro de 2010 em 9:22 PM
    Permalink

    parabens pelo belo trabalho e muito valioso, quando for a varginha comprarei.

  • 26 de dezembro de 2010 em 6:10 PM
    Permalink

    Favor informar-me, quanto custará este livro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

No Banner to display