Blog do Madeira - Notícias de Varginha - MG

Notícias diárias de Varginha e Sul de Minas – [email protected]

Novo mapa demográfico

setembro 4th, 2008 · 19 Comentários

  

O blog publicou ontem o ranking populacional dos municípios, feito pelo IBGE. Varginha é a terceira cidade mais populosa do Sul de Minas. Perde para Poços de Caldas e Pouso Alegre. Bastou para os internautas lotarem o blog de comentários. A maioria, criticando Varginha.
A qualidade de vida de uma cidade não pode ser medida pela quantidade de habitantes. É uma equação em que precisam estar presentes moradores economicamente ativos, sistemas públicos de saúde e educação de qualidade para aqueles que não tem condições de pagar pelo serviço. Boas opções de lazer e até uma situação que muitos acham prosaica, mas que é fundamental para quem mora na cidade: ruas amplas, bem calçadas e iluminadas.
Em alguns casos, a presença de muitas empresas grandes não traz vantagens suficientes para o mercado de trabalho. O benefício dessas empresas surge através da arrecadação de impostos. Mas elas absorvem apenas mão-de-obra com pouca qualificação e atraem desempregados de outras cidades que aumentam a fila dos serviços públicos.
A presença de órgãos públicos estaduais e federais é positiva. Reúne empregos qualificados, limpos (não produzem lixo) e atraem clientes (pessoas de outras cidades que buscam os serviços públicos e, ao final do dia, voltam para casa).

Tags: Economia · Educação

Loading Facebook Comments ...

19 Respostas Até Agora ↓

  • 1 giu // jun 16, 2011 at 10:30 AM

    gusti

  • 2 pouso alegrense // jan 19, 2010 at 10:15 PM

    pouso alegre é o que mais cresce,
    em desemprego
    em buraco
    em enchente
    em vontade de ser capital
    que nada pouso alegre é só propaganda, tem industria mais paga micharia de salarios para o povão, vivem de ilusão, não tem nada que uma cidade de grande porte possa oferecer.

  • 3 Renato // dez 9, 2009 at 6:01 PM

    luiz, por isso que está sendo criando o novo centro de Pouso Alegre, na zona sul. região do novo forum !

  • 4 luiz // dez 5, 2009 at 1:35 AM

    basta pensar que pouso alegre cresce em contingente mas a receita não acompanha, ai vem o caos. desemprego,Déficit habitacional,saúde, e outros que com certeza viram.sem dizer que o centro não esta preparado para crescimento algum. não é critica é fato!!

  • 5 pouso alegrense // dez 4, 2009 at 10:56 PM

    pouso alegre ainda será a capital de minas gerais

  • 6 Renato // nov 28, 2009 at 12:45 AM

    Saiba Primeiro o que acontece em Pouso Alegre

    http://twitter.com/pousoalegrenews

  • 7 Gustavo // ago 31, 2009 at 6:53 PM

    Pouso alegre seráa a maioor cidade do sul de minas é assim pelo fatoo do q o amigo citou ali pelaa proximidade de grandes centros e industrias

  • 8 vitor // ago 19, 2009 at 4:40 PM

    Falando de Pouso Alegre (morador): não temos representação política estadual e federal; nosso prefeito é inexperiente em política (debutante mesmo). Mas afinal, qual é o grande segredo que transformou e transforma Pouso Alegre? Veja:

    1) Posião estratégica: ser um entrocamente rodoviário com 5 rodovias, provenientes de BH, SP, Campinas, S José dos Campos, Ribeirão Preto e região do lago de Furnas, o que está atraindo um número grande de centros distribuidores e atacadistas. A última a chega foi a Braspress (que tem em Varginha).

    2)Grande investida dos paulistanos e paulistas na cidade.

    3)Pequenos municípios próximos. Seus habitantes geram um movimento intenso na cidade em busca de todos os tipos de serviços, movimentando o comércio, a saúde, escolas e restaurantes.

    4) Proximidade com os pólos tecnológicos como Santa Rita do Sapucaí e Itajubá. Um grande investimento está sendo feito na saída para essas cidades, dizem que é de uma grande rede hoteleira. A terraplanagem é grande.

    5) Entrocamento para regiões turísticas regionais e nacionais como Campos do Jordão, Monte Verde, circuito das Águas mineiro e paulista, circuito das malhas, cidades históricas. Basta ver a quantidade de ônibus que param diariamente no Hotel Fernandão e na Pousada Maracanã.

    6) Um setor hoteleiro forte. A cidade é um ponto de parada para muitos turistas e representantes comerciais.

    7) Mão de obra qualificada.

    8) Os dois quartéis da cidade também movimentam a cidade com seus cursos: curso de formação de soldados da PM e o curso de formação de sargentos do Exército (que já não é mais privilégio só das ESA na região).

    8) E agora, a cidade se lança com tudo no turismo de negócios, com o lançamento de um grande shopping e do centro de convenções.

  • 9 jorge calouche // abr 5, 2009 at 10:04 PM

    Pouso Alegre será um dos polos macroeconomicos projetados pelo IPEA, juntamente com Ilheus, BA, e Macaré, RJ.
    crescerá, sem duvida. mas esse crescimento pertence na realidade à região do sul de minas. as cidades da região poderão se orgulhar de ter uma Região que oferece uma qualidade de vida e cultura a quem vive por lá.

  • 10 PAULO GONÇALVES PEREIRA // mar 11, 2009 at 8:28 AM

    AMIGOS.

    SOU APAIXONADO POR POUSO ALEGRE EMBORA MORE EM GUARULHOS SP , ACOMPANHO O CRESCIMENTO DE POUSO ALEGRE COM MUITO ORGULHO, MAS CRITICAR NOSSOS VIZINHOS NÃO ESTA COM NADA.
    POIS POÇOS DE CALDAS, VARGINHA ITAJUBA, ALFENAS , TRES CORAÇÕES E ETC TAMBEM SÃO OTIMAS CIDADES E TEM SEUS VALORES.
    PORTANTO QUE TAL RESPEITAR NOSSOS VIZINHOS .

    ABRAÇOS

  • 11 Marco // out 5, 2008 at 12:32 PM

    Pouso Alegre, apesar dos péssimos políticos que tem avança pela capacidade que tem de ser empreendedora por si própria, tivéssemos nós bons políticos e estariamos muito adiante do que hoje estamos.

  • 12 C0nt(ato) // set 5, 2008 at 10:26 PM

    Até o Simplício, Antonio Adilson? Seu comentário não foi um pouco preconceituoso? Pode não ter cancha para ser Prefeito aínda, mas dizer que até ele serve…? Quanto a resto,sobre Varginha você foi ímpar!

  • 13 Antonio Adilson // set 5, 2008 at 7:56 PM

    Varginha é uma cidade ímpar, um polo regional e sua população goza de uma qualidade de vida alta para os padrões brasileiros. Isso para não falar do clima, que é excelente. Agora, que está precisando de um novo prefeito, ah, isso está. Qualquer um serve, até o Simplício.

  • 14 Olimpico // set 4, 2008 at 3:33 PM

    Muito bom esse POST. Uma abordagem muito eficiente e sucinta do tema. O que achei mais interessante foi a seguinte passagem:

    “Em alguns casos, a presença de muitas empresas grandes não traz vantagens suficientes para o mercado de trabalho. O benefício dessas empresas surge através da arrecadação de impostos. Mas elas absorvem apenas mão-de-obra com pouca qualificação e atraem desempregados de outras cidades ”

    Parabéns pelo post, dono do blog rs..

  • 15 Olimpico // set 4, 2008 at 3:31 PM

    Varginha tem uma boa qualidade de vida, é uma cidade relativamente tranquila, com má distribuição de renda como todas as outras. Devemos reconhecer que as nossas cidades “rivais” rs.. hoje estão em melhores condições que nós. Perdeu-se a referência da década de 80, mas a cidade ainda continua boa. Os administradores e a população devem pensar em maneiras de atrair para cá o desenvolvimento com valor agregado. Vamos qualificar a mão de obra de nossa cidade progressivamente. E esquecer PC e PA, ou melhor trabalhar em conjunto com eles para melhorar as coisas para todos.

  • 16 Paulo // set 4, 2008 at 2:33 PM

    E dá-lhe investimentos:

    Apresentação do Projeto do Shopping Pouso Alegre
    Este artigo foi publicado em 09/08/2008 na coluna + Aconteceu.

    Aconteceu ontem nas dependências do Sindicato rural o lançamento do Shopping Pouso Alegre. Num evento concorrido empresários de toda região se reuniram para presenciar o lançamento desta nova era para todo o comercio regional. Um evento que teve como proposta mostrar aos empresários, que um novo centro comercial é viável e em breve estará sendo construído naquele local. O novo shopping terá 130 lojas, quatro salas de cinema, praça de alimentação, supermercado, academia de ginástica, um estacionamento coberto para 1000 veículos e um hotel. O local escolhido para construção do novo shopping o sindicato rural em pleno centro de Pouso Alegre foi aprovada pela maioria dos presentes no evento. O buffet ficou por conta do Vila Royal que com total esmero serviu a todos do começo ao fim da festa. Espera-se que mais este novo empreendimento venha ao encontro de anseios e desejos de nossa comunidade. Sorte é o que deseja a equipe Sou + Karech.

    Um breve resumo do projeto:

    Grupo investidor: Sapucaí Incorporadora & Empreendimentos Imobiliários LTDA. Empresa criada para empreender o Shopping e que possui entre seus sócios empresas que já atuam nas áreas de construção civil, saúde, agropecuária, química industrial, comércio exterior e comunicações.

    Previsão de investimento Total: R$ 50 Milhões com recursos do próprio grupo.

    Área do Terreno: 20.000 m2 com área contruída podendo chegar a 95.000m2.

    Projeto do centro comercial multiuso: shopping center com 2 pisos, 4 lojas âncoras, 4 salas de cinemas, praças de alimentação, 120 lojas satélites, e 1.000 vagas de estacionamento cobertas. O projeto também prevê 2 torres: 1 comercial e 1 hotel.

    Obras já iniciadas com previsão de inauguração para o Natal de 2010.

    Geração de empregos: aproximadamente 1.200 empregos diretos.

  • 17 Infect.pb // set 4, 2008 at 2:25 PM

    As indústrias também empregam pessoas que não tem mãos de obra qualificada. Elas podem arrecadar poucos impostos, mas empregam mais pessoas e também fazem trabalhos sociais na cidade.
    Realmente a quantidade da população não quer dizer qualidade de vida, já que nas cidades pequenas a qualidade de vida é menor. Mas o problema de Varginha é parar de achar que é grande, pois a pesquisa apontou o contrario, e as pessoas preocuparem mais com o crescimento e melhoramento de nossa cidade de um jeito mais humilde, não criticando as nossas cidades vizinhas.

  • 18 Paulo // set 4, 2008 at 2:22 PM

    Até com relação aos orgãos públicos federais e estaduais Varginha vem perdendo espaço, principalmente em relação a P. Alegre.Muitos dos orgãos que só existiam em Varginha acabaram abrindo também em P. Alegre, e alguns só tem em PA ,como a regional FIEMG e regional SEBRAE por exemplo.Neste ponto a questão “tamanho” da população e dinamismo econômico ( de Pouso Alegre) cria uma forte demanda por serviços, obrigando a instalação de tais orgâos .
    Ex) Instalação das regionais sul de minas da FIEMG,SEBRAE;Ministério Público federal,Justiça federal do trabalho,etc.E o mais importante, a criação do IFET (Instituto Federal de Educação Tecnológica) que na verdade será uma nova Universidade Federal no sul de minas a ser instalada em P. Alegre.

  • 19 halfi // set 4, 2008 at 1:33 PM

    Isso mesmo MADEIRA, os varginhenses tem de orgulhar pela cidade que somos. Pouso Alegre tem mais habitantes e atraem industrias, pela sua proximidade com São PAULO. Mas isso traz consequências negativas também, basta olhar as páginas policiais.

Deixe um Comentário